Avançar para conteúdo principal

UP.PT - Faculdade de Medicina

Fisiologia e Fisiopatologia Gastrointestinal da Semiologia à Terapêutica

A unidade de formação contínua de “Fisiologia e Fisiopatologia Gastrointestinal – da Semiologia à Terapêutica” foi criada com o objetivo de diversificar a oferta de programas na área da educação contínua, promover atualização permanente e troca de conhecimentos científicos na área da Medicina, bem como a integração e dinamização da educação na área da Saúde e Medicina.

Saídas Profissionais

- Conhecer detalhadamente a fisiologia gastrointestinal nomeadamente:

Fisiologia Neuroendócrina; 2. Fisiologia Esofágica; 3. Fisiologia gástrica; 4. Fisiologia hepática; 5. Fisiologia pâncreas e vias biliares; 6. Fisiologia da absorção e digestão de nutrientes; 7. Fisiologia do colon.
- Compreender a fisiopatologia de diversas doenças gastrointestinais nomeadamente:

Patologia da motilidade esofágica; 2. Doença de refluxo gastroesofágica; 3. Patologia ulcerosa péptica;4. Gastrite por Helicobacter pylori e dispepsia; 5. Condições pré-malignas e malignas gástricas; 6. Condições pré-malignas e malignas do cólon; 7. Doença de mal absorção; 8. Cirrose hepática; 9. Pancreatite crónica; 10. Condições e lesões pré-malignas do pâncreas e vias biliares.
- Aplicar diversos conhecimentos adquiridos na área da fisiologia e fisiopatologia digestiva à clinica médica, da semiologia à terapêutica.

Logo da Unidade Organica
Onde
Faculdade de Medicina
Tipo de Curso
Unidade de Formação Contínua
Duração
81 Horas / 3.0 ECTS
Vagas
50