Data: 08.07.2024 a 24.07.2024
DESTINATÁRIOS
Reingresso é o ato pelo qual um estudante, após interrupção dos estudos num par instituição/ curso de ensino superior, se matrícula na mesma instituição e se inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido.
Pode apresentar candidatura a reingresso num par instituição/ curso o candidato que:
- Tenha estado matriculado e inscrito nesse par instituição/ curso ou em par que o tenha antecedido, e
- Não tenha estado inscrito nesse par instituição/ curso no ano letivo 2023/2024.
+ informações:
1.ª fase: 26.02.2024 a 02.05.2024
2.ª fase: 14.06.2024 a 07.07.2024
3.ª fase: 14.08.2024 a 02.09.2024
O Mestrado em Ciências da Educação (MCED) valoriza uma lógica integrada, de rigor e inovação, na investigação e intervenção nas realidades socioeducativas, através de aprendizagens adequadas às transformações da educação e às exigências de empregabilidade.
Início: setembro de 2024
Horário: Laboral e Pós-laboral
Língua: Português
Nº total de vagas para 2024/2025: 60
1.ª fase: 25
2.ª fase: 30
3.ª fase: 5
Destinatários:
- Licenciados/as em Ciências da Educação
- Outros/as licenciados/as em Ensino e em Ciências Sociais e Humanas
- Outras licenciaturas
- Outras situações
Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:
Ponderação:
Ponderação – 1 – área de licenciatura: 10%; 2 – nota de licenciatura: 40%; 3 – outros cursos: 5%; 4 – formação complementar: 6%; 5 – tempo de experiência profissional: 6%; 6 – participação em projetos de intervenção: 6%; 7 – participação em projetos de investigação: 4%; 8 – comunicações: 4%; 9 – publicações: 4%; 10 – adequação global do CV ao ciclo de estudos: 10%; 11 – outros (idade inferior a 25 anos e média igual ou superior a 14): 5%;
+ informações:
2.ª fase: 09.02.2024 a 05.04.2024
3.ª fase: 12.06.2024 a 19.07.2024
O Mestrado em Temas de Psicologia (MTP) da FPCEUP visa a qualificação de profissionais com formação em múltiplas áreas, dotando-os/as de conhecimentos aprofundados em temas de Psicologia, que enriquecerão as suas práticas quotidianas e o seu desempenho profissional. Entre os temas abordados incluem-se: Neurocognição e Linguagem; Psicologia de Catástrofe e Trauma; Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança: Educação Inclusiva e Intervenção Precoce; Psicologia Social.
Este ciclo de estudos não possibilita o exercício da profissão como psicólogo/a e não dá acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).
Início: setembro de 2024
Horário: Laboral e Pós-laboral
Língua: Português
Nº total de vagas para 2024/2025: 20
1.ª fase: 10
2.ª fase: 10 + sobrantes da 1.ª fase
3.ª fase: 7*
- 1 vaga: Psicologia de Catastrofe e Trauma, 2 vagas: Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança: Educação Inclusiva e intervenção precoce, 4 vagas: Psicologia Social
Destinatários:
- Titulares de grau académico superior nacional ou estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos (180 ECTS) em Psicologia ou áreas afins;
- Titulares de grau académico superior nacional ou estrangeiro noutras áreas desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base para o ciclo de estudos em Temas de Psicologia;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos, pelo órgão científico estatutariamente competente da FPCEUP.
Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:
Avaliação de CV (e entrevista se considerada necessária pelo júri para esclarecimentos adicionais). A entrevista será considerada para esclarecimento da ponderação dos critérios abaixo indicados. Cada candidato/a é classificado/a numa escala de mínimo 1 e máximo 20. Uma nota inferior a 9,5 justifica a exclusão da candidatura.
Ponderação:
Ponderação (em 20 pontos): 1. Relevância da formação de base (curriculo académico) relativamente à área temática do Mestrado (5); 2. Classificação do curso obtida na formação prévia (4); 3. Elementos de formação complementar durante ou após a licenciatura (3); 4. Experiência prévia de investigação (2); 5. Experiência profissional e sua relação com a área temática do mestrado (1); 6. Difusão de investigação ou de práticas profissionais (1); 7. Carta de motivação (4).
+ informações:
2.ª fase: 09.02.2024 a 05.04.2024
3.ª fase: 12.06.2024 a 19.07.2024
O Mestrado em Educação e Formação de Adultos (MEFA) visa o desenvolvimento de competências e conhecimentos especializados ação/intervenção neste domínio, através da conceção, implementação, gestão e avaliação de projetos de aprendizagem ao longo da vida dirigidos a adultos, nomeadamente no contexto da comunidade e no âmbito da oferta educativa e de formação profissional, incluindo a validação das aprendizagens experienciais. Prepara ainda para a coordenação de equipas pluriprofissionais atuando nestes contextos e intervenções e para a investigação no domínio da educação de adultos e da aprendizagem e orientação ao longo da vida.
Início: setembro de 2024
Horário: Pós-laboral
Língua: Português
Nº total de vagas para 2024/2025: 30
1.ª fase: 15
2.ª fase: 10
3.ª fase: 5
Destinatários:
Licenciados em Ciências da Educação, em Psicologia, em Ciências Sociais e Humanas, e em outras áreas que desenvolvam ou pretendam capacitar-se para vir a desenvolver atividade profissional no domínio da Educação e Formação de Adultos, nomeadamente no âmbito dos atuais Centros Qualifica, em organizações e instituições dedicadas à educação de adultos, à formação profissional de adultos e à educação permanente, e à formação contínua, em empresas e outras organizações de trabalho, e em intervenções comunitárias, entre outros contextos.
Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:
Conforme o estipulado no artigo 9.º Regulamento do 2° ciclo de estudos em Educação e Formação de Adultos a seleção é realizada através da classificação obtida pela análise:
Ponderação:
Área de licenciatura: 9%; 2. Classificação final de licenciatura: 25%; 3. Outros cursos: 6%; 4. Formação complementar: 7%; 5. Experiência de trabalho: 6%; 6. Experiência como formador/a: 3%; 7. Projetos de intervenção: 9%; 8. Projetos de investigação: 7%; 9. Comunicações em reuniões científicas: 6%; 10. Publicações: 7%; 11. Adequação do CV ao ciclo de estudos: 10%; 12. Outros: 5%.
Observações: Poderão ser realizadas entrevistas aos candidatos para avaliar motivações e expetativas face à formação, bem como o domínio de línguas estrangeiras e disponibilidade de tempo.
+ informações:
1.ª fase: 09.02.2024 a 05.04.2024
2.ª fase: 12.06.2024 a 12.07.2024
3.ª fase: n.a.
Organizado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP) e pela Faculdade de Belas Artes (FBAUP) da Universidade do Porto o Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (MEAV) constitui-se num projeto de formação académica e profissionalizante de professores em artes visuais, articulando conhecimentos e competências de natureza científica e pedagógica capazes de responder aos desafios que se colocam à educação artística. Ao longo do ciclo de estudos, a formação na área da docência, a prática de ensino supervisionada e a investigação em artes visuais pretendem contribuir para a discussão crítica dos problemas que afetam a escola e a ação dos/as professores/as, através de metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, em estreita relação com o campo epistemológico da educação artística.
Decorrente da alteração ao regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário (DL 112/2023, de 29 de novembro) o Plano de Estudos do MEAV será atualizado.
Início: setembro de 2024
Horário: (a confirmar) 1.º Semestre – Segunda e Terça das 16h às 21h; 2.º Semestre – Segunda a Quarta das 16h às 21h/22h. (Horário exclusivamente relativo à componente curricular (1.º Ano) do MEAV e não inclui as UC de Opção. O horário das UC de Opção depende da oferta definida anualmente, consultados os Conselhos Científicos de ambas as Faculdades).
Língua: Português
Nº total de vagas para 2024/2025: 27
1.ª fase: 12
2.ª fase: 15 + sobrantes da 1.ª fase
3.ª fase: n.a
Destinatários:
- Titulares de uma habilitação académica superior com um mínimo de 120 ECTS na área científica de Artes Visuais (podendo candidatar-se com 75% dos créditos exigidos, condicionado à obtenção dos créditos em falta até à data da matrícula); e
- Titulares do domínio oral e escrito da língua portuguesa (a avaliar, respetivamente, na entrevista e na apresentação, através de carta de motivação, dos motivos subjacentes à candidatura).
Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:
1.º etapa de seleção:
- Carta de Motivação (avaliação do domínio escrito da língua portuguesa);
- Análise do Curriculum Vitae (CV);
2.º etapa de seleção:
- Entrevista de seleção
Ponderação
1. Carta de motivação – 10%
Tendo em vista avaliar o domínio escrito da língua portuguesa, a carta de motivação deve revelar capacidade de articulação de argumentos na justificativa de candidatura ao curso. Esta carta deve ter um limite de 500 palavras.
2. Análise do CV – 70%
A apreciação do Curriculum Vitae dos/as candidatos é feita de acordo com os seguintes subcritérios e ponderações:
2.1 – Nota de licenciatura ou mestrado integrado – 25%
2.2 – Formação complementar – 20% www.fpce.up.pt
2.3 – Experiência no campo educativo e artístico na sua relação com a educação artística – 25%
3. Entrevista – 20%
Sendo o domínio da língua portuguesa condição de admissão imprescindível, a entrevista realizada aos/às candidatos/as destina-se a avaliar esse domínio, focando-se nas razões apresentadas no processo de candidatura e na capacidade de articulação de argumentos.
Observações: 1. A carta de motivação é, no caso de uma avaliação inferior a 10, motivo de eliminação da candidatura. 2. Apenas passam à segunda etapa de seleção (Entrevista de seleção) os/as candidatos/as que reúnam uma avaliação superior a 10 na avaliação da carta de motivação e na análise do Curriculum Vitae.
+ informações:
1.ª fase: 17.06.2024 a 12.07.2024
2.ª fase: 29.08.2024 a 05.09.2024
O Mestrado em Psicologia (MPSI) visa qualificar profissionais de Psicologia, capacitando-os/as com conhecimentos e aptidões especializadas e atitudes adequadas ao desempenho da atividade de psicólogo/a em contextos de trabalho e investigação complexos e imprevisíveis. A formação direciona-se para quatro áreas de especialização em que o/a estudante adquirirá conhecimentos e competências nucleares e aprofundará modelos conceptuais e técnicas de intervenção específicas, a saber: Psicologia Clínica e da Saúde; Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano; Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho; Psicologia da Justiça e da Desviância.
Início: setembro de 2024
Horário: diurno
Língua: totalmente em Português
Nº total de vagas para 2024/2025: 82
1.ª fase: 77
2.ª fase: 52 (PCS: 16 vagas + PEDH: 12 vagas + PJD: 12 vagas + POST: 12 vagas)
Destinatários:
- Titulares do grau de Licenciado em Psicologia ou em Ciências Psicológicas;
- titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos em Psicologia organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo e reconhecido por instituição de ensino superior portuguesa legalmente habilitada para o efeito;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que confira, na sequência de reconhecimento específico nos termos do artigo 20.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, direitos inerentes à titularidade do grau académico de Licenciatura em Psicologia ou em Ciências Psicológicas.
- "Estudantes em conclusão de licenciatura em Psicologia ou em Ciências Psicológicas" que estejam em condições de obter o grau de Licenciado até ao final do prazo de matrículas da respetiva fase de candidatura, qualquer que seja a sua Instituição de Ensino Superior (IES) de origem. Estes candidatos perdem o direito à colocação no âmbito do concurso em questão, caso não estejam em condições de poder efetuar a sua matrícula dentro dos prazos previstos.
Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:
A seriação dos candidatos será efetuada por ordem decrescente da sua Classificação Final (CF), tendo por base a média ponderada das seguintes componentes: Média de Candidatura (MC) e Prestígio do Estabelecimento de Ensino (PEE).
A Classificação Final (CF) é arredondada às milésimas.
A colocação numa das quatro áreas de especialização do Mestrado será feita por ordem decrescente da CF, colocando cada candidato na área de especialização de maior preferência para a qual ainda existam vagas.
Ponderação
Média de Candidatura – 70%
A Média de Candidatura (MC), expressa numa escala de 10 a 20 valores arredondada às milésimas, representa a média de classificações obtidas em UC individuais ponderada pelos respetivos ECTS.
Prestígio do Estabelecimento de Ensino (PEE) – 30%
O Prestígio do Estabelecimento de Ensino (PEE) representa a qualidade e o prestígio da IES de origem do candidato, sendo avaliado através da última edição disponível do ranking QS
+ informações:
Inscrições nas turmas / Primeiro Semestre 2024/2025
Informações: Primeiro Semestre 2024/2025
Formulário para ordenação de áreas de especialização
Formulário para avaliação curricular
+ Informações | SA - Serviço Académico | SPG - Serviço de Pós-Graduações |
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