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Breve nota introdutória

Conceito

IE-avaliacao

A avaliação consiste num processo organizado e sistemático de recolha de informações relacionadas com o desempenho dos estudantes para verificar se os objetivos de aprendizagem propostos foram alcançados. Há, portanto, uma comparação entre o desempenho alcançado e os objetivos de aprendizagem pretendidos. O juízo avaliativo resultante da análise dessas informações serve de base para a tomada de decisões. Para alcançar o sucesso educativo, é crucial que os estudantes tenham acesso a informações relevantes sobre o seu desempenho e possíveis caminhos de melhoria, permitindo-lhes regular o seu próprio processo de aprendizagem.

É essencial planificar o processo de ensino-aprendizagem-avaliação (aula, módulo ou curso).

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Rubricas de avaliação

  • A Rubric for Rubrics- A Tool for Assessing the Quality and Use of Rubrics in Education (PDF)


Para saber mais

Princípios

  • Funcionalidade e orientação
    A avaliação deve ser orientada pelos objetivos de aprendizagem estabelecidos, de modo a permitir aos docentes e aos próprios estudantes verificar se estão a alcança-los, ajudando-os a progredir na aprendizagem e orientando o docente no replaneamento da sua prática, se necessário.
  • Integração
    Sempre que possível as tarefas de avaliação e as tarefas de aprendizagem devem coincidir, de modo a que tudo aquilo que for ensinado ou promovido deve seja avaliado.
  • Positividade
    “(…) [a avaliação] deve procurar informação sobre aquilo que o aluno sabe, sobre aquilo que ele aprendeu e sabe fazer, realçando as suas conquistas e incentivando-o a aprender mais e a querer desempenhar melhor (…)” (Neves & Ferreira, 2015, p. 36).
  • Diversificação
    Para se ser mais rigoroso na avaliação deve diversificar-se as estratégias e os instrumentos usados na recolha de informação.
  • Equidade
    Para se garantir que todos têm acesso a uma formação de base sólida, é necessário pensar em intervenções diversas em quantidade ou em qualidade, que permitam efetivas escolhas de percursos, de modo a combater o determinismo e a reprodução social.
  • Adequação
    É necessário planificar como, quando e através de que instrumentos se recolhe a informação necessária para que o processo se adeque às finalidades e ao objeto de avaliação.
  • Transparência
    Para que o processo de avaliação seja transparente, é necessário que os critérios, os procedimentos, os pressupostos e todas as decisões tomadas sejam definidos com clareza e sejam publicitados.
  • Credibilidade
    A planificação do processo de avaliação deve contemplar os momentos de devolução dos resultados e a forma adequada de o fazer, tendo em consideração as finalidades do feedback e a natureza dos seus destinatários.
  • Exequibilidade
    É necessário garantir a eficiência e a eficácia de todo o processo.
  • Utilidade
    Para que a avaliação seja considerada útil para os destinatários, a informação deve ser dada em tempo oportuno, de modo claro, simples, acessível e pertinente.

Benefícios

Benefícios da avaliação para estudantes e docentes
Para os estudantes

Recebem informações para melhorar o seu desempenho.

Para os docentes

Recebem informações para orientar os estudantes na construção do conhecimento, para introduzir ajustamentos no processo de ensino e aprendizagem planeado e para replanificar a prática pedagógica, se necessário.

Referências