A ética é um valor vital em toda a atividade da Universidade do Porto. É ela que assegura a integridade académica e o ambiente de confiança, respeito e tolerância entre todos os membros da comunidade. É nela que sustentamos os elevados padrões de honestidade e responsabilidade da nossa investigação. E é com base em fortes princípios éticos que formamos profissionais comprometidos com as necessidades da sociedade.
Essas preocupações estão patentes no Código Ético de Conduta Académica (CECA), documento que define as normas de conduta que devem orientar todos os membros da comunidade da U.Porto, em domínios como a investigação, o ensino e a relação com o exterior.
O desenho e aplicação destas diretivas são assegurados pela Comissão de Ética da U.Porto (CEUP).
Mais recentemente, a Universidade passou também a aplicar um Código de Boa Conduta para Prevenção e Combate ao Assédio e Discriminação no Trabalho (CPCAT). Este documento estabelece um conjunto de princípios a observar no desempenho das atividades laborais, constituindo um instrumento autorregulador e promotor de uma política de não tolerância relativamente à prática de assédio dentro e fora do local de trabalho ou do horário normal de trabalho.