Avançar para conteúdo principal

UP.PT - Faculdade de Medicina

Medicina Desportiva

O exercício físico e a prática desportiva são de uma importância fundamental para o bem estar das populações e para o tratamento e prevenção de doenças. A adesão à actividade física quer na prática desportiva federada quer como lazer ou prevenção e tratamento de doenças tem aumentado exponencialmente, com as vantagens e os problemas inerentes à prática da mesma.

A especificidade e importância dos condicionalismos inerentes à prática da actividade física e desportiva implica conhecimentos de fisiologia, avaliação e tratamento que não foram desenvolvidos no ensino pré-graduado, constituindo atualmente uma carência formativa do licenciado em Medicina.

Saídas Profissionais

Reconhecimento das adaptações morfológicas e fisiológicas do organismo ao treino e das diferentes solicitações exigidas nas diversas modalidades desportivas. Conhecimentos de um conjunto de saberes necessários para a prática da atividade do médico que exerce medicina desportiva nas suas principais aplicações: avaliação médico-desportiva, aconselhamento desportivo, avaliação e controle de treino do atleta, nutrição aplicada ao desporto bem como a prescrição do exercício em doenças que beneficiam ou limitam a atividade física.

Logo da Unidade Organica
Onde
Faculdade de Medicina
Tipo de Curso
Especialização
Duração
2 Semestres / 50.0 ECTS
Vagas
250

Toda a informação apresentada é relativa a 2023/2024