Medicina Desportiva
O exercício físico e a prática desportiva são de uma importância fundamental para o bem estar das populações e para o tratamento e prevenção de doenças. A adesão à actividade física quer na prática desportiva federada quer como lazer ou prevenção e tratamento de doenças tem aumentado exponencialmente, com as vantagens e os problemas inerentes à prática da mesma.
A especificidade e importância dos condicionalismos inerentes à prática da actividade física e desportiva implica conhecimentos de fisiologia, avaliação e tratamento que não foram desenvolvidos no ensino pré-graduado, constituindo atualmente uma carência formativa do licenciado em Medicina.
Saídas Profissionais
Reconhecimento das adaptações morfológicas e fisiológicas do organismo ao treino e das diferentes solicitações exigidas nas diversas modalidades desportivas. Conhecimentos de um conjunto de saberes necessários para a prática da atividade do médico que exerce medicina desportiva nas suas principais aplicações: avaliação médico-desportiva, aconselhamento desportivo, avaliação e controle de treino do atleta, nutrição aplicada ao desporto bem como a prescrição do exercício em doenças que beneficiam ou limitam a atividade física.