Bem-vindo ao IJUP 2022!

Caros participantes do IJUP 2022,

A 15ª edição do IJUP que tem lugar este ano é ainda marcada pela perturbação causada pela pandemia. Dadas as presentes circunstâncias o IJUP’2022 vai ser realizado num modelo híbrido. Apesar do modelo não ser o ideal e dos condicionalismos que todos reconhecemos, tenho a certeza que com o empenho e esforço de todos esta iniciativa será um êxito, demonstrando novamente a resiliência do ecossistema de investigação da U.Porto.

A afirmação da U.Porto, passa pela aposta na investigação científica de excelência e a consolidação de uma cultura científica que desde a primeira hora promove a interação dos estudantes com as unidades de investigação. O desenvolvimento de competências transversais no âmbito do percurso formativo assenta, entre outros aspetos, numa formação universitária em estreita ligação com a investigação científica. Neste enquadramento, o IJUP assume uma especial importância enquanto iniciativa de promoção e valorização da investigação jovem realizada na nossa Universidade.

O IJUP é um espaço privilegiado para os estudantes mostrarem publicamente os resultados da sua investigação, proporcionando aos participantes uma experiência em tudo semelhante ao de um congresso científico. Esta iniciativa permite aos estudantes treinarem a apresentação de comunicações científicas, debaterem questões metodológicas e partilharem conhecimento numa lógica multidisciplinar. Este ano teremos uma edição híbrida, de resto à imagem do que tem acontecido com os congressos internacionais realizados pelas variadas sociedades científicas ao longo destes dois anos de pandemia.

Aproveito para agradecer o trabalho crucial dos orientadores na supervisão dos estudantes e comunicações científicas apresentadas, bem como aos responsáveis das diferentes entidades que acolheram os estudantes para desenvolverem a sua investigação. Uma palavra de agradecimento para a Comissão Científica do IJUP, bem como aos Moderadores das sessões, sem os quais não teria sido possível organizar este evento. Sabemos todos que este ano tem sido particularmente exigente.

Resta-me enviar uma palavra especial de agradecimento a todos os estudantes que participam no IJUP’22 pela vossa adesão e o desejo dos maiores sucessos académicos.

 

Fevereiro de 2022

 

 

Pedro Rodrigues
Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização

Sessão de Encerramento

Sessão de Encerramento

IJUP

IJUP

4 a 6 de maio de 2022
Submissão de Resumos

Submissão de Resumos

15 de fevereiro a 20 de março de 2022
Inscrição no IJUP

Inscrição no IJUP

15 de fevereiro a 30 de abril de 2022

Comunicações orais

Online

Posters e Sessão de Encerramento

Reitoria

Praça de Gomes Teixeira

4099-002 Porto