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Unfolding Technical Objects
Desvelar Objetos Técnicos
05 a 13 SET 2024
oMuseu e Aula Magna
Faculdade Belas Artes
Universidade do Porto
[ about ]
Desvelar Objetos Técnicos | Unfolding Technical Objects é dedicada ao diálogo entre um conjunto objetos técnicos históricos — como projetores de película, aparelhos fotográficos e de som, mesa copiadora de slides e materiais instrucionais e técnicos — encontrados dentro dos laboratórios, gabinetes e salas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e obras de artistas contemporâneos que exploram o caráter material, situado e experimental dos meios. Servindo à estratégia de exposição como investigação, essa ação desafia o público a dar “voz” aos objetos técnicos, estimulando o pensamento crítico através da mudança de perspetiva e ecologias que revelam. Encoraja-se aqui a ir além do sentido de funcionalidade e obsolescência, encarando a realidade dos objetos e reativando os significados que podem assumir.
As obras dos artistas convidados incluem: uma câmara digital artesanal
e performática criada com partes de um scanner de mesa, madeira e uma
câmara fotográfica analógica por Guilherme Maranhão; uma instalação de
dois projetores de diapositivos e um gravador de som que aborda a
sobreposição de cenários aparentemente típicos em forma de
mise-en-scène e a reinterpretação do vocabulário Nushu em vias de
desaparecimento por Laetitia Morais; uma instalação interativa de
câmara e película fotográfica, um aparelho de gira-discos e torres de
som que oferece uma “nova vida” aos objetos técnicos ao subverter suas
funções e programas por Limamil; uma instalação sonora de torres de
alto falantes reapropriadas por Marcelo Reis que opera ritmos
assíncronos numa constante procura pela sincronia; um relicário de
resíduos fonográficos de fitas cassetes recolhidas na cidade do Porto
do projeto Found Tapes por Pedro Augusto e montagem por Mariana
Sardon; e uma instalação que explora as fronteiras cada vez mais
ténues entre “natural” e “artificial” ao apresentar um conjunto de
materiais minerais, orgânicos e electrónicos derivados da série Molten
Media, uma investigação sobre o lixo eletrônico por Rosemary Lee.
Em alinhamento com os movimentos internacionais de arqueologia dos
media e do design crítico, a exposição procura estabelecer a crítica
dos meios em diálogo com o pensamento sobre o património histórico,
cultural e criativo da faculdade com a comunidade. O diálogo dos
objetos com documentos e trabalhos da escola, mas que não se limitam a
ela, como inventários de 1845 e 1987, diapositivos utilizados nas
aulas e livros, ativam no presente a revisão de narrativas do passado
e projetam cenários futuros sobre ensino e aprendizagem como uma
possível coleção com tipologias museológicas, operacionais e
circulantes.
A inauguração da exposição inclui uma visita guiada comentada pelos
organizadores e os artistas. Para além da exposição Desvelar Objetos
Técnicos | Unfolding Technical Objects promove um programa de
atividades de encontros com oradores internacionais como Andreas
Fickers, Professor da Universidade de Luxemburgo e responsável pelo
projeto internacional “Doing Experimental Media”; e Rosemary Lee,
artista de reconhecimento internacional com recente publicação na área
“Algorithm, Image, Art” (2024). Também, a discussão de temas
específicos através da mesa-redonda “Situação-Arquivo” com os
convidados Joana Lourencinho, Luís Pinto Nunes e Mariana Vitale, cujos
trabalhos de investigação intersectam os problemas do arquivo
universitário nos desafios atuais de sustentabilidade, digitalização e
constituição de acervos, moderada por Susana Lourenço Marques. O
programa também contempla três oficinas criativas com artistas
educadores que integram a exposição, são elas: “Filmes sem Câmara” por
Laetitia Morais, “Construção de uma Câmara Digital Artesanal” por
Guilherme Maranhão e “Tape Loop” por Mariana Sardon.
Desvelar Objetos Técnicos é resultante do projeto de investigação
Media Filosóficos, em curso no i2ADS, que reflete os desafios
enfrentados pelas instituições na organização e manutenção do seu
património e discute soluções criativas para uma valorização histórica
e promoção da circularidade dos objetos técnicos.
[ Texto por Camila Mangueira ]
Algorithms play an increasingly influential role in the production, circulation, and interpretation of images, a shift that has complex implications for art, the humanities, and visual culture. In this talk, Rosemary Lee will present her book Algorithm, Image, Art, which examines the history, processes, and ideas behind current visual culture. Machine learning algorithms now have a pervasive influence on the aesthetics and meaning of images. But while novel in some aspects, these recent developments are connected to much earlier, even analog, geometrical, optical, and procedural methods. This book looks at how the production of images in terms of algorithmic instructions has shaped images and art, as well as the values used to assess them. It draws connections between the algorithmic forms of visual media we are familiar with today and the precursors from which they evolved.
This lecture aims to reflect on the heuristic potential of experimental media archaeology as a creative mode of historical knowledge production. Based on practical experiences in doing media archaeological experiments with a variety of past media technologies, the lecture offers both practical insights into the challenges of realizing hands-on historical research in different experimental settings and tries to address the methodological and epistemological issues at stake when trying to translate “tacit” or “embodied” knowledge into new forms and formats of historical thinking and storytelling. The experimental setting enables a de-auratization of historical objects as “authentic” and re-sensitize the historian/experimenter for the role of our senses and body in the historical understanding of the past. Trying to “grasp” the meaning of past media practices and usages through historical reenactments, by building replicas, or producing 3D models and digital simulations not only changes the historical imagination of the researcher but helps to study the social and cultural inscriptions into the materiality and design of past media technologies. In turning museum collections or media archives into laboratories for hands-on research, experimental media archeologists can enrich our classical repertoire of media historical research and enable more creative forms of transmedia storytelling in academic publishing.
12 Setembro 16:00
Aula Magna
12 Setembro 17:00
Aula Magna
com Laetitia Morais
Esta breve formação ofereceu um espaço de experimentação em torno de técnicas e tecnologias cinematográficas analógicas (luz, som e imagem em movimento). A partir de arquivo de filmes em 16mm foram realizados breves exercícios de edição e de manipulação de película. A projeção dos resultados em 16mm permitiu aos formandos não só manipular a película em tempo real como manusear os projetores e reconhecer as suas potencialidades ópticas.
com Guilherme Maranhão
Desmontando e recombinando sucatas de scanners de mesa é possível construir uma câmera digital. Como será que essa câmera funciona? Que tipos de imagens podemos registar com ela? Esta oficina consistiu em libertar a câmara digital potencial dentro de um scanner e descobrir seu funcionamento e as coisas que ela pode fazer que diferem das outras câmaras já conhecidas.
com Mariana Sardon
A oficina ofereceu recursos à reciclagem de fitas de cassete de áudio com a construção de loops de sons pré́-existentes (samples) ou de sintetizadores gravados no momento com os gravadores disponíveis, explorando o seu potencial enquanto objeto sonoro para a composição de ritmos e ambientes cinemáticos que podem ser incorporados em trabalhos artísticos e investigativos.
com Laetitia Morais
06 Set • 10h00 às 16:00
com Guilherme Maranhão
09 Set • 10h00 às 16:00
com Mariana Sardon
10 Set • 14h00 às 18:00
Com o intuito de debater a importância e os desafios das iniciativas de
reflexão, organização e comunicação de arquivos da FBAUP, a mesa
contemplou a apresentação dos trabalhos
Exposições-Extra Escolares
por Joana Lourencinho,
Vistas de Exposição
por Luís Pinto Nunes e
Photo Archive FBAUP
por Mariana Vitale, com moderação de Susana Lourenço Marques.
Moderação Susana Lourenço Marques
com Joana Lourencinho Carneiro
O trabalho pretende reflectir sobre o online como um espaço para a disseminação de património cultural, através da digitalização do catálogo de exposição. Nos Estudos de Arte existe uma teoria sólida sobre o impacto da digitalização de obras de arte, o que não se verifica em relação a material de arquivo. Com o intuito de colmatar a falta de referências específicas à digitalização de objectos editoriais para a sua convivência no online, a presente investigação propõe a execução de um projecto prático que questione as distintas particularidades inerente à transição destes artefactos para uma plataforma na web. A partir da identificação de um caso de estudo, os catálogos das Exposições Extra-Escolares (1959-61 e 1965-68), em articulação com os arquivos da Faculdade de Belas Artes – Universidade do Porto e da Fundação Calouste Gulbenkian procedeu-se à recolha de material em depósito que documente estas exposições do passado. A digitalização dos 7 catálogos existentes permitiu a transferência destes documentos em arquivo offline para o online, a partir da construção da plataforma extraescolares.fba.up.pt. Ao assumir o desdobramento da digitalização do catálogo de exposição pela flexibilidade que o online oferece, este website pretendedesenvolver no campo da museologia, aliada à disciplina do design, dinâmicas de interacção com património cultural.
com Luís Pinto Nunes
O trabalho parte da pesquisa de dois acervos documentais fotográficos, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e o Fundo Fotográfico de Teófilo Rego, da Casa da Imagem — Fundação Manuel Leão, que tornaram possível uma nova análise do conjunto das dezasseis Exposições Magnas da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP). Estas exposições ocorreram entre 1952 e 1968, por iniciativa do Arq. Carlos Ramos, seu director. A partir do conjunto das fotografias destas ‘vistas de exposição’, na sua maioria de Teófilo Rego, foi possível completar informação sobre os projectos expositivos, e contribuir para a sua investigação e estudo. Desta investigação resultou um projecto expositivo, no Pavilhão de Exposições da FBAUP, que apresenta uma selecção de imagens destes arquivos colocadas a par de obras do acervo artístico da faculdade, entendidas aqui como documentos e testemunhos da Escola. Pela primeira vez e de modo retrospectivo, é realizado um panorama destas exposições, afirmando a fotografia como veículo para a investigação sobre obras de arte, políticas de educação artística e estratégias de exposição.
com Mariana Vitale
O trabalho desdobra-se em dissertação e projeto cujo principal propósito foi a constituição de um arquivo de acesso público a partir do acervo de fotografias reunido nesta faculdade de Belas Artes, na Universidade do Porto. Propõe reflexões em torno do conceito de arquivo, de sua acessibilidade e implicações, assim como afere problemáticas importantes via a ciência “Critical Arquival Studies”, entendida aqui como fundamentais para a re/construção de um arquivo. Foca-se na tríade que permeia o cotidiano desta faculdade, ensino-arte-curadoria, cujas práticas, associam-se continuamente, dentro deste espaço de conhecimento assim como no mundo exterior a ele.
Guilherme Maranhão
Artista visual que explora processos experimentais da fotografia analógica e digital por meio de intervenções nos processos de formação da imagem e da subversão das ferramentas produzidas pela indústria. Seus trabalhos envolvem desde a construção de câmaras diversas em madeira e dos primeiros experimentos com filmes expirados até os diversos problemas com scanners que solucionou.
Laetitia Morais
Artista visual, investigadora e docente. Licenciada em Artes Plásticas - Pintura pela Universidade de Belas Artes do Porto e doutoranda na Universidade de Artes de Zurique e na Kunstuniversität Linz. Possui especial interesse pela linguagem do desenho, mas também do filme e da instalação e nos jogos entre materialidade e imaterialidade que esses meios possibilitam. É docente em Arte Contemporânea e Cinema Expandido na Universidade Católica do Porto.
Limamil
Artista com inquietação persistente com os objetos/media da imagem, jogando com eles como matéria crítica e criativa de projeto. É mestre em Arte e Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) com uma investigação sobre foto-instalação. Foi docente na Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e no International Center of Photography (ICP) em New York.
Marcelo Reis
Artista plástico e produtor musical sobre o nome Wushta. O seu trabalho tem-se focado maioritariamente em explorar o espectro existente entre os conceitos de forma concreta e abstrata através da tradução e transcodificação de sinal entre diferentes media.
Pedro Augusto
Artista, docente e compositor musical nas áreas da dança, teatro, performance e cinema. Nos últimos anos tem dedicado o seu trabalho à curadoria artística e à edição literária dentro das temáticas da música móvel, serendipidade e caminhada, editando alguns volumes sob o selo ETAK. É docente convidado na FBAUP e membro colaborador do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade - i2ADS.
Rosemary Lee
Artista e investigadora. Seu trabalho considera como as tecnologias de produção de imagens se enquadram em narrativas mais amplas sobre arte, conhecimento e relações entre humanos e máquinas. Lee completou seu doutorado na IT-University of Copenhagen e publicou “Algorithm, Image, Art” que examina como a produção de imagens em termos de instruções algorítmicas moldou as imagens e a arte, bem como os valores usados para avaliá-las.
ART001 Scanner-câmara 2024
GUILHERME MARANHÃO
Uma câmara digital artesanal e performática com CCD linear criada
com partes de um scanner de mesa, madeira e tubo de extensão de
uma câmara fotográfica analógica. O trabalho explora processos
experimentais analógicos e digitais como espaço para discussão
sobre a precariedade, o acaso e a obsolescência por meio de
intervenções nos processos de formação da imagem e da subversão
das ferramentas produzidas pela indústria. Como instalação,
Scanner-câmara traz para o ambiente expositivo a relação entre o
dispositivo artesanal, a carcaça do scanner utilizado na sua
fabricação e a obra fotográfica da série Pluracidades criada a
partir da sua performance. A instalação provoca o pensamento para
além do sentido de produção, desafiando os limites e hierarquias
entre as materialidades da imagem.
ART002 Separata Inseparável do Mundo 2024
Laetitia Morais
Na região de Jiangyong, no sudeste da China, existiu uma língua
confidencial escrita exclusivamente por mulheres desde o século
XIV até a década de 80. Os académicos denominaram-na Nushu (trad.
“a língua das mulheres”). O actual governo chinês promove a língua
Nushu para hastear uma bandeira mais económica do que cultural,
simplificando-a e reduzindo o número original dos seus vocábulos
para a adequar a produtos de potencial mercantilização. A cultura
das comunidades locais é rapidamente dissipada num postal
turístico. No início de 2024, desloquei-me a Jiangyong para
contactar com três das seis mulheres que ainda dominam esta
língua, nomeadamente He Yanxin 何豔新 (n. 1939), Hu Meiyue 胡美月
(n. 1963) e Hu Xin 胡欣 (n. 1988). Dada a repressão política na
região, o acesso independente a estas mulheres apenas seria
permitido com autorização governamental. Ainda assim,
viabilizou-se uma conversa secreta a partir da qual desenvolvi a
presente sequência de imagens e de sons, que inclui vocábulos
excluídos do Nushu simplificado. Interessa-me observar a
ocorrência de fenómenos indisciplinados, sobretudo em contextos
opressivos ou de hiper-vigilância; repensar o secretismo enquanto
gesto de preservação e emancipação que continua a dissolver-se sob
formas actuais de censura. Winnie the Pooh - figura do imaginário
literário infantil - foi recentemente censurado na China pela sua
semelhança física com o presidente Xi Jinping, mas também na
Polónia por uma aparente ausência de género. As mulheres de
Jiangyong também perderam os seus códigos visuais em função de um
poder nacional e arbitrário. Esta instalação não é documental, nem
se restringe à poética da língua Nushu, mas sobrepõe cenários
aparentemente típicos em forma de mise-en-scène e a
reinterpretação de um vocabulário em vias de desaparecimento. Este
projecto tem o apoio à Criação em Artes Plásticas da Fundação
Calouste Gulbenkian. Agradecimentos especiais: Ângela Morais
(assistente); Xu Moru (assistente e tradução); He Yanxin 何豔新;
Hua Meiyue 胡美月; Hu Xin 胡欣; Larry Ibarra; Constança Carvalho
Homem; Mariana Caló & Francisco Queimadela; Rita Faustino; Camila
Mangueira; Fabrício Dava; Miguel Carvalhais; i2ADS – FBAUP; EA –
UCP; Fundação Calouste Gulbenkian.
ART003 transfotografia #01 2013
Limamil
Uma instalação interativa composta por câmera e película
fotográfica, um aparelho de gira-discos e torres de som que
oferece uma “nova vida” aos objetos técnicos. Através da subversão
das funções e programas dos aparelhos, o artista transforma a
máquina fotográfica numa espécie de projetor que evoca o som e a
performance gestual. A obra explora questões que atravessam os
limites da criação da imagem técnica e dos interesses do mercado,
fazendo dos materiais e protocolos de produção o referente crítico
para se pensar uma imagem expandida, interativa.
ART004 Um Heart 2 Heart na Pista 2024
Marcelo Reis
Obra feita de som, aço macio, madeira e tinta acrílica, trata de
um discurso entre dois ritmos assíncronos numa constante procura
pela sincronia. Os discursos entre estes dois corpos partem de
dois textos que são lidos e reajustados através de um protocolo
que compara sons da voz sons percussivos através de síntese
concatenativa. Os ritmos escolhidos para cada lado tentam o
equilíbrio impossível identidade expectável e identidade real ou
sentida pelo autor.
ART005 Relicário, Found Tapes 2024
Pedro Augusto
A instalação “Relicário” contempla a história e materialidade de
uma fita do arquivo do projecto sonoro “Found Tapes Porto" que foi
encontrada perto do Rio Douro e enviada, em 2021, por
correspondência pelo coletor VRC de Gouvinhas, Vila Real. Found
Tapes Porto é um arquivo que trata um conjunto de resíduos
fonográficos derivados do suporte cassete, recolhidos das ruas da
cidade entre 2004 e 2019. O volume do corpus totaliza 15 horas de
áudio que inclui: música de diversos estilos e épocas, gravações
caseiras, cursos de idiomas e gravações de memory data, como jogos
ou software. Este projecto foi apoiado em 2019 com uma bolsa do
Criatório que permitiu o restauro e disponibilização dos seus
conteúdos online, um livro e uma exposição no arquivo distrital da
Casa do Infante, no Porto.
ART006 Molten Media: Supernatural 2024
Rosemary Lee
A instalação é a mais recente elaboração da série Molten Media,
uma investigação a longo prazo da artista sobre o lixo eletrónico.
A obra apresenta uma coleção de sobras materiais do passado
recente e distante. Ao apresentar em conjunto materiais minerais,
orgânicos e electrónicos, o projeto explora as fronteiras cada vez
mais ténues entre “natural” e “artificial”. Incorporando uma
vitrina da Universidade do Porto, Molten Media: Sobrenatural
subverte os modos tradicionais de estratificação dos artefactos da
história natural que excluem os vestígios da ecologia dos impactos
humanos.
OBJ001 Temporalizador Universal GraLab 1960
OBJ002 Máquina de Escrever Padrão Remington 10 1902 — 1950
OBJ003 Projetor Universal Rollei P11 1960 — 1978
OBJ004 Fragmento de “Lanterna Mágica” —
OBJ005 G. Bielloni & Bermpohl Naturfarbenkamera 1940 — 1960
OBJ006 Copiadora de Diapositivo Colorido Multiblitz 1990
OBJ007 Braun Novamat 150 AF-M Slide Monitor/Projetor 1990
OBJ008 Gravador Estéreo de Fita Cassete - Nokia SL 837 AV 1980 — 1990
OBJ009 Câmera Hasselblad 503c 2003 — 2004
OBJ010 Apple Studio Display 17” 1999
OBJ010 Apple iMac 2002 — 2006
DOC001 Arquivo Histórico FBAUP 1845 – 1849
DOC002 Arquivo Histórico FBAUP 1897 – 1910
DOC003 Livros, Biblioteca FBAUP VÁRIOS
DOC004 Diapositivos do Armário Branco, Biblioteca FBAUP 1990 — 2005
DOC005 Diapositivos “Quem te Ensinou? - Ninguém” 2016
DOC006 Cadernos de Fotografia 2005 — 2022
DOC007 “Eternal Youth, Álbum Comum 2005 - 2022” 2023
DOC008 Carcaça de HP Scanjet 2200c 2005
DOC009 Site “Up[Arte] Nº 1 e 2” 1995
DOC010 Sites – Arquivo FBAUP VÁRIOS