Bem-vindos ao IJUP 2023!
Caros participantes do IJUP 2023,
Gostaria de dar-vos as boas-vindas a 16ª edição do Encontro de Investigação Jovem da U.Porto (IJUP), convicto de que os trabalhos que aqui apresentarão constituem uma forma de, nas mais diversas áreas do conhecimento científico, tomarem nas vossas mãos a responsabilidade de definir o futuro.
Num ano em que esta iniciativa pioneira da Universidade do Porto retoma o seu formato totalmente presencial, após as limitações impostas pela pandemia da Covid-19, o IJUP volta a assumir-se como um momento de afirmação da decisiva aposta da U.Porto numa formação académica capaz de promover, acolher, valorizar e estimular a estreita ligação dos estudos universitários com a investigação científica. Num ambiente em tudo semelhante ao de um congresso científico, os estudantes da Universidade do Porto são agora encorajados a apresentar os resultados da investigação realizada, assim adquirindo competências que serão decisivas para o seu futuro enquanto investigadores.
Às gerações mais jovens é geralmente atribuída uma particular aptidão para a ousadia e criatividade. Dos jovens que fazem investigação na Universidade do Porto — devidamente enquadrados por uma cultura científica de excelência, por rigorosos critérios éticos e deontológicos, e pelos cientistas que orientam e supervisionam o seu trabalho — esperamos que sejam capazes de ver mais longe e de projetar um futuro melhor.
Pedro Rodrigues
Vice-Reitor para a Investigação e Inovação
“O IJUP é uma iniciativa muito positiva para os alunos que estão interessados em focar-se na investigação científica.”
“A participação no IJUP foi mais uma experiência/desafio do meu percurso académico, mas sem dúvida uma das experiências mais importantes, pois foi o primeiro póster de caráter científico que apresentei.”
“A experiência foi incrível. As apresentações, no geral, foram muito boas, muito enriquecedoras, a mediação dos professores foi ótima, os comentários foram construtivos.”
“Foi muito enriquecedor, na medida em que conseguimos saber como é que são realizados os trabalhos de investigação. Acho que é uma iniciativa bastante interessante, porque permite, na grande maioria dos casos, o primeiro contacto com a apresentação de trabalhos científicos, trocar ideias e experiências com outros investigadores”