Avançar para conteúdo principal

Aprendizagem ao Longo da Vida - Oferta Formativa

A Biblia, Livro dos Livros II Esta formação não está ativa.

O Antigo Testamento encerra um conjunto de livros que são muito menos conhecidos do que o Novo Testamento. No entanto, o seu conhecimento e a sua simbologia emergem em inúmeros produtos culturais, embora a sua presença passe, frequentemente despercebida, em virtude desse desconhecimento.
Na sequência do Curso Bíblia, Livros dos livros 1. considerando os motivos justificativos da criação deste curso, procura-se estudar alguns livros do A. Testamento mais significativos para o pensamento ocidental, tentando penetrar na sua linguagem e no seu sentido.
Procura-se que o estudo dos temas apresentados permita compreender as grandes linhas da antropologia teológica, presentes no Antigo Testamento. A Antropologia Teológica, sendo área da teologia que, a partir da Bíblia, procura explicar o sentido da existência humana, realiza-se em diálogo com as ciências humanas e com as diversas vertentes onde o ser humano manifesta a sua busca de sentido.
Pela leitura de alguns livros bíblicos do A. Testamento, pretende-se, neste Curso Bíblia, Livros dos livros 2 continuar a apresentar e dar a compreender grandes linhas matriciais que configuram a Bíblia e estruturam a existência humana, o que explica a sua importância para a cultura ocidental, incidindo agora nos livros históricos e sapienciais, embora retomando algum dos temas já tratados pela sua importância: a passagem da vida nómada à vida sedentária com a estruturação do poder político, sistema familiar; o drama do sofrimento humano, a figura feminina em vários livros do Antigo Testamento; amor, amizade e a solidariedade social.

Logo da Unidade Organica
Onde
Faculdade de Letras
Tipo de Curso
Unidade de Formação Contínua
Duração
30 Horas / 4.0 ECTS

Toda a informação apresentada é relativa a 2023/2024