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Licenciatura em Ciências da Educação

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Licenciatura em Ciências da Educação (LCED)

A LCED é uma formação abrangente e multidisciplinar que qualifica profissionais na área da Educação. Oferece a oportunidade de adquirir conhecimentos científicos sobre processos educativos envolvendo públicos de várias faixas etárias e em diferentes contextos; abrindo portas ao desempenho de funções em organismos públicos ou em instituições privadas e do terceiro sector que assumem responsabilidades educativas.

A LCED assenta em quatro componentes interrelacionadas:

  • formação teórica pluridisciplinar em Educação;
  • formação em metodologias de investigação e intervenção;
  • formação teórico-prática promotora de competências comunicativo-relacionais, reflexivas e críticas;
  • seminários de contacto com contextos e profissionais do campo da educação e formação.

Vídeo promocional LCED

Diretor da LCED

Diretor da LCED
Diretor da LCED

Professor João Caramelo

Professor João Caramelo

[email protected]

João Caramelo é Professor Associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
e membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE).

Os seus principais interesses de investigação são:
Educação de jovens e adultos e educação ao longo da vida;
Animação comunitária e desenvolvimento local;
Educação para o desenvolvimento e justiça social;
Diversidade, igualdade e educação;
Ensino e formação profissionais e transições para o mercado de trabalho.

Informações úteis + condições de acesso

Informações úteis + condições de acesso
Informações úteis + condições de acesso
Tipo de Curso: Licenciatura
Duração: 6 Semestres / 180.0 ECTS
Vagas*: 47
Idioma: Português
Propina (Tempo Integral)
Nacionais: 697,00€
Internacionais CPLP: 1.925,00€
Internacionais: 3.500,00€
Toda a informação apresentada é relativa a 2024/2025

O acesso ao curso de 1.º ciclo em Ciências da Educação não tem pré-requisitos e realiza-se sob duas modalidades previstas na lei:
Concurso Nacional de Acesso, através da aprovação no ensino secundário ou habilitação equivalente, tendo realizado uma das seguintes provas:
02 Biologia e Geologia ou
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou
18 Português

Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior [linkar aos regulamentos específicos] :
Titulares de Cursos de Dupla Certificação do Ensino Secundário e Cursos Artísticos Especializados;
Titulares de provas de acesso ao ensino superior para Maiores de 23 anos;
Titulares de Outros Cursos Superiores;
Mudança de Par Instituição/Curso;
Reingresso.

Notas dos últimos colocados na 1.ª fase do concurso de acesso:
em 2024/2025: _____
em 2023/2024: 161,5
em 2022/2023: 156,5
em 2021/2022: 155,5

Critérios de seleção e seriação
No âmbito do Concurso Nacional de Acesso a nota de acesso é obtida através da média do secundário 50% + prova de ingresso 50%

Objetivos

Objetivos
Objetivos
Para obter o grau de licenciado/a em Ciências da Educação é preciso ter demonstrado, através dos processos de ensino/aprendizagem, a posse de conhecimentos, a capacidade de os aplicar, a capacidade de recolher, selecionar e analisar informação, a capacidade de diagnosticar e intervir na resolução de problemas, a capacidade de comunicar informação e de aprender ao longo da vida.

Para o efeito, a estrutura curricular concretiza-se através de 5 tipos de componentes de formação, articuladas entre si:
  • formação teórica pluridisciplinar em Educação distribuída por várias áreas científicas com património reconhecido no pensamento sobre educação (Educação; Psicologia; Currículo; História; Sociologia; etc.);
  • formação em metodologias de investigação quantitativas e qualitativas bem como investigação-ação, fundamentadora de uma postura de cariz investigativo e de intervenção acerca dos problemas e dos fenómenos educativos nos seus vários contextos;
  • uma componente marcadamente teórico-prática através das quais se procura promover competências gerais de natureza cognitiva e prática, envolvendo dimensões relacionais, de comunicação e de desenvolvimento pessoal e social;
  • uma componente de contacto com contextos de exercício profissional através da qual os/as estudantes interagem de forma continuada com profissionais e práticas profissionais nas várias áreas de profissionalização em Ciências da Educação: Educação, Cidadania e Proteção Social; Educação em Contextos de Cultura e Lazer, Educação/Formação de Adultos e Desenvolvimento Local; Educação e Gestão Educacional;
  • uma componente opcional livre, de entre a oferta do Departamento de Ciências da Educação, do Departamento de Psicologia ou de qualquer 1.º ciclo da UP.

Plano de Estudos

Condições de acesso

Condições de acesso
Acesso ao curso de 1.º ciclo

O acesso ao curso de 1.º ciclo em Ciências da Educação não tem pré-requisitos e realiza-se sob duas modalidades previstas na lei:

  1. Concurso Nacional de Acesso, através da aprovação no ensino secundário ou habilitação equivalente, tendo realizado uma das seguintes provas:
    02 Biologia e Geologia ou
    17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou
    18 Português

  2. Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior:
    Titulares de Cursos de Dupla Certificação do Ensino Secundário e Cursos Artísticos Especializados;

Titulares de provas de acesso ao ensino superior para Maiores de 23 anos;
Titulares de Outros Cursos Superiores;
Mudança de Par Instituição/Curso;
Reingresso.

Nota do último colocado na 1.ª fase do concurso de acesso:  
     em 2023/2024: 161,5
     em 2022/2023: 156,5
     em 2021/2022: 155,5

Critérios de seleção e seriação
No âmbito do Concurso Nacional de Acesso a nota de acesso é obtida através da média do secundário 50% + provas de ingresso 50%

Legislação

Legislação
Regulamentos

regulamentos com links .... e despacho

Competências Profissionais

Competências Profissionais
Regulamento

De acordo com o Regulamento do 1.º Ciclo de Estudos em Ciências da Educação da FPCEUP, aprovado em 2019, as competências profissionais do/a licenciado/a em Ciências da Educação são:

« Artigo 4.º Objetivos e resultados de aprendizagem do ciclo de estudos

1 — O ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Ciências da Educação capacita os licenciados em Ciências da Educação para serem especialistas em educação/formação, isto é, profissionais que desempenharão a sua atividade em contextos socioeducativos e de formação diversos, inseridos no sistema educativo e fora dele.

2 — O grau de licenciado é conferido a estudantes que demonstrem:

  • Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão na área de formação de Ciências da Educação de nível superior que: i) Sustentando -se nos conhecimentos de nível secundário, os desenvolva e aprofunde; ii) Se apoie em materiais de ensino de nível avançado e lhes corresponda; iii) Em domínios das Ciências da Educação, se situa ao nível dos conhecimentos de ponta da mesma;
  • Capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional na área vocacional da educação/formação;
  • Capacidade de recolher, selecionar, analisar e interpretar informação relevante no campo da educação/formação que os habilite a construir uma argumentação fundamentada, que considere aspetos sociais, científicos e éticos relevantes;
  • Capacidade de diagnosticar e de intervir na resolução de problemas na área da educação/formação,
  • em diferentes contextos, nomeadamente como mediadores socioeducativos e da formação;
  • Competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a
  • públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;
  • Competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia. »

Saídas Profissionais

O 1º ciclo de estudos em Ciências da Educação capacita os/as licenciados/as em Ciências da Educação para serem especialistas em educação/formação isto é, profissionais que desempenharão a sua atividade em contextos de educação e de formação diversos, inseridos no sistema educativo e fora dele, como sejam:

  • Agências de Desenvolvimento Local
  • Associações culturais, recreativas, desportivas
  • Câmaras Municipais
  • Casas de Juventude
  • Centros de Educação e Formação de Adultos
  • Centros de Dia
  • Centros Sociais
  • Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ)
  • Departamentos de Educação para a Saúde
  • Escolas e Agrupamentos do Ensino Básico e Secundário e TEIP
  • Instituições de Proteção Social
  • Juntas de Freguesia
  • Lares de Infância e Juventude
  • Serviços Educativos para a Infância, Juventude e 3ª idade

Testemunhos