Avaliação diagnóstica
Propósito
- Disponibilizar aos/às docentes informações sobre as necessidades específicas de cada estudante, a fim de direcionar o planeamento e a prática pedagógica.
Características
- Permite um retrato inicial do conhecimento e das competências dos/as estudantes.
- Permite identificar dificuldades de aprendizagem dos/as estudantes.
Relevância
- Ao disponibilizar informações específicas sobre as necessidades individuais dos/as estudantes e guiar o planeamento e as práticas pedagógicas dos/as docentes, a avaliação diagnóstica contribui diretamente para a melhoria da aprendizagem dos/as estudantes.
A avaliação diagnóstica, realizada em uma fase inicial do processo de ensino - aprendizagem, tem como propósito viabilizar aos/às docentes informações específicas sobre as necessidades de cada estudante, orientando o planeamento e a prática pedagógica. Como resultado, a avaliação diagnóstica contribui para a melhoria da aprendizagem dos/as estudantes.
Avaliação formativa
Propósito
- Regular e melhorar o processo de aprendizagem dos/as estudantes.
Características
- Prática contínua e integrada ao processo de ensino - aprendizagem. Acontece ao longo do tempo, não apenas em momentos específicos.
- Centrada na avaliação para as aprendizagens (visa compreender o que os/as estudantes sabem e como aprendem);
- Tem como finalidade auxiliar os/as estudantes a progredir na sua aprendizagem.
Papel do/a docente
- Recolher informações relevantes de forma sistemática e organizada para auxiliar os/as estudantes a compreenderem o seu desenvolvimento académico;
- Mobilizar competências diversas - destaque para o feedback como competência central.
Relevância
- Melhoria da prática docente (a avaliação formativa pode ajudar os/as docentes a refletirem sobre a sua prática pedagógica);
- Melhoria da aprendizagem dos/as estudantes (permite que os/as estudantes identifiquem as suas dificuldades e tomem medidas para as superar / auxilia os/as estudantes a aprenderem mais e melhor).
Feedback
- Ênfase no feedback como competência central para garantir um impacto positivo na aprendizagem dos/as estudantes;
- Durante o processo de ensino - aprendizagem;
- Essencial para orientar a aprendizagem dos/as estudantes, fornecendo informações sobre o seu desempenho e direcionando ações para alcançar os objetivos;
- Tem enfoque no processo de aprendizagem, estratégias de autorregulação e métodos de ensino;
- Fundamental para uma avaliação formativa, que visa promover a aprendizagem significativa dos/as estudantes.
A avaliação formativa é um processo pedagógico ligado ao ensino e à aprendizagem contínua, com o objetivo de apoiar e melhorar a aprendizagem dos/as estudantes. A recolha de informações, por parte dos/as docentes, para disponibilizar feedback aos/às estudantes, incentiva à participação ativa.
Avaliação sumativa
Propósito
- Avaliar e classificar os/as estudantes com base no que aprenderam.
Características
- Não é integrada de forma contínua no processo de ensino-aprendizagem, geralmente ocorre após esse processo. Pontual, ocorre em momentos determinados (e.g., final de um semestre ou ciclo de estudos);
- Centrada na avaliação para as aprendizagens, resulta na atribuição de uma classificação.
Relevância
- Determina a progressão académica ou término de um ciclo de estudos;
- Fundamental para certificar os/as estudantes.
Feedback
- Realizado posteriormente, mas útil para fornecer um balanço claro e oportuno para os/as estudantes;
- Estudantes tendem a ignorar o feedback quando acompanhado de notas, uma vez que os comentários dos/as docentes são mais valorizados quando não estão associados a uma classificação.
Na avaliação sumativa é fundamental definir critérios de avaliação para descrever diferentes níveis de desempenho, estabelecer padrões, selecionar métodos de avaliação adequados e analisar os resultados para tomar decisões.