U.Porto Serviços IT EN

U.Porto IT

Serviços

Lista de Serviços

  1. Aplicações Web
Videoconferência

Conteúdo destinado a estudantes

Ao escolher uma solução de videoconferência tenham em consideração as necessidades comunicacionais do grupo.

Recorrendo a uma das duas soluções apresentadas, todos os computadores institucionais estão devidamente apetrechados para a realização de vídeo conferências, suportando todas as funcionalidades e com total autonomia logística e operacional.

Skype

É uma ótima solução para comunicações informais sem exigências específicas. Permite a partilha do ecrã, de ficheiros, chat 1-to-1 e instant messaging. Também se adequa para chamadas informais de vídeo ou áudio.

Fazendo parte do sistema operativo Windows, o Skype está instalado em todos os computadores institucionais. Também é possível utilizar a versão Web do Skype.

Para iniciar uma vídeo conferência só é necessário conhecer o endereço da pessoa com quem pretendemos estabelecer a conversação e utilizar um portátil.

Zoom (Colibri)

É desenhado para assegurar a colaboração através de um sistema integrado de web conference, group messaging, e online meeting. Permite gerir as breakout sessions (segmentar os participantes em subgrupos) e criar URL para ligações individuais, permitindo adaptar a configuração do serviço às exigências de cada caso. Também é possível criar interação entre o apresentador e os participantes através de características como a mão-no-ar virtual, tendo o organizador controlo sobre o som e as apresentações a efetuar. O chat pode ser utilizado para assegurar um ambiente colaborativo.

Funcionando sobre a plataforma Zoom, a FCCN disponibiliza para a comunidade RCTS um serviço de colaboração Web para a realização de aulas e reuniões à distância, designado Colibri.

Está disponível:

  • Como aplicação desktop para Windows, Mac ou Linux;
  • Como aplicação móvel para iOS ou Android;
  • Em salas equipadas com sistema H.323/SIP.
  1. Aceda a Colibri - Colaboração a distância;
  2. Autentique-se federadamente com o utilizador na forma up[123456789]@[instituição].up.pt[1];
  3. Escolha o serviço Pro;
  4. Siga as restantes indicações dadas pelo site.

Notas

  1. A parte numérica corresponde ao seu número de estudante/mecanográfico e a instituição corresponde à sua instituição de origem (cdup, arq, fade, fba, fc, fcna, direito, fe, fep, ff, fmd, fpce, icbas, letras, med, reit, sas ou sp).

Para mais informações:

Unidade
Apoio Informático

Última atualização: 26 de novembro de 2019