O que é o ICTskills4All?
A Europa encontra-se, atualmente, a enfrentar alterações demográficas tendo em consideração o ritmo crescente do envelhecimento populacional. Este facto é constatável pela mudança da estrutura de idade da população, traduzindo-se numa crescente taxa de cidadãos seniores e descrescente número de população ativa. Os cidadãos europeus entre 65 e 74 anos de idade, juntamente com a população com baixos rendimentos, desempregada e com baixo nível de escolaridade, representam cerca de 30% da população europeia que nunca usou a Internet (Active and Assisted Living Programme).
O ICTskills4All tem como objetivo explorar e testar práticas pedagógicas inovadoras e eficientes para o design e desenvolvimento de de cursos e conteúdos educativos, direcionando-se à aquisição de competências digitais entre a população com mais de 55 anos cujas aptidões neste domínio sejam reduzidas. O ICTskills4All diferencia-se de universidades sénior dada a sua abordagem colaborativa parte do entendimento das necessidades, conhecimento e limitações deste público-alvo para a aquisição de competências digitais. Além desta abordagem, a promoção da literacia digital entre a população sénior surge como uma importante componente para beneficiar futuros programas educativos (em universidades sénior, cursos de formação ao longo da vida, etc.) concebidos para esta audiência. Neste seguimento, este projeto tem como objetivo melhorar e ampliar a quantidade e a qualidade da oferta formativa dirigida à referida faixa etária. Assim, o ICTskills4All representa um contributo para melhorar a qualidade de vida e autonomia do cidadão sénior, visando o impacto positivo no setor da formação de adultos e seniores em ambientes digitais e acompanhando as tendências atuais do setor educativo e da sociedade de informação.
Methodologia e Objetivos
A metodologia proposta parte pela associação de múltiplos fatores relacionados com a tecnologia propriamente dita (acessibilidade, disponibilidade e facilidade/dificuldade de utilização) e com os utilizadores (idade; sexo; capacidades cognitivas, físicas e mentais; expectativas; estilo de vida; contexto socioeconómico). Para assegurar um ensino de qualidade para a aprendizagem de competências digitais, importantes para viver no contexto e era digital atual, o ICTSkills4All agrega colaborações de diversos profissionais e organizações. Mais se acrescenta que, adicionalmente aos programas educativos, este projeto propõe-se a estabelecer pontes geracionais entre adultos e jovens, na perspetiva de testar diferentes abordagens para promover a qualidade do ensino de competências digitais a adultos. Esta metodologia irá ser concretizada recorrendo ao uso e desenvolvimento de ferramentas específicas a serem testadas a nível nacional e internacional. Estas ferramentas passam pela criação de recursos digitais e pelo apoio personalizado através de diferentes abordagens (peer-to-peer e intergeracional).
Em conclusão, tendo como público-alvo a população 55+, esta metodologia tem como objetivo aumentar a confiança dos utilizadores relativamente às suas competências digitais. Além de promover práticas online seguras, espera assim contribuir para:
- fomentar a inclusão social;
- estimular práticas de cidadania ativa e participativa entre a população 55+;
- minimizar os sentimentos de isolamento e frustração associados aos estereótipos relacionados com a idade;
- alimentar o interesse pelas Tecnologias da Informação e Comunicação assim como pelos recursos online e em plataformas abertas.