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Modalidades de avaliação

Avaliação diagnóstica

Propósito
  • Disponibilizar aos/às docentes informações sobre as necessidades específicas de cada estudante, a fim de direcionar o planeamento e a prática pedagógica.
Características
  • Permite um retrato inicial do conhecimento e das competências dos/as estudantes.
  • Permite identificar dificuldades de aprendizagem dos/as estudantes.
Relevância
  • Ao disponibilizar informações específicas sobre as necessidades individuais dos/as estudantes e guiar o planeamento e as práticas pedagógicas dos/as docentes, a avaliação diagnóstica contribui diretamente para a melhoria da aprendizagem dos/as estudantes.

A avaliação diagnóstica, realizada em uma fase inicial do processo de ensino - aprendizagem, tem como propósito viabilizar aos/às docentes informações específicas sobre as necessidades de cada estudante, orientando o planeamento e a prática pedagógica. Como resultado, a avaliação diagnóstica contribui para a melhoria da aprendizagem dos/as estudantes.

Avaliação formativa

Propósito
  • Regular e melhorar o processo de aprendizagem dos/as estudantes.
Características
  • Prática contínua e integrada ao processo de ensino - aprendizagem. Acontece ao longo do tempo, não apenas em momentos específicos.
  • Centrada na avaliação para as aprendizagens (visa compreender o que os/as estudantes sabem e como aprendem);
  • Tem como finalidade auxiliar os/as estudantes a progredir na sua aprendizagem.
Papel do/a docente
  • Recolher informações relevantes de forma sistemática e organizada para auxiliar os/as estudantes a compreenderem o seu desenvolvimento académico;
  • Mobilizar competências diversas - destaque para o feedback como competência central.
Relevância
  • Melhoria da prática docente (a avaliação formativa pode ajudar os/as docentes a refletirem sobre a sua prática pedagógica);
  • Melhoria da aprendizagem dos/as estudantes (permite que os/as estudantes identifiquem as suas dificuldades e tomem medidas para as superar / auxilia os/as estudantes a aprenderem mais e melhor).
Feedback
  • Ênfase no feedback como competência central para garantir um impacto positivo na aprendizagem dos/as estudantes;
  • Durante o processo de ensino - aprendizagem;
  • Essencial para orientar a aprendizagem dos/as estudantes, fornecendo informações sobre o seu desempenho e direcionando ações para alcançar os objetivos;
  • Tem enfoque no processo de aprendizagem, estratégias de autorregulação e métodos de ensino;
  • Fundamental para uma avaliação formativa, que visa promover a aprendizagem significativa dos/as estudantes.

A avaliação formativa é um processo pedagógico ligado ao ensino e à aprendizagem contínua, com o objetivo de apoiar e melhorar a aprendizagem dos/as estudantes. A recolha de informações, por parte dos/as docentes, para disponibilizar feedback aos/às estudantes, incentiva à participação ativa.

Avaliação sumativa

Propósito
  • Avaliar e classificar os/as estudantes com base no que aprenderam.
Características
  • Não é integrada de forma contínua no processo de ensino-aprendizagem, geralmente ocorre após esse processo. Pontual, ocorre em momentos determinados (e.g., final de um semestre ou ciclo de estudos);
  • Centrada na avaliação para as aprendizagens, resulta na atribuição de uma classificação.
Relevância
  • Determina a progressão académica ou término de um ciclo de estudos;
  • Fundamental para certificar os/as estudantes.
Feedback
  • Realizado posteriormente, mas útil para fornecer um balanço claro e oportuno para os/as estudantes;
  • Estudantes tendem a ignorar o feedback quando acompanhado de notas, uma vez que os comentários dos/as docentes são mais valorizados quando não estão associados a uma classificação.

Na avaliação sumativa é fundamental definir critérios de avaliação para descrever diferentes níveis de desempenho, estabelecer padrões, selecionar métodos de avaliação adequados e analisar os resultados para tomar decisões.