Conceito
A avaliação consiste num processo organizado e sistemático de recolha de informações relacionadas com o desempenho dos estudantes para verificar se os objetivos de aprendizagem propostos foram alcançados. Há, portanto, uma comparação entre o desempenho alcançado e os objetivos de aprendizagem pretendidos. O juízo avaliativo resultante da análise dessas informações serve de base para a tomada de decisões. Para alcançar o sucesso educativo, é crucial que os estudantes tenham acesso a informações relevantes sobre o seu desempenho e possíveis caminhos de melhoria, permitindo-lhes regular o seu próprio processo de aprendizagem.
É essencial planificar o processo de ensino-aprendizagem-avaliação (aula, módulo ou curso).
Rubricas de avaliação
- A Rubric for Rubrics- A Tool for Assessing the Quality and Use of Rubrics in Education (PDF)
Para saber mais
- Helvoort J. van 2010. A scoring rubric for performance assessment of information literacy in Dutch Higher Education. Journal of Information Literacy, 4(1), pp. 22-39
Princípios
- Funcionalidade e orientação
A avaliação deve ser orientada pelos objetivos de aprendizagem estabelecidos, de modo a permitir aos docentes e aos próprios estudantes verificar se estão a alcança-los, ajudando-os a progredir na aprendizagem e orientando o docente no replaneamento da sua prática, se necessário. - Integração
Sempre que possível as tarefas de avaliação e as tarefas de aprendizagem devem coincidir, de modo a que tudo aquilo que for ensinado ou promovido deve seja avaliado. - Positividade
“(…) [a avaliação] deve procurar informação sobre aquilo que o aluno sabe, sobre aquilo que ele aprendeu e sabe fazer, realçando as suas conquistas e incentivando-o a aprender mais e a querer desempenhar melhor (…)” (Neves & Ferreira, 2015, p. 36). - Diversificação
Para se ser mais rigoroso na avaliação deve diversificar-se as estratégias e os instrumentos usados na recolha de informação. - Equidade
Para se garantir que todos têm acesso a uma formação de base sólida, é necessário pensar em intervenções diversas em quantidade ou em qualidade, que permitam efetivas escolhas de percursos, de modo a combater o determinismo e a reprodução social. - Adequação
É necessário planificar como, quando e através de que instrumentos se recolhe a informação necessária para que o processo se adeque às finalidades e ao objeto de avaliação. - Transparência
Para que o processo de avaliação seja transparente, é necessário que os critérios, os procedimentos, os pressupostos e todas as decisões tomadas sejam definidos com clareza e sejam publicitados. - Credibilidade
A planificação do processo de avaliação deve contemplar os momentos de devolução dos resultados e a forma adequada de o fazer, tendo em consideração as finalidades do feedback e a natureza dos seus destinatários. - Exequibilidade
É necessário garantir a eficiência e a eficácia de todo o processo. - Utilidade
Para que a avaliação seja considerada útil para os destinatários, a informação deve ser dada em tempo oportuno, de modo claro, simples, acessível e pertinente.
Benefícios
Para os estudantes | Recebem informações para melhorar o seu desempenho. |
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Para os docentes | Recebem informações para orientar os estudantes na construção do conhecimento, para introduzir ajustamentos no processo de ensino e aprendizagem planeado e para replanificar a prática pedagógica, se necessário. |
Referências
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- Pinto, Jorge & Santos, Leonor. (2006). Modelos de avaliação das aprendizagens. Edição: 1ª Editora: Universidade Aberta. ISBN: 972-674-4-470-9