Inscrição

Todos os participantes, mesmo que não submetam um trabalho, deverão inscrever-se no evento. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias para ter acesso à documentação do evento. A inscrição é feita exclusivamente através do link abaixo indicado.

Confirmação da inscrição

Será enviado um e-mail automático ao completar, com sucesso, a sua inscrição e/ou submissão de resumo com um código único de participante. Guarde-o para efetuar o seu registo na página do evento-Zoom mais próximo do evento.

Caso detete que não recebeu o e-mail, verifique na sua caixa de “spam”, “lixo” ou “publicidade não solicitada”.

Inscrições na página do evento-Zoom – comunicação oral

Todos os participantes no IJUP’22 devem inscrever-se (registo único) na página Zoom desenvolvida para a apresentação das comunicações orais. Deverão utilizar o Cód. de Participante recebido no email de confirmação de inscrição no IJUP’22 obtido em https://conference.mercatura.pt/ijup2022/login.php

O link de registo no Zoom é disponibilizado no Programa Geral.

Todas as inscrições criam um link exclusivo que é vinculado à sua conta Zoom. Após o registo consegue aceder e assistir a todas as sessões do evento. Mais informações consultar o Guia de Orientações para os Participantes (a disponibilizar em breve no separador IJUP 2022 > Programa e Livro de Resumos).

Votos de bom IJUP!

Submissão de Resumos

A submissão do resumo tem de ser feita obrigatoriamente através da ligação abaixo indicada. Não serão aceites resumos enviados por e-mail ou outros meios que não o da plataforma referida.

A submissão do resumo deverá ter em contas as seguintes normas:

  • Os temas do trabalho proposto devem inserir-se nas áreas temáticas do IJUP;
  • No ato da submissão deve ser explicitada a opção por uma comunicação em formato oral ou poster;
  • O resumo a submeter tem o limite de 2000 caracteres (incluindo espaços);
  • O resumo deve ser submetido até a data limite para submissão: 20 de março de ​2022;
  • O resumo deve ser redigido em Inglês, em virtude de uma maior divulgação internacional;
  • A opção por apresentação de trabalho sob a forma de Comunicação Oral obriga à apresentação de resultados;
  • A publicação do trabalho submetido no Livro de Resumos pressupõe a apresentação do mesmo no evento.

O não preenchimento do resumo segundo as regras apresentadas levará à sua não-aceitação.

Revisão de Resumos

Todos os resumos serão revistos por um Júri de especialistas na área respetiva, expressamente nomeado pela Comissão Científica do IJUP. O Júri, para além de verificar se o resumo obedece às normas de submissão, avaliará a sua admissibilidade, atendendo ao seu valor científico e originalidade.
Após a revisão, o autor receberá um email a informar sobre a decisão de aceitação do trabalho para apresentação no IJUP, podendo ser recomendadas alterações. A Comissão Científica reserva o direito de não publicar os trabalhos cuja avaliação não seja positiva ou que não cumpram as normas acima indicadas.

Apresentação de trabalhos

Os trabalhos submetidos para apresentação oral terão obrigatoriamente de ter resultados.

As apresentações deverão ser feitas preferencialmente em inglês. Caso pretendam, poderão utilizar o modelo de apresentação IJUP’22.

O tempo máximo disponível para a apresentação oral é de 10 minutos. No final haverá um período de 20 a 30 minutos para discussão dos trabalhos.

Apresentação

A apresentação de trabalhos submetidos para apresentação oral ocorrerá num formato online entre os dias 04-05 de maio de 2022.

A data e a hora de cada apresentação serão indicadas no programa Geral e Detalhado.

Estrutura e Formatação

Os posters deverão incluir um cabeçalho, contendo:

  • o título do trabalho;
  • o(s) nome(s) do(s) autor(es):
  • o nome e/ou logótipo da instituição onde o trabalho foi desenvolvido;
  • o logótipo do IJUP’22;
  • o endereço de email do(s) autor(es), em letras menores.

De modo a facilitar a perceção do trabalho, recomenda-se ainda que o poster inclua as seguintes secções:

    • introdução (clara e concisa);
    • objetivos;
    • metodologia;
    • resultados (quando aplicável);
    • conclusões do trabalho.

Apresentação

A sessão de poster terá lugar presencialmente no dia 06 de maio na parte da manhã na Reitoria U.Porto. Para a apresentação deverão permanecer junto do seu poster durante a sessão de visita aos mesmos. Detalhes sobre hora e painel poderão ser consultadas no Programa Geral e Detalhado.

Os posters (de dimensão A0: 1189 mm x 841 mm, altura x largura) deverão ser afixados no painel com a numeração correspondente. É da responsabilidade dos autores a afixação do poster, na manhã do dia 06 de maio, e a remoção do mesmo no final da manhã desse mesmo dia. Os posters deverão ser redigidos preferencialmente em inglês.

O poster deverá conter uma página única, de orientação vertical. O tamanho de letra não deve ser inferior a 46 pontos para os títulos e 16 pontos para o corpo de texto. Caso pretendam, poderão ajustar o modelo de poster IJUP’22.

Exposição no website

Os posters a apresentar ficarão expostos neste website durante os dias do IJUP.

Para o efeito, deverá ser enviado o ficheiro do poster, em formato pdf, para o email [email protected], impreterivelmente até 25 de abril de 2022, indicando no assunto do email: Cód.Resumo_área [p.ex. 18450_Agro Food].

Apenas serão expostos os posters enviados nos prazos estabelecidos.

Distinção de Trabalhos

Os trabalhos apresentados serão avaliados por Professores e Investigadores, tendo em conta a área científica do trabalho. A seleção dos trabalhos a distinguir irá considerar o resumo do trabalho, valorizando-se:

  • Os resultados obtidos (em detrimento de um trabalho em fase inicial);
  • As potencialidade de continuidade do trabalho;
  • O impacto do trabalho na respetiva área do conhecimento;
  • A aplicabilidade prática e potencial de valorização económica do conhecimento (quando aplicável).

A avaliação incidirá ainda na apresentação realizada, tendo em conta:

  • A sua organização (estrutura da apresentação e gestão do tempo de apresentação);
  • A sua exposição (postura e eficácia do apresentador);
  • O seu conteúdo (nível científico da informação apresentada, qualidade da sua discussão e adequação à audiência).

A comunicação e entrega das distinções será feita posteriormente, em datas e moldes a definir.