Educação secundária e formação para o trabalho

Propostas e narrativas das recentes reformas dos sistemas educacionais espanhol e brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi64.486

Palavras-chave:

Educação Secundária, Educação Profissional, Educação e Trabalho

Resumo

Este artigo aponta aspectos da recente reforma educacional espanhola, relativos à educação secundária, que são coincidentes com orientações presentes na reforma do ensino médio brasileira, e propõe uma reflexão sobre as relações entre educação e capital. Não se trata de estudo comparativo, mas do esforço de identificação das proposições e justificativas presentes nas duas reformas que anunciam, em comum, o propósito de adequar a força de trabalho às novas demandas produtivas e laborais. Nesse processo, observa-se a participação efetiva do empresariado nas decisões sobre os sistemas educacionais. Para além dos interesses nos fundos públicos e no ajustamento da oferta formativa aos propósitos do capital, busca-se compreender intencionalidades e mecanismos presentes nas reformas, segundo os conceitos de “segmentação” e “sistematização” apresentados por Ringer e Müller. Ao investigarem o processo de implementação da educação secundária em países europeus no contexto de industrialização, os autores destacam a vinculação de sistemas educacionais aos interesses de manutenção e reprodução de classes, por meio de ofertas distintas e fragmentadas. Dos sistemas por eles estudados, destacamos o alemão, que é considerado uma referência para sistemas europeus, inclusive para o espanhol, aqui abordado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Antunes, André (2018, abril 6). Entrevista: Celso Ferretti. A BNCC e a reforma do ensino médio conduzem a um empobrecimento da formação. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/entrevista/a-bncc-e-a-reforma-do-ensino-medio-conduzem-a-um-empobrecimento-da-formacao

Comunicação e Mídia FEUSP. (2016, outubro 25). Carmen Sylvia Vidigal Moraes [Vídeo]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=BWTow_-Jtyk

Europa Press. (2021, setembro 7). El Gobierno aprueba la nueva Ley de FP para consolidar la modalidad dual [Video]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=vpMmIKDezmI

Eurydice. (2023a, January 19). Germany. European Commission. https://eurydice.eacea.ec.europa.eu/national-education-systems/germany/overview

Eurydice. (2023b, January 19). Spain. European Commission. https://eurydice.eacea.ec.europa.eu/national-education-systems/spain/overview

Ferretti, Celso J. (2018a). A reforma do ensino médio: Desafios à educação profissional. HOLOS, 4, 261-271. https://doi.org/10.15628/holos.2018.6975

Ferretti, Celso J. (2018b). A reforma do ensino médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, 32(93). https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180028

Ferretti, Celso J., & Ribeiro Monica (2017). Dos embates por hegemonia e resistência no contexto da reforma do ensino médio. Revista Trabalho Necessário, 17(32), 114-131. https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28305

Fundacion Bertelsmann. (2021a, maio 10). Foro alianza para la FP dual 2021 [Vídeo]. https://www.youtube.com/watch?v=IA-z16X3ug4&list=PLKnSDbFzjtnDdmKmSYihYs-O_TFdEpFTE&index=25

Fundacion Bertelsmann. (2021b, outubro 26). Una nueva ley para una nueva formación profesional dual: #ForoAFPDual 2021 [Vídeo]. Youtube. https://www.youtube.com/playlist?list=PLKnSDbFzjtnDdmKmSYihYs-O_TFdEpFTE

GETET UTFPR. (2016, outubro 13). Maria Ciavatta: Contra a MP do ensino médio [Vídeo]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=_CtZ_nI-25k

Gramsci, A. (2000). Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo (Trad. Carlos N. Coutinho). Civilização Brasileira.

Lei n.º 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 5.452, de 1.º de maio de 1943, e o Decreto-Lei n.º 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei n.º 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Presidência da República, Secretaria Geral, Subchefia de Assuntos Jurídicos. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm

Ley Orgánica 3/2020, de 29 de diciembre, por la que se modifica la Ley Orgánica 2/2006, de 3 de mayo, de Educación. Boletín Oficial del Estado 340, 30/12/2020, pp. 122868-122953, Ref. BOE-A-2020-17264. Jefatura de Estado, Gobierno de España. https://www.boe.es/eli/es/lo/2020/12/29/3

Ley Orgánica 3/2022, de 31 de marzo, de ordenación e integración de la Formación Profesional. Boletín Oficial del Estado 78, 01/04/2022, Ref. BOE-A-2022-5139. Jefatura de Estado. Gobierno de España. https://www.boe.es/eli/es/lo/2022/03/31/3/con

Ministério da Educação. (2018). Base nacional comum curricular: Ensino médio. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Conselho Nacional de Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf

Ministerio de Educación y Formación Profesional. (2021, maio 24). Alianza por la Formación Profesional: Una estrategia de país [Vídeo]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=Fnvfwm3lz-Y

Moraes, Carmen S. (2017). O ensino médio e as comparações internacionais: Brasil, Inglaterra e Finlândia. Educação & Sociedade, 38(139), 405-429. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017177657

Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio. (2022). Carta ao GT transição: Educação. Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio

Müller, Detlef (1992). El proceso de sistematización: El caso de la educación secundaria en Alemania. In Brian Simon, Detlef Müller, & Fritz K. Ringer (Coords.), El desarrollo del sistema educativo moderno: Cambio estructural y reproducción social 1870-1920 (pp. 37-86). Ministerio de Trabajo y Seguridad Social.

Müller, Detlef, Ringer, Fritz & Simon, Brian (1992). El desarrollo del sistema educativo moderno: Cambio estructural y reproducción social 1870-1920. Ministerio de Trabajo y Seguridad Social España.

Ringer, Fritz (1992). La segmentación en los modernos sistemas educativos europeos: el caso de la educación secundaria en Francia entre 1865 y 1920. In Brian Simon, Detlef Müller, & Fritz K. Ringer (Coords.), El desarrollo del sistema educativo moderno: Cambio estructural y reproducción social 1870-1920 (pp. 87-130). Ministerio de Trabajo y Seguridad Social.

TV Câmara São Paulo. (2016, setembro 28). Clipping eletrônico: Reforma no ensino médio [Vídeo]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=6g_b4vmY7xg

Publicado

2023-03-16

Como Citar

Pereira, E. (2023). Educação secundária e formação para o trabalho: Propostas e narrativas das recentes reformas dos sistemas educacionais espanhol e brasileiro. Educação, Sociedade & Culturas, (64), 1–19. https://doi.org/10.24840/esc.vi64.486