Competências Não Técnicas no Trabalho de Equipas de Saúde Esta formação não está ativa.
O treino das competências não-técnicas num contexto de EIP não está formalmente inserida nos currículos das escolas de saúde havendo necessidade de formação pós-graduada. O objetivo da sua inclusão na formação é aumentar a perceção da identidade profissional, desenvolver práticas colaborativas, implementar estratégias de comunicação eficaz, desenvolver competências de liderança, promovendo um trabalho em equipa eficaz.
A aplicação da simulação como modalidade de ensino permite trabalhar estas competências num ambiente imersivo, seguro e desafiante, havendo evidência científica do impacto da simulação na aquisição e retenção das CNT, com translação para a prática clínica.
Saídas Profissionais
Reconhecer os processos de trabalho em equipa;
Identificar e desenvolver competências pessoais que resultam em práticas colaborativas;
Reconhecer o desafio do trabalho em equipas de saúde;
Compreender a importância de uma comunicação clínica eficaz;
Descrever e utilizar modelos de comunicação em equipas;
Aplicar competências mais eficazes no trabalho em equipa que permitam a implementação de mudanças efetivas no local de trabalho aumentando, numa perspetiva centrada no doente (patient-centered) e relação (relationship-centered), a satisfação no trabalho, qualidade e eficácia dos cuidados de saúde
Compreender a influência dos fatores humanos nos erros em saúde;
Identificar e compreender as competências não-técnicas básicas (consciência situacional, comunicação, liderança, cooperação/interação e tomada de decisão) na gestão eficiente de equipas de saúde
Desenvolver e aplicar estratégias para uma correta gestão de eventos críticos e trabalho de equipa efica