Avançar para conteúdo principal

UP.PT - Faculdade de Medicina

Curso Básico de Monitorização Ambulatória de Pressão Arterial (MAPA) de 24 horas e de Velocidade da Onda de Pulso Carotido-femoral Esta formação não está ativa.

A MAPA de entre todas as formas de medição da pressão arterial é a que disfruta de maior valor preditivo do risco cardiovascular sendo a técnica ideal para o diagnóstico da hipertensão da bata branca e da hipertensão mascarada. A interpretação adequada dos dados que fornece exige conhecimento acerca das suas potencialidades, indicações clinicas e das suas limitações bem como da validação e colocação dos dispositivos disponíveis.

A velocidade de onda de pulso constitui uma técnica não invasiva de avaliação da rigidez aórtica de fácil execução, de boa reprodutibilidade / validade e de baixo custo. A rigidez aórtica assim avaliada constitui um marcador robusto de lesão de órgão alvo cardiovascular e um indicador muito preciso do prognóstico cardiovascular e renal permitindo orientar terapêuticas nos doentes hipertensos.

Saídas Profissionais

- Entender os princípios da MAPA de 24 horas, e as potencialidades, indicações e das suas limitações bem como da validação e colocação dos dispositivos disponíveis.
- Executar a técnica de colocação da MAPA e interpretar os dados dos registos da MAPA
- Conhecer os padrões normais, bem como os padrões patológicos mais frequentemente encontrados na prática diária.
- Entender os princípios da velocidade da onda de pulso, bem como as potencialidades, indicações e s suas limitações.
- Entender os princípios da velocidade da onda de pulso, bem como as potencialidades, indicações e s suas limitações.
- Executar a técnica de medição da velocidade da onda de pulso.
- Conhecer os valores de referência em função da idade e género, bem como os padrões patológicos mais frequentemente encontrados na prática diária.

Logo da Unidade Organica
Onde
Faculdade de Medicina
Tipo de Curso
Curso de Formação Contínua
Duração
54 Horas / 2.0 ECTS

Toda a informação apresentada é relativa a 2023/2024