Avançar para conteúdo principal

UP.PT - Faculdade de Medicina

Enfermagem na Anestesiologia

O trabalho em equipas multidisciplinares é uma condição essencial em várias áreas de atuação da medicina. De modo a criar condições para o melhor desempenho destas equipas, surge a necessidade de formação e atualização adequadas por parte dos profissionais envolvidos. A anestesiologia, como especialidade médica com uma vasta área de atuação a nível hospitalar, não escapa a esta realidade.
Os crescentes avanços da medicina e consequente aumento da esperança de vida, desencadearam uma expansão e diferenciação dos procedimentos de diagnóstico ou terapêutica realizados sob anestesia, e registou-se um aumento da complexidade dos pacientes submetidos a estes procedimentos. Consequentemente, a anestesiologia acompanhou esta evolução e é fulcral para a reduzida morbilidade e mortalidade destes procedimentos nos pacientes.

Saídas Profissionais

- Capacidade para exercer a função de enfermeiro de anestesiologia nos diversos blocos operatórios e locais de realização de meios auxiliares de diagnóstico e terapêutica, de acordo com as melhores e atuais práticas.

- Capacidade para integrar e exercer funções em Unidades envolvidas no pós-operatório dos pacientes.

- Melhor preparação para o envolvimento na resolução de eventos críticos na área da anestesiologia.

- Maior adequação na integração em equipas multidisciplinares na área da medicina do perioperatório.

- Melhoria da qualidade dos cuidados prestados na área da anestesiologia.

Logo da Unidade Organica
Onde
Faculdade de Medicina
Tipo de Curso
Especialização
Duração
2 Semestres / 30.0 ECTS
Vagas
48

Toda a informação apresentada é relativa a 2023/2024