Construindo cidadania europeia Impactos de uma intervenção com jovens em escolas portuguesas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Explorando modos de construção da cidadania, este artigo apresenta os resultados de experiências educativas desenvolvidas em escolas, com jovens do ensino secundário, no âmbito de dois projetos de intervenção‑investigação. Começando por conceptualizar cidadania e participação e o seu enquadramento político, o trabalho aqui exposto recorre a uma abordagem metodológica de carácter misto para investigar o modo como a intervenção com base em estratégias pedagógicas interativas tem impactos no interesse que os/as jovens portugueses têm pela informação e por questões europeias, assim como no modo como se identificam com a Europa e valorizam diferentes dimensões da cidadania europeia. Os resultados suportam a importância deste tipo de estratégia ao tornarem observável a eficácia da mesma. Verificou‑se a existência de ganhos ao nível das dimensões da cidadania europeia valorizadas, especificamente naquelas que apontam para um envolvimento
mais ativo, bem como ao nível da expressão de uma maior identificação com a Europa e de um maior interesse pelas questões europeias, nomeadamente em termos do consumo de notícias e das conversas com outros sobre estas mesmas questões, variáveis comprovadamente importantes enquanto preditoras de participação futura destes e destas jovens.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.
Como Citar
Referências
Abrantes, Pedro (2003). Identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade. Sociologia, Problemas e Práticas, 41, 93‑115. Retrieved from http://www.scielo.oces.metes.pt/pdf/spp/n41a04.pdf
Amadeo, Jo‑Ann, Torney‑Purta, Judith, Lehman, Rainer, Husfeldt, Vera, & Nikolova, Roumiana (2002). Civic knowledge and engagement: An IEA study for upper secondary students in sixteen countries. Amesterdam: International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA).
Araújo, Helena C. (2007). Cidadania na sua polifonia: Debates nos estudos de educação feminista. Educação, Sociedade & Culturas, 25, 83‑116.
Battistoni, Richard (1997). Service learning and democratic citizenship. Theory into Practice, 36, 150‑169.
Beiner, Ronald (1995). Theorizing citizenship. New York: State University of New York Press.
Benhabib, Seyla (1999). Citizens, residents and aliens in a changing world: Political membership in the global era. Social Research, 22, 1‑24.
Cowles, Maria, & Risse, Thomas (2001). Transforming Europe. In M. Cowles, T. Risse, & J. Caporaso (Eds.), Transforming Europe: Europeanization and domestic change (pp. 217‑238). Ithaca & London: Cornell University Press.
Dale, Roger (2009). Contexts, constraints and resources in the development of European education space and European education policy. In R. Dale & S. Robertson (Eds.), Globalisation and europeanisation in education (pp. 23‑43). Oxford: Symposium Books.
Delanty, Gerard (2003). Citizenship as a learning process: Disciplinary citizenship versus cultural citizenship. International Journal of Lifelong Education, 22(6), 597–605.
Eisenstadt, Shmuel Noah (2000). Os regimes democráticos: Fragilidade, continuidade e transformabilidade. Lisbon: Celta.
Ekman, Joakim, & Amnå, Erik (2012). Political participation and civic engagement: Towards a new typology. Human Affairs, 22, 283–300.
Ferreira, Pedro Daniel, Azevedo, Cristina, & Menezes, Isabel (2012). The developmental quality of participation experiences: Beyond the rhetoric that «participation is always good!». Journal of Adolescence, 35, 599‑610.
Ferreira, Pedro Daniel (2006). Conceções de direitos ativos e experiências de participação na sociedade civil (Tese de doutoramento não publicada). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Frankland, Jane, & Bloor, Michael (1999). Some issues arising in the systematic analysis of focus group materials. In Jenny Kitzinger & Rosaline Barbour (Eds.), Developing focus group research (pp. 144‑155). London: Sage.
Franklin, Mark (2002). The dynamics of electoral participation. In L. LeDuc, R. G. Niemi, & P. Norris (Eds.), Comparing democracies: New challenges in the study of elections and voting (pp. 148‑168). London and Thousand Oaks: Sage.
Guba, Egon, & Lincoln, Yvonna (2005). Paradigmatic controversies, contradictions, and emerging influences. In Norman Denzin & Yvonna Lincoln (Eds.), The sage handbook of qualitative research (pp. 191‑215). Thousand Oaks: Sage.
Habermas, Jürgen (1999). Between facts and norms: Contributions to a discourse theory of law and democracy. New Baskerville: MIT Press.
Hahn, Carole (1998). Becoming political: Comparative perspectives on citizenship education. Albany, NY: State University of New York Press.
Haste, Helen (2004). Constructing the citizen. Political Psychology, 25(3), 413‑439.
Heywood, Andrew (1994). Political ideas and concepts: An introduction. London: MacMillan Press.
Janoski, Thomas (1998). Citizenship and civil society: A framework of rights & obligations in liberal, traditional and social democratic regimes. Cambridge: Cambridge University Press.
Kallioniemi, Arto, Zaleskiene, Irena, Lalor, John, & Misiejuk, Dorota (2010). Towards active citizenship: Cooperation between universities and NGO in developing curriculum. Socialinis Ugdymas, 12(23), 5‑20.
Kymlicka, Will, & Norman, Wayne (1995). Return of the citizen: A survey of recent work on citizenship theory. In Ronald Beiner (Ed.), Theorizing citizenship (pp. 283-322). Albany, NY: State University of New York Press.
Leite, Carlinda (2012). A articulação curricular como sentido orientador dos projetos curriculares. Educação Unisinos, 16(1), 87‑92. doi:10.4013/edu.2012.161.09
Linz, Juan J., & Stepan, Alfred (1996). Problems of democratic transition and consolidation: Southern Europe, South America and post‑communist Europe. Baltimore: Johns Hopkins University Press.
Macedo, Eunice, & Araújo, Helena C. (2012). Jovens em Portugal discutem educação e os rankings das Escolas. Revista Org & Demo, 13(2), 57‑72.
Macedo, Eunice (2009). Cidadania em confronto: Educação de elites em tempo de globalização. Porto: CIIE & Livpsic.
Macedo, Eunice (2012). School rankings on the other hand… Possibilities of young adult citizenship in the tension of educational and social change (Tese de doutoramento). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Macedo, Eunice (Coord.), Ferreira, Pedro Daniel (Coord.), Araújo, Helena C., Doroftei, Alexandra, Neves, Tiago, Sousa, Cristina, … Sousa, Rita Ramos (2014). Construindo pilares do projeto europeu com jovens nas escolas: Informação, reflexão e ação. Porto: Comissão Europeia & CIIE.
Macedo, Eunice, & Araújo, Helena C. (2014). Configuração educativa em Portugal, em globalização e europeização: Que riscos para a democratização?. Dialogia, 19, 23-34.
Marshall, Thomas Humphrey (1950). Citizenship and social class. Cambridge: Cambridge University Press.
Menezes, Isabel, & Ferreira, Pedro Daniel (Eds.). (2012). Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição: Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas e práticas da educação para a cidadania em contexto escolar. Porto: CIIE.
Menezes, Isabel (2003). Participation experiences and civic concepts, attitudes and engagement: Implications for citizenship education projects. European Educational Research Journal, 2(3), 430‑445.
Menezes, Isabel (2005). De que falamos quando falamos de cidadania?. In J. A. S. Pintassilgo, C. Carvalho, & F. Sousa (Eds.), A educação para a cidadania como dimensão transversal do currículo escolar (pp. 13‑22). Porto: Porto Editora.
Menezes, Isabel (2011). Da (inter)acção como alma da política: Para uma crítica da retórica «participatória» nos discursos sobre os jovens. In J. M. Pais & V. S. Ferreira (Eds.), Jovens e rumos (pp. 333‑351). Lisboa: ICS.
Menezes, Isabel, Ferreira, Pedro Daniel, & Pais, Sofia (2012). Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas e práticas da educação para a cidadania em contexto escolar. In I. Menezes & P. Ferreira (Eds.), Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição: Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas e práticas da educação para a cidadania em contexto escolar (pp. 11‑15). Porto: CIIE.
Pacheco, José Augusto, & Vieira, Ana Paula (2006). Europeização do currículo. Para uma análise das políticas educativas e curriculares. In A. F. Moreira & J. Pacheco (Eds.), Globalização e educação: Desafios para políticas e práticas (pp. 87-126). Porto: Porto Editora.
Perrenoud, Philippe (2005). Escola e cidadania? O papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre: Artmed.
Putnam, Robert (2001). Bowling alone: The collapse and revival of American community. New York: Touchstone Books.
Santos, Boaventura de Sousa (1998). Reinventar a democracia. Lisboa: Fundação Mário Soares & Gradiva.
Stewart, Eric, & Weinstein, Rhona S. (1997). Volunteer participation in context: Motivations and political efficacy within three AIDS organizations. American Journal of Community Psychology, 25, 809‑837.
Sullivan, John L., & Transue, John E. (1999). The psychological underpinnings of democracy: A selective review of research on political tolerance, interpersonal trust, and social capital. Annual Review of Psychology, 50, 625‑650.
Vasconcelos, Teresa (1997). Ao redor da mesa grande: A prática educativa de Ana. Porto: Porto Editora.
Viegas, José Manuel Leite (2004). Tolerance and democracy: The Portuguese case in a comparative European perspective. In J. M. L. Viegas, A. C. Pinto, & S. Faria (Eds.), Democracia, novos desafios e novos horizontes. Oeiras: Celta Editora.
Villaverde Cabral, Manuel (2007). Efeitos de classe e efeitos societais: Elites e operariado ante a cidadania política numa perspetiva comparada europeia. In J. Vala & A. Torres (Eds.), Contextos e atitudes sociais na Europa (pp. 37‑67). Lisboa: Instituto de Ciências Sociais.
Walzer, Michael (1995). The civil society argument. In Ronald Beiner (Ed.), Theorizing citizenship (pp. 152‑174). Albany: State University of New York Press.
Young, Iris (2002). Inclusion and democracy. Oxford: University Press.
Outras referências
União Europeia (2010). Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Versão Consolidada do Tratado da União Europeia e do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia. Retrieved from http://europa.eu/pol/pdf/consolidated‑treaties_pt.pdf
Comissão Europeia (2010). Comunicação da Comissão Europa 2020. Estratégia para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Retrieved from https://infoeuropa.eurocid.pt/registo/000043517/documento/0001/
Conselho Europeu de Lisboa (2000). Conclusões da Presidência. Retrieved from http://www.europarl.europa.eu/summits/lis1_pt.htm