Avançar para conteúdo principal

UP.PT - Faculdade de Medicina

Formação em Avaliação de Necessidades no Idoso: Camberwell Assessment of Need for the Elderly (CANE) Esta formação não está ativa.

Uma população envelhecida apresenta frequentemente necessidades complexas, resultantes da coexistência de incapacidades, doenças físicas e problemas sociais. A avaliação efetiva destas múltiplas necessidades é particularmente difícil sem o recurso a um método estandardizado que possibilite a sua avaliação compreensiva e sistemática. Neste contexto, o Camberwell Assessment of Need for the Elderly (CANE) surgiu como um instrumento de avaliação de necessidades centrado na Pessoa. O seu enquadramento teórico é o modelo bio-psico-social, permitindo uma abordagem holística, multidimensional e cruzada (incluindo as perspetivas do idoso, cuidador informal e técnico responsável) dos problemas do idoso nas áreas social, médica, psicológica e ambiental. Possibilita ainda a avaliação de necessidades de informação e sofrimento psicológico do cuidador.

Saídas Profissionais

Demonstrar conhecimento e competências para a avaliação holística de necessidades em diversos contextos;
Compreender a importância dos conceitos de necessidades na melhoria dos cuidados de saúde e qualidade de vida dos idosos;
Identificar os objetivos da avaliação de necessidades;
Ser capaz de aplicar o Camberwell Assessment of Need for the Elderly (CANE) de forma autónoma em diferentes tipos e contextos de saúde;
Compreender e integrar as diferentes perspetivas na avaliação de necessidades;
Identificar e controlar situações desafiantes durante o processo de avaliação de necessidades;
Demonstrar conhecimento e competências na análise das problemáticas no contexto de avaliação de necessidades;
Desenhar um plano de intervenção baseado na identificação de necessidades, incluindo a definição de objetivos de intervenção.

Logo da Unidade Organica
Onde
Faculdade de Medicina
Tipo de Curso
Unidade de Formação Contínua
Duração
67.5 Horas / 2.5 ECTS

Toda a informação apresentada é relativa a 2023/2024