Avançar para conteúdo principal

Aprendizagem ao Longo da Vida - Oferta Formativa

Abordagem Via Aérea Difícil Esta formação não está ativa.

A experiência e competência na gestão da via aérea assume-se como nuclear e fundamental na prática clínica de um médico que exerça atividade no âmbito da Anestesiologia, Emergência e Medicina Intensiva. Essa formação, deve estender-se a outros profissionais de saúde que colaborem nas equipas que atuam no bloco operatório, sala de emergência e unidades de recobro e cuidados intensivos. A morbilidade e mortalidade associadas à abordagem da via aérea, constituem na maioria das vezes situações evitáveis. Os principais fatores identificados que contribuem para um outcome desfavorável são a ausência de material, desconhecimento da atitude mais adequada e falta de competência em técnicas avançadas na abordagem da via aérea. O objetivo desta formação é colmatar essa necessidade, permitindo no âmbito da formação pós-graduada e de forma contínua, contribuir para uma melhoria nos cuidados prestados.

Saídas Profissionais

Reconhecimento de uma situação de via aérea difícil e a elaboração de um plano de atuação com envolvimento de toda a equipa.
Recurso à avaliação ecográfica da via aérea.
Demonstrar conhecimentos no que diz respeito aos diferentes dispositivos, reconhecendo as diferentes vantagens e desvantagens assim como o seu papel no algoritmo de via aérea difícil.
Demonstrar competência na utilização do fibroscópio para intubação e outras técnicas avançadas da abordagem da via aérea.
Demonstrar competência na elaboração de um plano de abordagem da via aérea com o doente acordado.
Demonstrar competência na execução de técnicas invasivas da via aérea.
Demonstrar competência em técnicas de extubação avançada.

Logo da Unidade Organica
Onde
Faculdade de Medicina
Tipo de Curso
Unidade de Formação Contínua
Duração
40.5 Horas / 1.5 ECTS