Acerca da ECIM Hypokamp

A associação Hipokamp, sediada na cidade de Lodz, é um Centro de Integração Intergeracional com foco no desenvolvimento de atividades para e com a população sénior, de acordo com as suas capacidades e necessidades. Está diretamente envolvida em grupos de interesse específico, bem como em autoridades locais e governamentais, tendo como principal objetivo a promoção do envelhecimento ativo e saudável, entendido de modo amplo e interdisciplinar. O seu principal desafio, neste momento, passa por implementar recomendações

Outro desafio importante passa pelo pensamento estratégico acerca do envelhecimento demográfico, analisando contextos de escala local e comunitária. Neste contexto, atua também sobre a educação na área da gerontologia, promovendo a consciencialização da sociedade civil para as mudanças sociais decorrentes do envelhecimento populacional. A associação atua também sobre o conceito de cidades/comunidades “age-friendly” nas suas diversas valências, desde sinalética a política urbana mais alargada. A Hipokamp disponibiliza programas educativos para apoiar e ativar comunidades, dirigindo-se em particular à população idosa e à participação intergeracional como meios para encarar os contextos demográficos presente e futuro. Presta ainda apoio a clubes de séniores e outros grupos não-formais dirigidos a esta faixa etária, assim como coopera com instituições de acolhimento e centros de dia.

A Hipokamp tem atividade editorial frequente no “Senior Citizens Newspaper”, publicação local da cidade de Lodz, dedicada e participada pela população sénior 60+ que se vê crescente e ativamente envolvida. São ainda um membro do “Let’s Live Healthier” (http://zyjmyzdrowiej.umed.pl), do consórcio Pro Age (http://pro-age.com.pl), assim como da Associação EURAG a nível internacional.

A Equipa

Grazyna Busse

Coordenadora local

Grazyna Busse é mestre em Pedagogia na área da Educação de Adultos e Gerontologia Social pela Faculdade de Ciências Educativas, pós-graduada em Gerontologia Social pela Faculdade de Economia e Sociologia da Universidade de Lodz. É professora de alemão – licenciada pela Escola de Línguas Estrangeiras da Universidade de Lodz – e co-fundadora do Centro Educacional para a Intergeracionalidade e Integração HIPOKAMP, fundado em 2011. Autora de matéria justificativa substancial para a criação do Centro de Iniciativas Intergeracionais, por parte do Centro de Educação Extracurricular nº2 em Lodz – fundador do clube de seniores “Young at Heart”; chefe de redação do jornal social para seniores em Lodz “We, young at Heart”. Autora de matéria substancial para a criação do Conselho de Seniores de Lodz, apoia e coordena atividades educativas visando a participação e envolvimento do público sénior. Vice-Presidente da Comissão para o Diálogo Social para a Política Demográfica e Cooperação entre Gerações, na Câmara Municipal de Lodz – dinamizadora e co-organizadora de encontros, ações educativas e seminários acerca dos desafios demográficos associados ao envelhecimento da população.

É ainda coordenadora e dinamizadora de um conjunto de projetos nacionais e internacionais relativos ao envelhecimento saudável e ativo, assim como à promoção do conhecimento em gerontologia e geragogia com o objetivo de desenvolver atividades educativas promotoras do diálogo e cooperação intergeracionais. Desde 2008 que tem orientado cursos práticos entre vários grupos de seniores, em comunidades no meio urbano e rural na região de Lodz. Colabora com diversas entidades a nível nacional cujo perfil profissional se enquadra nas áreas de atuação anteriormente referidas. Membro do quadro da Sociedade Polaca de Gerontologia na repartição de Lodz, é ainda co-fundadora do consórcio Pro Age e do Laboratório para a Educação Gerontológica. Encontra-se ativamente envolvida na criação e estruturação de área de ensino inovadoras como a Gestão de Cuidados Sénior, na Universidade de Medicina de Lodz, cujo cerne académico se centra na aquisição de competências práticas e experiência profissional articuladas com uma componente teórica multidisciplinar.

Mariola Bertram

Mariola Bertram é mestre em pedagogia em educação de adultos e gerontologia social, graduada pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Lodz. É professora e formadora 35 anos de experiência, especialista em programas de educação e formação intergeracional e co-fundadora e membro do conselho da Associação HIPOKAMP. É ainda consultora e dinamizadora na área da formação cognitiva para grupos etários 55+ (com especial ênfase em indivíduos com transtornos mentais), utilizando recursos de TIC e recursos digitais. A Mariola é coordenadora e responsável por todos os projetos e atividades da Associação HIPOKAMP desde 2011.

Maria Magdalena Poulain

Maria Magdalena Poulain mestre em Estudos Culturais pela Faculdade de Filologia da Universidade de Lodz. É jornalista, especialista em geragogia cultural, formadora de TIC em adultos 50+ (certificada pelo Ministério Polaco da Administração e Digitalização e pela Associação “Cities on the Internet”). Desde 2013 que é co-fundadora e presidente do quadro de gestão da Fundação 2035. Desde 2015 que é membra da Equipa de Educação em TIC/Digital para adultos 50+, disponibilizando serviços educativos e de consultoria na área de Lodz e em pequenas comunidades. É formadora e animadora social certificada tendo dado mais de 3000 horas de workshops, conferências e aulas em centros cívicos e sociais de terceira idade, tendo coordenado diversos projetos financiados.

A Fundação 2035 é uma organização sem fins lucrativos, especializada em atividades educativas para seniores. A fundação encontra-se envolvida em diversos projetos em zonas urbanas e rurais, atuando no setor da educação sénior para a aquisição de competências digitais. Enquanto presidente e co-fundadora desta fundação, Maria Magdalena Poulain deu aulas a vários grupos de seniores, em contextos urbanos e rurais do distrito de Lodz, diversas das quais a convite da Universidade de Terceira Idade de Lodz. Encontra-se ativamente envolvida na deliniação e conceção do novo e inovador campo de estudo da Faculdade de Medicina de Lodz: Gestão de Cuidados Seniores. Poulain é ainda presidente da Comissão para o Diálogo Social, para a Política Demográfica e Cooperação entre Gerações do município de Lodz, no âmbito do programa “Lodz Connects Generations”, desde 2016.

Desde 2018 que tem vindo a desenvolver um trabalho de consultoria e aconselhamento para o Centro Regional Social e Político de Lodz e de Opolskie (no âmbito do projeto Independent life, dedicado a desenvolver projetos piloto e standards para assistência domiciliária de seniores com doenças neurológicas, incluindo doenças de Alzheimer e Parkinson).