Avançar para conteúdo principal

UP.PT - Faculdade de Medicina

Especialização em Saúde Pública

O CESP está concebido de forma a corresponder à parte curricular de um mestrado em Saúde Pública com as necessárias adaptações face aos objetivos do Internato Médico de Saúde Pública e aos critérios de idoneidade e termos de referencia fixados pelo Conselho Nacional Executivo da ordem dos Médicos para reconhecimento e atribuição de idoneidade e capacidades formativas no âmbito dos estágios do Internato Médico. Os termos de referência definem de forma objetiva o número total de créditos e os créditos a atribuir a diferentes unidades curriculares, assim como a duração do CESP. Os créditos atribuídos a cada um dos módulos/unidades de formação refletem as necessidades de formação definidas para o internato médico de Saúde Publica, em cada uma das áreas consideradas, tendo em conta a formação de base dos participantes no curso, para o desenvolvimento das competências necessárias ao exercício futuro de um médico especialista em saúde pública.
Tendo em conta as competências a adquirir e os resultados a alcançar o CESP organiza-se segundo um sistema de módulos com unidades de crédito tendo como orientação o sistema de ECTS (European Credit Transfer System). O Cesp é constituído por 5 módulos. Fez-se corresponder um total de 27 horas a cada ECTS, e duas horas de trabalho individual a cada hora de contacto, tendo um total de 1944 horas, pelo que irá conferir 72 ECTS. O número de horas de contato do curso é de 648, correspondendo a um número médio de 13,5 horas de contacto por semana. As horas de trabalho autónomo justificam-se pela necessidade de pesquisa bibliográfica para discussões em grupo e realização de exercícios e preparação para a avaliação.
O objetivo do curso serve para aprofundar conhecimentos e desenvolver competências essenciais ao exercício de um futuro médico especialista em saúde pública.

Logo da Unidade Organica
Onde
Faculdade de Medicina
Lecionado em conjunto com
Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (UP)
Tipo de Curso
Especialização
Duração
2 Semestres / 72.0 ECTS
Vagas
25

Toda a informação apresentada é relativa a 2023/2024