Avançar para conteúdo principal

Ano Letivo 2024/2025 - Mensagem Diretor

Caras e caros colegas e estudantes da comunidade FPCEUP,

Espero que tenham tido umas boas e merecidas férias.

É com enorme satisfação que vos escrevo para partilhar um conjunto de boas notícias neste início de novo ano letivo.

Os resultados do concurso de acesso ao ensino superior voltaram a colocar a Faculdade no topo das preferências dos estudantes. As licenciaturas em Psicologia e Ciências da Educação preencheram todas as vagas na primeira fase e estão entre as melhores médias de acesso do país. Este é o resultado de um trabalho árduo e persistente de toda comunidade FPCEUP à qual estou imensamente grato. Aproveito para dar as boas-vindas a todas/os as/os novas/os estudantes e desejar muito sucesso no percurso conjunto que agora começa.

Também, as candidaturas às Bolsas de Doutoramento da FCT tiveram uma excelente taxa de aprovação, sendo que quase duas dezenas de estudantes dos Programas Doutorais em Psicologia, Ciências de Educação e Sexualidade Humana poderão beneficiar de financiamento para se dedicarem a tempo integral aos seus projetos de investigação. Parabéns a todas/os as/os estudantes e orientadores.

Os resultados das candidaturas aos Projetos Exploratórios em Todos os Domínios Científicos (FCT PeX) voltaram a premiar a excelência da investigação que se faz na Faculdade com 5 propostas de financiamento (uma taxa de sucesso superior a 40%) para projetos liderados por docentes e investigadores de Psicologia e de Ciências da Educação.

Por fim, os resultados do programa FCT Tenure do qual resultaram 11 propostas para contratação de investigadores para ingressão na carreira docente (6 lugares) e na carreira de investigação (5 lugares). No total, este resultado corresponde a 10% de todas as propostas de financiamento do painel da área das Ciências Sociais (P2) em todo o país. A contratação de onze novos docentes e investigadores cofinanciada pela FCT e pela FPCEUP constituirá uma oportunidade para o desenvolvimento de uma carreira estável para muitos dos investigadores que há tanto tempo têm trabalhado em situação precária para o sucesso da missão da Faculdade.

Este ano letivo, teremos um conjunto de novos desafios de elevada relevância, com a avaliação das unidades de investigação (CPUP e CIIE) pela FCT e de um conjunto de cursos de formação de primeiro, segundo e terceiros ciclos por parte da A3Es. Agradeço a todas as pessoas envolvidas o empenho constante para o sucesso da nossa instituição.

Votos de um excelente ano letivo.

Pedro Nobre