Avançar para conteúdo principal

Técnicas e instrumentos

Técnicas e instrumentos de avaliação de aprendizagens

Técnicas e Instrumentos
Técnicas de avaliação

Referem-se aos métodos gerais ou abordagens utilizadas para avaliar a aprendizagem dos/as estudantes. Podem incluir estratégias amplas (e.g., observação, testes, análise, etc.).

Instrumentos de avaliação

São ferramentas específicas, como, testes de aproveitamento, questionários, trabalhos de campo, grelhas de observação, portefólios, entre outros, que são utilizados para recolher informação e atribuir uma nota ou avaliação ao desempenho do/a estudante. São elementos concretos e específicos que ajudam na implementação das técnicas de avaliação. Cada instrumento tem um propósito definido e é escolhido com base nos objetivos da avaliação.

A seleção das técnicas e instrumentos de avaliação é influenciada por fatores diversos tais como, por exemplo, os objetivos e finalidades pretendidos, o objeto de avaliação, a área científica.

Em muitos casos, uma técnica de avaliação pode envolver a combinação de diferentes instrumentos para obter uma visão mais abrangente e precisa do desenvolvimento académico dos/as estudantes.

Instrumentos de avaliação e resultados de aprendizagem

A escolha das técnicas e instrumentos de avaliação deve ser feita durante a planificação de ensino, garantindo o alinhamento com objetivos, conteúdos e atividades propostas para a aprendizagem.

IE-Resultados-Avaliacao

Categorização de técnicas de recolha de informação e instrumentos que melhor se lhes adequam
Adaptado de TenBrink (1974) cit.in Lemos et al., (1993) e Haydt (2008).
Técnicas Instrumentos

Observação

Grelhas de observação / Escalas de classificação

Aplicação de provas

Teste escrito / Teste oral

Inquérito

Entrevistas / Questionários

Análise

Análise de conteúdos (relatórios, portefólios, etc.).

Autoavaliação

Grelhas de autoavaliação

ATENÇÃO - A diferença entre avaliação formativa e avaliação sumativa não está nos instrumentos usados, mas sim na forma como os resultados são utilizados.

Resultados usados para:

  • Classificar = Avaliação sumativa
  • Dar feedback e orientação para melhorar a aprendizagem = Avaliação formativa