As contribuições da psicologia social sobre ‘grupos’ para reflexões sobre o trabalho docente em contexto avaliativo no stricto sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi64.484

Palavras-chave:

Grupos; trabalho docente; avaliação do stricto sensu.

Resumo

A avaliação da pós-graduação stricto sensu no Brasil é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e constitui instrumento fundamental do sistema nacional de pós-graduação. Os resultados da avaliação têm diversos usos. Para o cumprimento dos itens e quesitos avaliativos e para a prestação das informações requeridas pelo processo de avaliação, docentes e coordenadores/as de cursos stricto sensu trabalham sob a demanda por produtividade em um contexto no qual todos precisam contribuir, pois o fecho deste trabalho em grupo é expresso pelo resultado da avaliação quadrienal do programa de pós-graduação. Deste modo, o ponto que se apresenta é a averiguação do trabalho docente sob conjuntura coletiva. Nesta perspectiva, refletir sobre as características, natureza, estrutura, papéis dos integrantes e propósitos de um grupo torna-se o objetivo deste estudo e, para isso, recorrem-se aos estudos de Michener et al. (2005) e suas contribuições sobre ‘Grupos’. Os pontos de confluência sobre as questões que envolvem ‘Grupos’, a partir da obra do referido autor, são apresentados ao longo do texto, acompanhados de resultados e discussões de pesquisas recentes realizadas no Brasil para demonstrar as situações práticas e aclarar a teoria.

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

Nemer, F. U., Monteiro, P. O., & Chamon, E. (2023). As contribuições da psicologia social sobre ‘grupos’ para reflexões sobre o trabalho docente em contexto avaliativo no stricto sensu. Educação, Sociedade & Culturas, (64), 1–20. https://doi.org/10.24840/esc.vi64.484