Desafios da Mentoria U.Porto em Tempos de Pandemia
A Mentoria U.Porto realizou, no dia 23 de fevereiro, o workshop de formação docente Desafios da Mentoria U.Porto em Tempos de Pandemia, organizado e dinamizado pela Comissão Científico-Pedagógica do Programa.
Os desafios vividos pela Mentoria U.Porto no seu conjunto e em cada uma das 12 unidades orgânicas que o integram, particularmente no momento que se atravessa, foram amplamente debatidos no workshop que contou com a presença de 45 participantes das diferentes coordenações e comissões de faculdade do Programa.
A abertura foi realizada pela Vice-Reitora da U.Porto, Professora Maria de Lurdes Fernandes, coordenadora geral transversal do Programa, que enalteceu a presença e a dedicação voluntária dos docentes, mesmo neste período de intenso trabalho. Reforçou a importância do Programa de Mentoria, sobretudo num momento em que os processos de integração de estudantes estão ainda mais dificultados. Tratando-se de um Programa Transversal a toda a U.Porto, exaltou a enorme riqueza e diversidade de modos de funcionamento e o envolvimento plural de tantos intervenientes, salientando, igualmente, a sua unicidade em torno dos seus princípios orientadores.
De seguida, foram apresentados alguns dados relativos à implementação da Mentoria U.Porto no presente ano letivo, sendo de destacar a participação de 90 docentes de 12 unidades orgânicas, de 1756 mentores e de 2427 mentorados de 87 ciclos de estudo, o que é significativo da importância do Programa, da sua implementação e desenvolvimento.
Os trabalhos prosseguiram com a partilha das experiências, atividades e perspetivas de cada uma das faculdades presentes, destacando-se a abordagem de diferentes práticas potenciadoras de processos de integração e de acompanhamento na U.Porto mais próximos e solidários.
A presidente da Comissão Científico Pedagógica, Professora Teresa Medina, apresentou uma breve síntese sobre alguns dos principais desafios que se colocam atualmente ao Programa, realçando a importância do papel dos docentes, dada a dimensão pedagógica da Mentoria; a dimensão institucional do Programa e o sentido de confiança que transmite; o papel central dos mentores e o necessário reforço do seu acompanhamento, particularmente no momento atual, fortalecendo relações horizontais, de confiança e apoio entre mentores e mentorados; a importância da realização de atividades de convívio e outras, a nível de cada faculdade e transversais a toda a Mentoria UPorto, mesmo que em modo virtual, promovendo um maior envolvimento de estudantes e vivências próximas e significativas, mesmo em tempos em que o distanciamento físico se impõe.