Chegou o momento de te juntares (ou regressares) ao maior Programa de Mentoria interpares do Ensino Superior em Portugal.
Com o ano letivo a aproximar-se do fim, desafiamos-te a renovar o teu compromisso com a Mentoria U.Porto ou a inscreveres-te, pela primeira vez, como Mentor/a. Queremos contar contigo!
Seleciona Participa! e serás direcionado para a lista das faculdades aderentes. Basta escolheres a tua faculdade e/ou a residência e preencheres o formulário. Posteriormente, serás contactado pela respetiva coordenação docente.–
A Mentoria U.Porto é um programa institucional de referência no Ensino Superior português. Criado em 2019, assume-se como uma iniciativa pioneira de acolhimento, integração e vivências democráticas e solidárias na Universidade. Atualmente, está presente em todas as Unidades Orgânicas da U.Porto, em mais de 100 ciclos de estudo e nas residências universitárias, envolvendo mais de 5.200 estudantes e mais de 100 docentes.
Aberto a todos os estudantes (nacionais e internacionais) o Programa promove a participação ativa e voluntária na vida universitária, fomentando o bem-estar académico, o sucesso escolar, a prevenção do abandono e o desenvolvimento de competências transversais fundamentais para o percurso académico, pessoal e profissional dos estudantes.
O objetivo principal é acolher quem chega pela primeira vez à U.Porto, criando uma transição mais próxima, humana e solidária. Mas a Mentoria vai além disso. É também uma oportunidade única para quem já conhece a Universidade e quer deixar a sua marca.
Ser Mentor/a é assumir um papel ativo, dinamizar iniciativas, fortalecer laços entre áreas do saber e viver experiências que transformam. Participar no Programa é viver a Universidade de forma plena. Através da partilha de experiências entre pares, constrói-se uma comunidade académica mais coesa e colaborativa.
A Mentoria promove relações significativas e oferece um vasto conjunto de atividades — workshops, encontros, jornadas pedagógicas, visitas culturais, concertos, sessões de cinema, quizzes, peddy-papers, cãominhadas e muito mais — cruzando ciência, arte, cultura e cidadania.
A tua participação como Mentor/a será reconhecida oficialmente e poderá constar no Suplemento ao Diploma. O que se espera de ti? Compromisso, empatia e responsabilidade para com os teus Mentorados — e com o espírito do Programa.
Após a inscrição, serás informado da data do primeiro seminário de formação, a decorrer na tua faculdade. A tua presença será fundamental.
Se queres fazer a diferença na tua faculdade, no teu curso e na Universidade, inscreve-te já — mesmo que já tenhas sido Mentor/a noutros anos.
Participar na Mentoria é assumir um papel ativo na construção de uma U.Porto mais humana, solidária, coesa e viva!
Aproveita para saberes o que é que os mentores e mentoras dizem sobre a sua participação neste Programa:
“Sinto que ser mentora ajudou-me tanto a nível académico como pessoal. A relação que se cria com os mentorados faz sentir-me útil, pois estão a passar pelo mesmo que já passei no 1° ano. Precisei de uma ajuda extra e é isso que tento fazer com as minhas mentoradas, é dar-lhes o que queria que me tivessem dado a mim. É sentirem-se à vontade para poderem falar o que sentem. É uma experiência muito gratificante que cria muita interação entre os estudantes!”
“Enquanto Mentor, vejo no programa benefícios mútuos, tanto para mentor como para mentorado, pelas trocas de experiências e criação de vínculos. Enquanto mentorado, recebi muitas informações do meu mentor que ajudaram-me e, além disso, as minhas vivências também podem facilitar a vida dos novos alunos e, por isso, quero continuar a compartilhá-las”;
“Já fui mentorada e mentora e gostei da experiência de conhecer tanto estudantes mais velhos, como mais novos. É incrível poder ter a oportunidade de ajudar na integração, partilhar experiências, aprender e interagir com pessoas que ainda não conhecemos bem”;
“Gosto bastante de participar no programa, ser mentora é poder ajudar, apoiar e aconselhar outro estudante, e permite-nos estar mais envolvidos no contexto da faculdade e das suas atividades. Só o ato de conhecer pessoas novas e fazer amizades, assim como ter a oportunidade de ajudar, deixa-me feliz e, consequentemente, sinto-me melhor, até academicamente”;
“Sou mentora desde o ano letivo 2022/2023 e gostei muito de ajudar alunos que precisavam de apoio. Quero continuar a ser mentora porque tenho noção do quão difícil é sentir-se integrado na faculdade, principalmente se não tivermos o nosso suporte emocional na cidade do Porto”;
“É muito gratificante sentir que posso ajudar outros estudantes, contribuir para a construção individual, académica e social de alguém e criar laços de amizade. Além disso, possibilita a nossa construção enquanto seres humanos”.