O que acontece na Mentoria U.Porto?

I Ciclo de Workshops Mentoria U.Porto – um grande Sucesso!

Foi no dia 17 de maio que encerramos, com chave de ouro, o I Ciclo de Workshops Mentoria U.Porto, no âmbito do Programa + Sucesso. Este primeiro ciclo contou com a realização de sete workshops, em sete unidades orgânicas distintas, com a participação de mais de 100 estudantes e o envolvimento dos docentes do Programa de Mentoria. Trata-se, assim, de uma oferta do Programa ao corpo estudantil, com a pretensão de facultar experiências distintas e o contacto próximo com temas comuns e sensíveis à realidade social.

Foram discutidos e trabalhados temas de extrema importância para o contexto académico, como o “uso das redes sociais e os seus impactos”, “gestão do tempo”, “autocuidado e saúde mental”, “o fenómeno da diversidade cultural e os seus benefícios”, “interculturalidade e discursos de ódio”, “meditação e Mindfulness” e as “imagens que guardamos”. As diversas sessões proporcionaram momentos de debate e discussão fundamentais, envolvendo todos os participantes numa atmosfera crítica e reflexiva, assente na transmissão de conhecimento e novas perspetivas sobre os fenómenos sociais retratados.

Os temas problematizados foram articulados com o papel da Mentoria U.Porto no contexto académico, reforçando o seu cariz social, pedagógico e institucional, enquanto um programa responsável por atenuar e superar problemas e dificuldades ao nível do ensino superior. O vínculo ao Programa de Mentoria desenvolveu-se, simultaneamente, pela participação ativa dos docentes que se encontram integrados no Programa que, em grande parte, foram os responsáveis pela condução e dinamização dos workshops.

Torna-se, ainda, fundamental enunciar que todos os participantes terão a oportunidade de receber um certificado de participação, como incentivo do Programa à promoção e participação ativa e constante dos estudantes em iniciativas institucionais da Universidade do Porto.

O feedback final por parte dos estudantes participantes, não poderia ter sido mais positivo, reforçando o papel que o Programa de Mentoria assume na comunidade estudantil, enquanto um programa envolvente, dinâmico, interativo e acolhedor, responsável por gerar e fomentar iniciativas de desenvolvimento pessoal e profissional.

Resta-nos, por isso, agradecer a todas as pessoas envolvidas neste primeiro ciclo de workshops, desde estudantes, docentes, convidados, às faculdades que nos receberam e a todo o apoio técnico facultado em cada unidade orgânica.

A Mentoria cresce fervorosamente dia a dia. Fiquem atentos, porque ainda este ano, vamos ter novidades excelentes para vos dar.

Confere algumas das imagens abaixo: