Trabalho, educação e cultura nas fronteiras entre o urbano e o campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi64.482

Palavras-chave:

relação campo-cidade, permanência e êxito, educação/ensino profissional, educação do campo, ensino agrícola

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as estratégias voltadas à permanência e êxito de alunos/as empreendidas por uma escola técnica estadual dedicada à formação profissional do campo, mas fisicamente localizada em território urbano, frente aos desafios apresentados por suas fronteiras socioespaciais e culturais. A pesquisa realizada teve caráter exploratório e descritivo. Utilizou-se a metodologia qualitativa para a coleta e análise dos dados, tendo sido analisados documentos, realizadas observações in loco e entrevistas semiestruturadas e em profundidade. Foram ouvidos o diretor, a supervisora pedagógica, dois professores e dois alunos dessa escola técnica agrícola. Os resultados obtidos contribuem para o alargamento do conhecimento sobre o tema, subsidiar novos estudos a respeito e fundamentar as ações de gestão de permanência e êxito escolares, ancoradas em dimensões culturais.

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Biografias Autor

Maria Cristina Caminha de Castilhos França, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Estágio pós-doutoral no Banco de Imagens e Efeitos Visuais (Biev) da Universidade Federal
do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGECi/UFRGS). Editora-chefe da Revista ScientiaTec (IFRS). Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Trabalho (CNPq/IFRS). E-mail: [email protected]

Lucília Regina Souza Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Pós-doutora em Sociologia do Trabalho, doutora e mestre em Educação, graduada em Ciências Sociais, é professora titular aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais e professora visitante no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Atua principalmente nos seguintes temas: pedagogia do trabalho; trabalho-educação; formação humana; trabalho como princípio educativo; escola unitária; politecnia; educação profissional e tecnológica; formação de professores da educação profissional; políticas públicas.

Clarice Monteiro Escott, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS). Licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande
do Sul (PUC-RS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Professora permanente e coordenadora
do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT),
atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da
Educação Profissional e Tecnológica. E-mail: [email protected]

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

França, M. C. C. de C., Machado, L. R. S., & Escott, C. M. (2023). Trabalho, educação e cultura nas fronteiras entre o urbano e o campo. Educação, Sociedade & Culturas, (64), 1–22. https://doi.org/10.24840/esc.vi64.482