Intellectual Output 2 // Relatório

Programas educativos de abordagens peer-to-peer
e intergeracional para aquisição de competências
digitais em seniores

Descrição do output

Não existem dados acerca da melhor opção para programas educativos presenciais dedicados à aquisição de competências digitais em seniores. Há, no entanto, alguns dados que mostram que programas educativos que utilizaram abordagens de aprendizagem intergeracional e peer-to-peer foram eficazes na transmissão dessas competências. Todavia, mantém-se aceso debate acerca da melhor opção para desenvolver uma estratégia de ensino presencial que seja eficaz e consistente. Neste intellectual output far-se-á uma revisão de programas educativos intergeracionais e peer-to-peer desenvolvidos a escalas nacional, internacional e europeia. O relatório final irá incidir sobre a avaliação da eficácia destes programas no que diz respeito à aquisição de competências digitais, assim como sobre uma comparação deste tipo de programas, recorrendo a diferentes bases de dados. Após selecionar os documentos relevantes, proceder-se-á a uma revisão dos conteúdos com particular foco nos conteúdos programáticos, instrumentos de avaliação de impacto e os resultados obtidos em termos de transmissão de competências digitais. No final, o relatório incidirá sobre as melhores práticas para ensino presencial utilizando abordagens peer-to-peer e intergeracional. Este relatório será utilizado pelo consórcio para desenvolver programas educativos presenciais e irá ser publicado numa revista de referência, assim como no site do ICTskills4All.

Tipo de output Estudos / Análise; Melhores práticas e orientações

Organização responsável Rigas Aktivo Senioru Alianse (RASA)

Ver relatório (PDF)