Avançar para conteúdo principal

Formação ao Longo da Vida - Oferta Formativa

Formação em Cultura Digital Esta formação não está ativa.

O uso das tecnologias digitais é hoje evidente no ensino e na prática da arquitetura, que se encontra a recuperar um conjunto de teorias e conceitos ligados à ciência da computação, desenvolvidos sobretudo nas décadas de 60 e 70. Com a presença das ferramentas digitais para design e fabricação, remodela-se gradualmente a construção e a sua indústria, e altera-se a definição e função das profissões na área da arquitetura. Desde os anos 90, a arquitetura foi quase exclusivamente desenhada com computadores, o que representa um desafio à componente prática da disciplina, mas também à sua história e teoria. Mais recentemente, a personalização em massa e a impressão 3D cuja teoria e prática começaram a ser abordadas nas escolas de arquitetura estão agora a ser discutidas também por escolas de negócios e de economia em todo o mundo.
Assistimos assim a uma procura reiterada da inovação, o que implica um profundo entendimento não só das tecnologias digitais, mas também de um pensamento crítico acerca da cultura digital que porventura possa orientar a sua aplicação à prática. CULTURA DIGITAL: Espaço(s) de Habitar irá explorar um novo
foco na teoria e história transversal e interdisciplinar que contribuirá para a formação de um olhar crítico sobre o tema. Por um lado, um enquadramento conveniente da história da tecnologia na arquitetura, e por outro explorando a nível teórico-prático os atuais desenvolvimentos das tecnologias digitais e
computacionais na disciplina, abordando outros campos disciplinares, relacionadas e transformadas pelo digital, como o design de comunicação, os media, a cibercultura e as ciências da computação.

Logo da Unidade Organica
Onde
Faculdade de Arquitectura
Lecionado em conjunto com
Faculdade de Engenharia (UP)
Faculdade de Belas Artes (UP)
Tipo de Curso
Unidade de Formação Contínua
Duração
81 Horas / 3.0 ECTS
Idioma
Português - Suitable for English - speaking students

Toda a informação apresentada é relativa a 2024/2025