Avançar para conteúdo principal

UP.PT - Faculdade de Engenharia

Sustentabilidade da Produção e do Consumo Alimentar

A sustentabilidade é uma temática transversal do conhecimento que até ao momento é apenas ensinada nalgumas unidades orgânicas da U. Porto de uma forma vertical. Apesar do potencial, dentro da UP para leccionação nesta área, o mote para a lecionação com forte base multidisciplinar e alargada a toda a comunidade é dado pelo surgimento do programa InovPed. Este programa de inovação surge como motor, despoletando a vontade e reunindo interesses comuns de alguns dos docentes desta Universidade.
Na base da proposta de criação desta u.c. está a união de áreas de conhecimentos multidisciplinares de docentes de três unidades orgânicas da U. Porto (FEUP, FCUP e FCNAUP). A reunião das especialidades, unidos sob o pilar da sustentabilidade, faz-se em torno de conhecimentos sobre uma das cadeias de valor com maior relevância em termos de magnitude de impacte ambiental: a produção e o consumo alimentar. 
A criação desta parceria cientifico-pedagógica, das áreas de sustentabilidade, produção agroalimentar e no consumo alimentar pretende ir ao encontro das necessidades de atualização de conhecimentos e de desenvolvimento de novas competências requeridas pelos múltiplos agentes sociais e económicos. Pretende-se transmitir aos estudantes competências para avaliação da sustentabilidade ambiental ao longo de toda uma supply chain associada à produção e consumo alimentar. Esta nova competência visa ser um potencial diferenciador possibilitando aos estudantes assumir um papel fundamental na atualização permanente de conhecimentos exigida pelo contínuo progresso científico e tecnológico e respetivas consequências no mundo do trabalho. A produção agroalimentar e os padrões de consumo / desperdício alimentar são identificados nos vários estudos bibliográficos como os maiores contribuidores para os impactes ambientais associados à totalidade da cadeia de abastecimento alimentar.  O enfoque na produção agrícola e nos padrões alimentares de consumo/desperdício é, por isso, essencial numa primeira fase, para a promoção do conhecimento dos aspetos ambientais mais críticos associados à cadeia de abastecimento alimentar.  Pois em si constituem a base para a identificação e desenho de soluções de sustentabilidade.

Saídas Profissionais

Profissionais do setor primário, secundário ou terciário associados à cadeia de produção alimentar

Logo da Unidade Organica
Onde
Faculdade de Engenharia
Lecionado em conjunto com
Faculdade de Ciências (UP)
Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (UP)
Tipo de Curso
Unidade de Formação Contínua
Duração
46 Horas / 6.0 ECTS
Vagas
30

Toda a informação apresentada é relativa a 2023/2024