Blended Learning Introduction to Clinical Studies
O Blended Learning Introduction to Clinical Studies (BLICS) foi criado com o intuito de transmitir conhecimentos básicos na área da Metodologia de Investigação e Bioestatística a Profissionais e Alunos da área da Saúde, em ambiente b-learning. De facto, não obstante o crescente interesse em proceder a investigação clínica, é frequente verificar-se uma necessidade de competências do foro metodológico e estatístico. Nesse sentido, procurar-se-á não só que o BLICS constitua uma ferramenta para colmatar essas lacunas, mas também que actue num sentido de motivar os formandos no sentido de publicar mais e atentar mais nas questões do foro investigacional.
Saídas Profissionais
Pesquisar e gerir referências bibliográficas;
Desenhar estudos de investigação clínica;
Identificar viéses de estudos de investigação clínica;
Criar e gerir de registos electrónicos de dados
Compreender e aplicar conceitos básicos de bioestatística – estatística descritiva, intervalos de confiança testes paramétricos e não paramétricos, e correlação linear;
Aplicar conceitos de bioestatística complementar – regressão linear, análise multivariada, e análise de sobrevivência;
Analisar dados utilizando medidas de frequência, associação e impacto, e interpretar os seus resultados;
Avaliar testes de rastreio e diagnóstico, tendo por base os conceitos de sensibilidade, especificidade, valores preditivos e likelihood ratios;
Estruturar artigos científicos;
Conhecer os princípios da de avaliação crítica de artigos científicos;
Explicar as principais normas para redação de artigos científicos;
Discutir a adequação, exequibilidade, e métodos de um projecto científico.