Instrumentos de avaliação e resultados de aprendizagem
A escolha das técnicas e instrumentos de avaliação deve ser feita durante a planificação de ensino, garantindo o alinhamento com objetivos, conteúdos e atividades propostas para a aprendizagem.
Técnicas de avaliação | Referem-se aos métodos gerais ou abordagens utilizadas para avaliar a aprendizagem dos/as estudantes. Podem incluir estratégias amplas (e.g., observação, testes, análise, etc.). |
---|---|
Instrumentos de avaliação | São ferramentas específicas, como, testes de aproveitamento, questionários, trabalhos de campo, grelhas de observação, portefólios, entre outros, que são utilizados para recolher informação e atribuir uma nota ou avaliação ao desempenho do/a estudante. São elementos concretos e específicos que ajudam na implementação das técnicas de avaliação. Cada instrumento tem um propósito definido e é escolhido com base nos objetivos da avaliação. A seleção das técnicas e instrumentos de avaliação é influenciada por fatores diversos tais como, por exemplo, os objetivos e finalidades pretendidos, o objeto de avaliação, a área científica. Em muitos casos, uma técnica de avaliação pode envolver a combinação de diferentes instrumentos para obter uma visão mais abrangente e precisa do desenvolvimento académico dos/as estudantes. |
A escolha das técnicas e instrumentos de avaliação deve ser feita durante a planificação de ensino, garantindo o alinhamento com objetivos, conteúdos e atividades propostas para a aprendizagem.
Técnicas | Instrumentos |
---|---|
Observação |
Grelhas de observação / Escalas de classificação |
Aplicação de provas |
Teste escrito / Teste oral |
Inquérito |
Entrevistas / Questionários |
Análise |
Análise de conteúdos (relatórios, portefólios, etc.). |
Autoavaliação |
Grelhas de autoavaliação |
ATENÇÃO - A diferença entre avaliação formativa e avaliação sumativa não está nos instrumentos usados, mas sim na forma como os resultados são utilizados.
Resultados usados para: