Para revisores/as
Princípios éticos
A Educação, Sociedade & Culturas, usa o sistema de revisão cega por pares (‘double-blind peer review’).
Os/As revisores/as dos artigos devem ser objetivos/as nas suas apreciações e escusar-se da revisão se houver um conflito de interesses entre Revisor/a e Autores/as ou respetiva investigação ou organismos de financiamento.
Os/As revisores/as devem alertar a Direção da ESC para qualquer trabalho publicado ou submetido cujo conteúdo seja, essencialmente, análogo ao que está em revisão.
Os/As revisores devem manter a confidencialidade em todos os aspetos relacionados com os manuscritos, incluindo informações sobre os/as autores/as.
Critérios de avaliação
As apreciações sobre os manuscritos devem ser feitas na plataforma da ESC (OJS) e devem considerar as recomendações que se apresentam de seguida:
Os artigos em avaliação são confidenciais.
No processo de revisão devem ser considerados os seguintes elementos:
- Interesse e relevância do tema para o escopo emissão da ESC
- Relevância para um público abrangente
- Atualidade e consistência da revisão da literatura
- Inovação conceptual
- Adequação da metodologia de investigação, se aplicável
- Rigor na análise de dados, se aplicável
- Clareza na escrita
Tópicos para avaliação:
- O artigo tem qualidade científica e nível académico?
- A metodologia de investigação ou o conhecimento produzido constitui um contributo para o campo científico?
- O problema estudado é significativo? Está organizado/estruturado adequadamente?
- O título e o resumo refletem o conteúdo do artigo?
- A revisão de literatura é adequada e abrangente?
- Existe informação suficiente sobre a investigação realizada?
- Os resultados coincidem com os de investigações anteriores?
- O artigo tem uma escrita clara e construção gramatical correta?
- O artigo é compreensível para leitores/as com contextos culturais e linguísticos diferentes?
Publons
Para o reconhecimento público do seu trabalho, a Educação, Sociedade Culturas incentiva os Revisores a inscreverem-se na plataforma Publons e registarem aí as revisões efectuadas (que, no entanto, não ficam identificadas, mantendo-se, portanto, o anonimato das mesmas).
Página da revista na plataforma Publons: Educação, Sociedade & Culturas | Publons
Tipos de manuscritos
A revista tem diversas secções, conforme a natureza das contribuições, designadamente as seguintes:
- Artigos empíricos
- Revisões de literatura / Revisões sistemáticas
- Recensões