Avançar para conteúdo principal

Aprendizagem ao Longo da Vida - Oferta Formativa

Infeções associadas aos cuidados de saúde

Este curso tem como objetivo a preparação dos estudantes no âmbito do conhecimento da epidemiologia das infeções associadas aos cuidados de saúde, relacionando a etiologia destas infeções com as diferentes situações clínicas em que ocorrem. Permitirá, também, dar a conhecer os novos métodos de diagnóstico existentes no mercado para que os estudantes se atualizem relativamente à evolução dos perfis de resistência microbiana. Os casos clínico têm como objetivo favorecer a integração do conhecimento através da partilha de conhecimento multidisciplinar.

Desta forma, o curso proporcionará fundamentação para uma mais competente planificação do combate ao problema global que são as infeções associadas aos cuidados de saúde, tanto na esfera da prevenção como do tratamento.

Saídas Profissionais

No final do curso, é esperado que os estudantes consigam: dominar a epidemiologia e a etiopatogenia das diferentes infeções associadas aos cuidados de saúde; contextualizar clinicamente os diferentes tipos de infeções; atualizar o conhecimento sobre as técnicas de diagnóstico e o perfil de resistência dos diferentes agentes implicados; delinear estratégias de profilaxia e tratamento; discutir planos de controlo de infeção, segurança ambiental e alimentar e, ainda, integrar os conhecimentos através do recurso a casos clínicos.

Logo da Unidade Organica
Onde
Faculdade de Medicina
Tipo de Curso
Unidade de Formação Contínua
Duração
108 Horas / 4.0 ECTS
Vagas
30
Idioma
Português - Suitable for English - speaking students