No IJUP são apresentados vários trabalhos científicos dos jovens investigadores da U.Porto sob a forma de:

1. Inscrição

1. Inscrição

Embora o IJUP se destine a estudantes dos 1º e 2º ciclos, toda a comunidade académica da U.Porto, incluindo os investigadores e docentes envolvidos nos trabalhos submetidos, poderá assistir ao IJUP. Assim, todos os interessados em participar deverão inscrever-se.

2. Submissão de Resumos

2. Submissão de Resumos

Independentemente do tipo de comunicação a apresentar no evento, deverá ser, previamente, submetido um resumo (abstract) do mesmo, para avaliação. No resumo deverá ser incluída a opção por uma comunicação em formato oral ou poster. O tema do trabalho deverá corresponder a uma das áreas temáticas do IJUP.
3. Revisão de Resumos

3. Revisão de Resumos

Todos os resumos serão revistos por um Júri, composto por especialistas da área do trabalho submetido e expressamente nomeado para essa função pela Comissão Científica. O Júri, além de verificar se o resumo obedece às normas de submissão, avaliará a sua admissibilidade, atendendo ao valor científico e originalidade.
4. Apresentação de Trabalhos

4. Apresentação de Trabalhos

Os trabalhos propostos e aceites para apresentação no IJUP poderão ser apresentados numa de duas modalidades: comunicações orais ou posters. Para cada tipo de comunicação serão aplicáveis regras específicas, a consultar para a edição IJUP em vigor.
5. Distinção de Trabalhos

5. Distinção de Trabalhos

Os trabalhos apresentados no IJUP serão avaliados por Professores e Investigadores tendo em conta a área científica do trabalho. A seleção dos trabalhos a distinguir irá considerar o resumo submetido, os resultados, a potencialidade de continuidade do trabalho e o impacto do trabalho na respetiva área do conhecimento. A avaliação incidirá ainda na apresentação do trabalho realizada, tendo em conta a sua organização, exposição e conteúdo.

A apresentação de trabalhos no IJUP destina-se a estudantes da Universidade do Porto do 1º, 2º ciclo ou Mestrado Integrado, incluindo estudantes de mobilidade, e a estudantes do 1º, 2º ciclo ou Mestrado Integrado de outras Instituições de Ensino Superior, que realizaram a investigação a apresentar em Unidades Orgânicas ou Unidades de Investigação da U.Porto.

Não obstante, toda a comunidade académica da U.Porto, o que inclui os investigadores e docentes envolvidos nos trabalhos submetidos, poderá assistir à apresentação dos trabalhos.

Todos os trabalhos desenvolvidos (terminados ou ainda em execução) no âmbito de uma disciplina ou de um projeto de investigação durante o 1º e 2º ciclo de estudos serão considerados para apresentação no IJUP.

Um trabalho de um estudante de 2º ciclo inscrito no ano letivo anterior (2020/2021) pode ser considerado para o IJUP atual, desde que o resumo submetido tenha resultado do trabalho de investigação do estudante durante esse ciclo de estudos.

Cada estudante apenas pode apresentar 1 trabalho. Cada trabalho apenas pode ser apresentado por 1 estudante no evento, mesmo que em coautoria. O certificado será atribuído à pessoa que apresenta.

Cada trabalho a apresentar no IJUP deverá corresponder a uma de 29 áreas temáticas

Arquitetura

Artes

Astronomia

Ciências Agrárias

Ciências Biológicas

Ciências Criminológicas

Ciências da Comunicação

Ciências da Educação

Ciências da Linguagem

Ciências da Saúde

Ciências do Ambiente

Ciências do Desporto

Ciências Políticas

Direito

Economia

Engenharia

Estudos Culturais

Ética

Filosofia

Física

Geografia

Geologia

Gestão

História

Literatura

Matemática

Psicologia

Química

Sociologia