EN

U.Porto IT

  1. Software
Comunidade Académica

Conteúdo destinado a estudantes

A U.Porto licencia e disponibiliza algumas aplicações de interesse transversal à comunidade académica para todo o campus.

  1. Aceda a https://atlas.up.pt.
  2. Será remetido para a página da autenticação federada onde deverá colocar o login na forma up[123456789]@[instituição].up.pt[1] e a password do Sistema de Informação;
  3. Consulte e instale, consoante as suas necessidades, o software que tiver à sua disposição.

Antivírus

A solução antivírus ESET Endpoint Protection deve ser utilizada para proteção dos computadores institucionais, servidores e computadores pessoais dos estudantes e do staff, garantindo a segurança das máquinas que interagem com a rede e os serviços da U.Porto.

Autodesk

O Autodesk Education Community é um conjunto de ferramentas de desenho que só pode ser utilizado no contexto de ensino e investigação.

Para instalar nos computadores pessoais de estudantes, docentes e investigadores, é necessário efetuar um registo prévio na Autodesk e efetuar o download das aplicações desejadas.

EndNote

Permite guardar, organizar e utilizar referências bibliográficas na produção de documentos. Possibilita ainda a pesquisa online em base de dados bibliográficas e associar diferentes tipos de ficheiros às referências. A integração desta ferramenta com o MS Word facilita a criação de documentos científicos.

Versão Desktop

Está disponível através do procedimento acima descrito.

Versão Web

Registe-se em https://www.myendnoteweb.com com o seu email institucional.

Versão iPad

Efetue o download da aplicação na página EndNote Downloads e registe-se com as credenciais do EndNote Web para sincronizar a informação.

Recursos adicionais

IdeaPuzzle

Ferramenta de apoio à gestão e desenvolvimento de desenhos de investigação. Está disponível no site da Idea Puzzle e pode ser acedido mediante registo prévio com o endereço de email institucional.

Funcionalidades disponibilizadas:

  • Estruturar o desenho e a revisão de investigação em qualquer área de conhecimento;
  • Apoiar a gestão e desenvolvimento de desenhos de investigação;
  • Facilitar a aprendizagem e o ensino de metodologias de investigação;
  • Aumentar a produtividade científica em termos de projetos e publicações.

Anualmente a IdeaPuzzle distingue com um prémio de 1000€ o melhor desenho de investigação de doutoramento criado com a aplicação.

Microsoft®

O licenciamento Microsoft® Enrollment for Education Solution (EES) disponibiliza o pacote Microsoft® 365 A3 Education que compreende os serviços:

  • Office 365 A3 (with rights to Office Professional Plus)
  • Windows 10 Education A3
  • Enterprise Mobility Security
  • Windows CALs and Productivity CALs

Estes serviços podem ser utilizados nos computadores institucionais bem como nos computadores pessoais dos Knowledge Workers (staff) das Unidades Orgânicas ou Instituto subscritor com vínculo válido. Em caso de cessão do vínculo institucional os produtos instalados ao abrigo deste benefício devem ser desinstalados. No que se refere ao sistema operativo Windows, a sua utilização só é possível nos computadores que já disponham de uma licença válida do Windows (OEM) ou MacOS.

O contrato subscrito com a Microsoft® inclui ainda o licenciamento de diversos produtos servidores, de acordo com as indicações das várias Unidades Orgânicas e dos Institutos da Universidade. Em particular, é licenciado o uso de Windows Server, Exchange Server, SQL Server, SharePoint e System Center. Em alguns casos específicos, este licenciamento tem que ser complementado com as CALs adicionais necessárias sempre que as mesmas não estejam englobadas no pacote base.

Explicitam-se de seguida os benefícios adicionais decorrentes da subscrição do Microsoft® EES.

Adesão à cloud da Microsoft®

Os estudantes e o staff da Universidade podem aderir à cloud empresarial da Microsoft, criando uma conta Office 365 U.Porto; esta adesão é realizada na página pessoal do utilizador no Sistema de Informação, na opção lateral "Conta Office 365". Uma vez concluído o processo (o processamento pode demorar até 24h), o utilizador pode correr o Office 365 na cloud ou descarregá-lo para o seu computador pessoal; em cada conta os downloads estão limitados a 5 por PC ou MAC.

Alguns serviços cloud da Microsoft® associados à conta Office 365:

  • Utilização do OneDrive para armazenamento de ficheiros (1 TB);
  • Acesso a mailbox empresarial no Exchange Online (50 GB);
  • Utilização do SharePoint Online para criação e acesso a sites internos colaborativos;
  • Utilização do Yammer para rede social privada da instituição.

Apoio ao ensino e à aprendizagem

O programa EES possibilita o acesso ao Azure Dev Tools for Teaching e a utilização de ferramentas profissionais de desenvolvimento, software e serviços no processo educativo, por parte dos docentes e estudantes das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

Anteriormente designado por Microsoft® Imagine (ex-DreamSpark, ex-MSDNAA), este programa disponibiliza num único portal online, sem custos associados, os materiais de treino e aprendizagem necessários à formação académica.

Os benefícios disponibilizados ao abrigo deste programa destinam-se exclusivamente a fins de ensino, aprendizagem e investigação, não podendo ser utilizados para suporte de infraestruturas departamentais. A plataforma disponibiliza várias ferramentas de desenvolvimento e teste onde não se inclui o Microsoft® Office.

O Azure Dev Tools for Teaching possibilita:

  • Acesso à plataforma de ferramentas de desenvolvimento e software para desktops e servidores, bem como ao suporte técnico;
  • Direitos especiais de instalação dos vários produtos nos computadores dos laboratórios departamentais para fins de formação e investigação;
  • Possibilidade de os estudantes e staff das escolas instalarem o software nos seus computadores pessoais, para uso no ensino e aprendizagem, bem como em projetos de desenvolvimento;
  • Acesso online a todos os conteúdos do Azure Dev Tools for Teaching.

A adesão a este programa é possível no âmbito do EES, mas não é automática; os interessados devem registar-se no Azure Dev Tools for Teaching e aceitar os termos de utilização apresentados. O acesso ao programa pressupõe que o utilizador já é subscritor de uma conta Office 365 U.Porto.

Consulte a Azure Dev Tools for Teaching FAQ.

Acesso dos estudantes ao Azure

O programa Microsoft® EES possibilita que os estudantes possam utilizar as soluções online do Azure for Students para criarem os seus projetos pessoais. O estudante pode criar uma conta gratuita no Azure que lhe proporciona a utilização de vários serviços durante 12 meses, um crédito adicional para explorar qualquer serviço Azure por 30 dias e o acesso a vários serviços gratuitos.

Consulte as condições de elegibilidade e de utilização.

Formação técnica

O Microsoft® Learn é uma plataforma de aprendizagem online e gratuita que permite conhecer as tecnologias Azure ao ritmo próprio e assim melhorar as competências individuais. Os percursos de aprendizagem podem ser definidos com módulos de níveis diferenciados que conduzam à certificação reconhecida ou a aprendizagens mais exigentes.

SPSS

O Statistical Package for Social Sciences é um conjunto de ferramentas para tratamento e análise estatística de dados.

O software pode ser instalado nos computadores de estudantes (desde que estejam inscritos num Curso / Ciclo de Estudos), docentes e funcionários (desde que estejam registados no Sistema de Informação com o estado "ativo").

Inclui os seguintes módulos:

  • Statistic Base;
  • Categories;
  • Conjoint;
  • Data Preparation;
  • Exact Tests;
  • Forecasting;
  • Neural Networks;
  • Advanced Statistics;
  • Complex Samples;
  • Custom Tables;
  • Missing Values;
  • Regression.

Notas

  1. A parte numérica corresponde ao seu número de estudante/mecanográfico e a instituição corresponde à sua instituição de origem (cdup, arq, fade, fba, fc, fcna, direito, fe, fep, ff, fmd, fpce, icbas, letras, med, reit, sas ou sp).

Para mais informações:

Unidade
Apoio Informático

Última atualização: 25 de novembro de 2019