PSIAX: Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem https://www.up.pt/journals/index.php/psiax <p>A PSIAX é um periódico ativo desde 2002, publicando estudos e reflexões sobre desenho e imagem. Tem direção conjunta da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e da EAAD - Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, sendo editada pelas unidades de investigação i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade e Lab2PT - Laboratório de Paisagens, Património e Território.</p> pt-PT [email protected] (Revista PSIAX | Editorial i2ADS) [email protected] (Revista PSIAX | Suporte) Fri, 09 Jun 2023 18:09:43 +0100 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 AllhiheyAll https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/668 <p>Projeto artístico.</p> <div class="page" title="Page 2"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>"Em AllhiheyAll, Vários Artistas capturam movimentos e automatismos presentes no ato de caminhar, através de desenhos que mapeiam tanto a energia cinética quanto o comportamento inconsciente de seus participantes.</p> <p>Vários Artistas pedem aos participantes/caminhantes que transportem um instrumento por tempo predeterminado. Os instrumentos podem ser envelopes, caixas ou tubos contendo diferentes mecanismos de desenho. Em alguns casos, o participante/ caminhante/transportador não tem conhecimento exato do conteúdo da embalagem, e deve ter confiança no artista."</p> </div> </div> </div> </div> VÁRIOS ARTISTAS Direitos de Autor (c) 2023 PSIAX: Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/668 Thu, 25 May 2023 00:00:00 +0100 Wayseeing Maps https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/669 <div class="page" title="Page 2"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>"Numa investigação que aponta para uma expansão do domínio dos mapas, defendemos a deambulação como forma de conhecimento dos lugares, no qual o design enquanto mediador cultural (Branco &amp; Providência, 2018) tem um papel a desempenhar. Neste processo de representação, o desenho de observação e o património existencial são as ferramentas privilegiadas do designer."</p> </div> </div> </div> </div> JOSÉ MIGUEL CARVALHO CARDOSO Direitos de Autor (c) 2023 PSIAX: Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/669 Thu, 25 May 2023 00:00:00 +0100 Perimeter Series https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/670 <div class="page" title="Page 2"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>"Como é que caminhar se pode traduzir num desenho de forma significativa? Como é que as viagens em tempo real podem ser transcritas para meios bidimensionais de comunicação? Perimeter é uma série de passeios traçados bem como um conjunto de instruções sobre como executar desenhos em escala macro."</p> </div> </div> </div> </div> METOD BLEJEC Direitos de Autor (c) 2023 PSIAX: Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/670 Thu, 25 May 2023 00:00:00 +0100 Editorial https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/641 <p>Editorial</p> NATACHA ANTÃO, SÍLVIA SIMÕES, VÍTOR SILVA Direitos de Autor (c) 2023 PSIAX: Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/641 Thu, 25 May 2023 00:00:00 +0100 “Não é normal ter medo de andar sozinha na rua”. Uma resistência poética à violência de gênero através do GPS Drawing https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/646 <div class="page" title="Page 1"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>As questões referentes à democratização da ocupação do espaço público urbano podem afetar identidades sociais de diferentes formas. Neste ensaio, procuro analisar a prática do GPS Drawing como ferramenta de expressão poética e política relacionada à prática do caminhar e do desenho/escrita. A partir da análise de um trabalho autoral intitulado “Não é Normal” (2017), questiono problemáticas na prática do caminhar como forma de expressão artística, uma vez que relações de poder sociais podem interferir na prática de artistas de diferentes identidades de gênero. Através de teorias sobre cibridismo de autores como Giselle Beiguelman, Peter Anders e Donna J. Haraway, pretendo discutir como o campo da política, do desenho, da performance e do caminhar podem se expandir através de uma prática artística de resistência poética.</p> </div> </div> </div> </div> ALÍCIA BEATRICE GOMES DE MEDEIROS Direitos de Autor (c) 2023 PSIAX: Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/646 Thu, 25 May 2023 00:00:00 +0100 Andar sem sair do sítio. A parede de trabalho: espaço de navegação gráfica. https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/661 <div class="page" title="Page 1"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>Este artigo é sobre a parede de trabalho no espaço do artista visual como um mapa de deambulação e orientação percetiva na produção de novas ideias. Pelas relações de proximidade e afinidade de imagens e diversos elementos no plano da parede, o olhar descreve movimentos e circuitos específicos referentes a diferentes etapas criativas. É nessa ação de deslocação que se procuram analogias entre etapas do processo criativo e formas de deslocação no território. A Deriva como uma movimentação distrativa e dispersiva, a Perseguição como uma demanda por uma solução e a Visita como o encontro com referências e imagens do passado. Organizar a parede como um mapa e olhar o conjunto, permite divagar pelas imagens e elementos como um modo de abordagem do processo criativo que remete para a deambulação na paisagem.</p> </div> </div> </div> </div> CLÁUDIA AMANDI, PAULO FREIRE DE ALMEIDA Direitos de Autor (c) 2023 PSIAX: Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/661 Thu, 25 May 2023 00:00:00 +0100 As Ações de Praga: desenhar, caminhar e o corpo que narra https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/662 <div class="page" title="Page 1"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>Este artigo explora o gesto de caminhar como potenciador de uma performance de reconhecimento e confronto com a história e geografia de uma cidade. Investiga-se a caracterização deste gesto através do desenho, em particular no recurso ao storyboard como estratégia protocolar e documental de uma ação. O artigo é escrito na dupla perspetiva de um desenhador que caminha e de um investigador que observa e acompanha os resultados dessa ação. O gesto de caminhar é pensado como uma técnica do corpo, na aceção de Marcel Mauss, e gesto produtor de espaço e tempo, onde as narrativas performativas se formulam. O artigo explora a relação entre o gesto de caminhar e o conceito geográfico de Throwntogetherness de Doreen Massey, na caracterização da cidade como um lugar de convergências de trajetórias não relacionadas, e o desenho como estratégia de documentação dessas trajetórias.</p> </div> </div> </div> </div> FÁBIO ARAÚJO, PAULO LUÍS ALMEIDA Direitos de Autor (c) 2023 PSIAX: Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/662 Thu, 25 May 2023 00:00:00 +0100 Nos Bastidores do Desenho Viagens com a Câmara Clara https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/663 <div class="page" title="Page 2"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>Nos Bastidores do Desenho é um ensaio sobre um trabalho de investigação realizado na Índia entre 2015 e 2016, onde se desenvolveram várias séries de desenhos com uma câmara clara. Explora, em relação a essa viagem de seis meses e, em particular, relativamente a um dos lugares visitados, Hampi, a relação entre os desenhos efetuados, as condições em que se realizaram e todos os preparativos necessários para a sua concretização. Desde a descrição da bagagem selecionada para toda a estadia na Índia, para os pequenos percursos diários em diferentes localidades até ao material de desenho utilizado e transportado continuamente, faz-se uma incursão àquilo que normalmente os desenhos não evidenciam ou revelam, mas que nesta viagem foi determinante para levar a cabo com êxito o projeto planeado. Se a ideia de desenhar e deambular está intimamente relacionada com a própria viagem, com a forma como se planearam e depois se consumaram vários dos percursos do trabalho de campo, a mesma ideia também é pertinente para descrever um modo muito particular de desenhar, resultante da experiência e prática de utilização da câmara clara.</p> </div> </div> </div> </div> PEDRO MAIA Direitos de Autor (c) 2023 PSIAX: Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/663 Thu, 25 May 2023 00:00:00 +0100 Caminhar e desenhar como síntese da paisagem: a linguagem do desenho como processo de síntese no ensino da arquitectura paisagista https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/664 <div class="page" title="Page 1"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>Este texto surge de um exercício interdisciplinar feito com a turma do primeiro ano de Arquitectura Paisagista da Universidade de Évora no ano lectivo de 2015-16. Enquanto docentes de Fundamentos de Arquitectura Paisagista e Desenho I – Paula Simões e Susana Mendes Silva – propuseram à turma um percurso pedestre da Praça do Giraldo ao Alto de São Bento para a compreensão através de exercícios de desenho de síntese, da paisagem em que a cidade de Évora se inscreve.</p> <p>Ao longo do percurso, que durou um dia, importou vivenciar as idiossincrasias e a escala dos vários espaços, as transformações da paisagem, bem como entender o desenho enquanto ferramenta para experienciar e pensar sobre o que nos rodeia. Quisemos também introduzir a relação que se desenvolve entre o acto de desenhar e a necessária capacidade de síntese dos elementos ecológicos, culturais, estéticos, patrimoniais, sociais, económicos e sensoriais que se pede que o/a arquitecto/a paisagista saiba ver, sentir, ler e interpretar na paisagem.</p> </div> </div> </div> </div> PAULA SIMÕES, SUSANA MENDES SILVA Direitos de Autor (c) 2023 PSIAX: Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/664 Thu, 25 May 2023 00:00:00 +0100 Song of the Path https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/666 <div class="page" title="Page 2"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>“How walking and drawing intersect” is an account by walking artist Rosie Montford of her experience of walking and drawing in landscape. Themes of travel, creativity and immersion become interwoven through a meandering walk of sketchbook and practice that a trip to Greece, in order to participate in the Made of Walking 2019 gathering, where this intersection is most keenly felt.</p> <p>Pausing to draw whilst out walking is shown as a way of locating oneself in the landscape by “losing” oneself in it and yet finding oneself at one in the space. Starting on the Pelion Peninsula and drawing from the actual path ahead; travelling on to Meteora, to walk the old monks’ routes, through woodland to the distant monasteries perched high on the rocks. On Lake Prespes, crossing over to the island of Agios Achillios, a location later shared with participants making a collaborative drawing from the bridge for thewalkshop: “Looking for echoes of the body in landscape”. And finally, a walk along a narrow track on a high promontory down to a remote beach, where struggling with how to make the return ascent, a drawing reveals a route. This group of related studies led on to a series of prints and drawings on the theme: ‘The Song of the Path.’</p> </div> </div> </div> </div> ROSIE MONTFORD Direitos de Autor (c) 2023 PSIAX: Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/666 Thu, 25 May 2023 00:00:00 +0100 Drawing Walking Fasai https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/671 <div class="page" title="Page 2"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>O artigo apresenta um exercício de desenho referente à substituição do autor do passeio com o seu cão, chamado Fasai, por um caderno de esboços e respectivos desenhos. Para esse fim, repete a rotina diária do Fasai em torno de uma vila local. A isto, o autor chama exercício de mapeamento, a partir do qual procura determinar a marcação do território do cão como pontos nodais em movimento. Para ajudar a gravar a caminhada e permitir que uma série de oito desenhos seja vista em processo, o autor usa uma câmara de ação diante de seus olhos para captura de vídeo e grava as suas observações ao microfone. Coletivamente, o exercício gera material para discussão e reflexão que se explora no presente artigo. A atividade é realizada duas vezes, resultando em duas camadas de trabalho de cada um dos desenhos, dois vídeos, cada um com cerca de sessenta minutos de duração e duas gravações de voz. As transcrições que foram escritas das gravações de voz e as seções são mostradas juntamente com as capturas de tela mais relevantes dos vídeos. Tais transcrições indicam, por um lado, o grau de disfuncionalidade da fala, e sugerem reciprocamente a flutuação do autor entre dois tipos diferentes de foco de concentração. O autor discute a eficácia do desenho enquanto caminha e os tipos de perguntas que essa atividade suscita por referência a uma idéia particular de imagem do filósofo Henri Bergson, à fenomenologia de Merleau-Ponty e a uma idéia do olhar em tomada de decisão subjetiva pelo psicanalista Jacques Lacan. Tais referências estão ligadas através dos fenómenos, do movimento e do tempo que são parte integrante da atividade de desenhar enquanto caminha. O motivo pessoal do autor para o trabalho, desenho e escrita em conjunto, é comemorar a recente morte de Fasai.</p> </div> </div> </div> </div> MICHAEL CROFT Direitos de Autor (c) 2023 PSIAX: Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/671 Thu, 25 May 2023 00:00:00 +0100 Walking on paper https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/672 <div class="page" title="Page 3"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>O desenho acaba por ser uma competência interessante com impacto indiscutível no trabalho e na investigação. Permitindo-nos perceber o mundo com mais precisão e de uma nova perspetiva, auxilia-nos no registo e memorização de fatos, assumindo-se para além do simples instrumento artístico como mediador que potencia o conhecimento.</p> <p>Desde 1990 que Stefaan Van Biesen faz caminhadas documentadas com desenhos. Uma prática que leva a instalações, maquetes, textos, vídeos e fotografias. O artista considera o ato de caminhar uma espécie de processo de pensamento subjetivo no tecido urbano e na paisagem.</p> <p>Numa primeira abordagem, o desenho parece ser mais considerado uma forma de arte do que uma ferramenta de aprendizagem, mas para cientistas e artistas, o desenho é um instrumento com um impacto indiscutível para o trabalho e a investigação.</p> <p>Para o artista há também evidências de que o talento para desenhar se baseia na precisão com que alguém percepciona o mundo e como isso ajuda a vê-lo melhor. Portanto, cultivar o talento para o desenho pode tornar-se um instrumento essencial para melhorar as habilidades de observação em campos do conhecimento onde o visual é importante. Stefaan van Biesen investiga o espaço humano, principalmente urbano, com seus muitos passeios amplamente documentados como uma experiência sensorial e filosófica, tratados com carácter científico e estético. Os desenhos são feitos durante as caminhadas ou posteriormente no atelier, como uma reflexão sobre o local que visitou durante essas caminhadas. Os desenhos variam desde esboços a versões mais elaboradas em que tenta relembrar o lugar, a localização, a vegetação e o trajeto.</p> <p>Stefaan van Biesen parte dos sentidos e do corpo como instrumentos de conhecimento, experiência e criatividade. Seu pensamento está de acordo com o nomadismo dos artistas renascentistas que viajaram por toda a Europa. Dürer é um exemplo notável disso. Essas viagens eram projetos de arte, nos quais correntes de pensamentos, desenhos e outros artefactos surgiam do encontro com outras pessoas e culturas. Essas viagens eram, por assim dizer, laboratórios de pensamento. Van Biesen mostra este laboratório. Anotações, artefactos e desenhos ilustram a sua caminhada.</p> <p>Muito do seu trabalho criativo é ativado em intercâmbios e colaborações com outros artistas, cientistas e especialistas de várias disciplinas. A sua obra está em diálogo direto com o meio e o caminhar e resulta da observação urbana e social.</p> </div> </div> </div> </div> STEFAAN VAN BIESEN Direitos de Autor (c) 2023 PSIAX: Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem https://www.up.pt/journals/index.php/psiax/article/view/672 Thu, 25 May 2023 00:00:00 +0100