Avançar para conteúdo principal

UP.PT - Faculdade de Medicina

Diagnóstico Molecular em Patologia e Oncologia

O diagnóstico molecular constitui hoje uma ferramenta central em diversas áreas da saúde e tem aplicação na definição de diagnóstico, prognóstico e valor preditivo de resposta ao tratamento. As áreas da oncologia e patologia são dois exemplos paradigmáticos de aplicação do diagnóstico molecular e são duas áreas de atuação de um conjunto diverso de profissionais, como por exemplo, médicos especialistas e internos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de diagnóstico e investigadores. A formação proposta tem grande valor profissional e responde a uma necessidade de formação não coberta nos planos curriculares dos diferentes ciclos de estudos ou cursos/formações da U. Porto.
Esta formação vai de encontro aos objetivos da U. Porto pois trata-se de uma formação de nível superior ancorada na investigação e que representa uma valorização social e económica do conhecimento criado e desenvolvido na U. Porto com impacto esperado no progresso das comunidades em que a U. Porto se insere.

Saídas Profissionais

A formação pretende familiarizar os participantes com os fundamentos teóricos e práticos subjacentes ao processo de diagnóstico molecular nas áreas de patologia e oncologia. Estes fundamentos incluem o conhecimento teórico sobre a deteção e interpretação de variantes genéticos associados a patologia oncológica de base hereditária, assim como de biomarcadores moleculares com valor diagnóstico, prognóstico e preditivo em tumores sólidos e líquidos.

Entidades Financiadoras

Logo da Unidade Organica
Onde
Faculdade de Medicina
Tipo de Curso
Curso de Formação Contínua
Duração
108 Horas / 4.0 ECTS
Vagas
20