EN

U.Porto IT

  1. Impressão
  2. Impressoras
Utilização das Impressoras - Autenticar-se

A maioria das impressoras disponíveis na U.Porto são equipamentos multifunções semelhantes ao da figura abaixo.

Estes equipamentos têm o sistema de autenticação integrado e após a sua identificação poderá imprimir (libertar os trabalhos que estão pendentes no servidor), copiar ou digitalizar.

Equipamento multifunções
Equipamento multifunções

Iniciar a sessão

  1. Se o equipamento estiver em standby, pressione o botão "Economia de Energia" ("Power Saver");
    Botão Economia de Energia
    Botão "Economia de Energia"
  2. Surge o ecrã inicial onde poderá autenticar-se com o seu Cartão U.Porto (se esta funcionalidade estiver disponível no equipamento) ou com o seu PIN/password de impressão.
    Ecrã inicial
    Ecrã inicial

Autenticar-se com o Cartão U.Porto

  1. Aproxime-o do leitor de cartões, localizado à esquerda do ecrã.
    Autenticar-se com o Cartão U.Porto
    Autenticar-se com o Cartão U.Porto

Autenticar-se com o PIN/password de impressão

  1. Pressione o botão da chave ("Login/Logout");
  2. Introduza o seu PIN numérico;
  3. Selecione "OK";
    Introduzir o PIN de impressão
    Introduzir o PIN de impressão
  4. Introduza a sua password numérica de impressão;
  5. Selecione "OK".
    Introduzir a password de impressão
    Introduzir a password de impressão

Após efetuar a sua autenticação surge o ecrã com os diferentes serviços disponibilizados.

Ecrã com os diferentes serviços disponibilizados
Ecrã com os diferentes serviços disponibilizados

Resolução de problemas

Mensagem de erro

Se obtiver uma mensagem de erro indicando que deverá contactar o administrador do serviço, confirme primeiro se:

  • Os dados de autenticação estão corretos?
  • Possui quota de impressão suficiente para, pelo menos, uma impressão/cópia a preto e branco?

Se mesmo assim o problema persistir, contacte o Helpdesk.

Falta de interação

Se não interagir com a máquina durante alguns segundos, surgirá uma mensagem a informar que o sistema irá terminar a sua sessão dentro de 5 segundos. Se pretender continuar a utilizar o equipamento, selecione a mensagem "Continue Working".

System Timeout
System Timeout

Terminar a sessão

  1. Pressione o botão da chave ("Login/Logout");
  2. Confirme que pretende terminar a sessão selecionando "Yes".
    Terminar a sessão
    Terminar a sessão

Alterar/criar o PIN/password de impressão

  1. Autentique-se no Sistema de Informação;
  2. Clique no seu nome para aceder à sua página pessoal;
  3. Clique na opção lateral "Impressões";
  4. Clique na opção lateral "Alterar PIN para Impressoras".

Para mais informações:

Unidade
Apoio Informático

Última atualização: 25 de setembro de 2019