Avançar para conteúdo principal

UP.PT - Faculdade de Medicina

Terapêuticas Avançadas Baseadas em Genes e Células Esta formação não está ativa.

Tema inovador e de interesse crescente em saúde; Competência científica teórica e prática dos docentes envolvidos nas temáticas abordadas no curso; Não existência de um curso na UP neste domínio.

O curso organiza-se em 5 sessões teóricas onde serão ministrados os seguintes conteúdos programáticos:

1 – Introdução ao tema. Será apresentado um enquadramento Regulamentar das Terapêuticas Avançadas.

2 - Terapias Génicas: Discussão dos fundamentos, Técnicas de Edição e Vectorização de Genes, Produção.

3 - Terapias Celulares: Apresentação dos fundamentos. Terapias com células estaminais e pluripotentes. Terapia com células somáticas. Produção.

4 - Engenharia de Tecidos: Definições, Historia. Estratégias e aplicações. Desafios e tendências futuras. Biomateriais. Biocompatibilidade. Produtos de Bioengenharia. Normativas ISO e Qualidade. Produção.

5 - Análise farmacoeconómica de Terapêuticas Avançadas. Produtos atualmente comercializados. Ética aplicada às Terapeuticas Avançadas.

Saídas Profissionais

O presente curso visa dar a conhecer as diferentes Terapêuticas Avançadas, seus fundamentos científicos, suas exigências e particularidades de desenvolvimento, produção e regulamentação. Adicionalmente visa ajudar à integração destes conhecimentos no desenvolvimento translacional deste tipo de terapêuticas e na respectiva prática clínica.

Os estudantes devem ficar as conhecer os diferentes tipos de terapêuticas avançadas existentes, seu fundamento científico, enquadramento regulamentar, produtos atualmente em fase final de desenvolvimento e já em comercialização e sua aplicabilidade clinica.

Logo da Unidade Organica
Onde
Faculdade de Medicina
Tipo de Curso
Unidade de Formação Contínua
Duração
81 Horas / 3.0 ECTS
Idioma
Português