
Metodologias de ensino-aprendizagem para o EAE de Teatro

Metodologias de ensino-aprendizagem para o EAE de Teatro
A nova oferta do Curso Básico de Teatro no sistema de ensino nacional traz a necessidade de formar todos aqueles que desejam ministrar esta nova oferta prevendo a capacitação, o desenvolvimento e à-vontade pedagógica dos docentes no exercício das suas funções. De acordo com a proposta de perfil de professor na área do EAE de Teatro, as lacunas sentidas pelos profissionais desta área na formação pedagógica visam a necessidade de uma formação pensada e adequada para esta nova atividade que se impõe. A formação: “Metodologias de ensino-aprendizagem para o EAE de Teatro”, procura mitigar esta necessidade capacitando e desenvolvendo nos docentes aprendizagens e competências.
.Capacitar os novos professores para lecionarem o Curso Básico e Teatro atendendo aos fundamentos teórico-práticos previstos na elaboração do curso:
1º fundamento metodológico de matriz curricular: – Associar a teoria à prática no processo de aprendizagem artística teatral ao longo da formação do aluno.
2º fundamento metodológico de ação pedagógica: – O foco no aluno, nas suas características e motivações.
3º fundamento metodológico de lecionação e avaliação – a lecionação, observação e avaliação tripartida ao longo dos três ciclos de formação.
4º e último fundamento metodológico de perfil de professor: - O professor como um orientador no caminho que o aluno pretende traçar ao longo do seu percurso de estudos.
.Melhorar a qualidade do EAE de Teatro a nível nacional, capacitando os atores educativos de ferramentas na conduta e orientação do curso nas diversas áreas disciplinares procurando uniformidade nos eixos comuns e fundamentais do curso e a diversidade cultural no que respeita à identidade no meio em que se inserem e com o público-alvo de alunos.
.Promover um trabalho colaborativo e em rede entre todos os agentes promotores do CBT.
Candidatos com curso superior de: Teatro nos seguintes ramos – Interpretação, Estudos Teatrais, Produção, (Direção de Cena, Figurinos, cenografia, adereços…); Dramaturgia, Iluminação e/ou sonoplastia; Música, no ramo do Canto ou em Teatro Musical; Estudos Teatrais
Capacitar os novos professores para lecionarem o Curso Básico e Teatro atendendo aos fundamentos teórico-práticos previstos na elaboração do curso: 1º fundamento metodológico de matriz curricular: – associar a teoria à prática no processo de aprendizagem artística teatral ao longo da formação do aluno. 2º fundamento metodológico de ação pedagógica: – o foco no aluno, nas suas características e motivações. 3º fundamento metodológico de lecionação e avaliação – a lecionação, observação e avaliação tripartida ao longo dos três ciclos de formação. 4º e último fundamento metodológico de perfil de professor: - O professor como um orientador no caminho que o aluno pretende traçar ao longo do seu percurso de estudos. Desta forma, procura-se melhorar a qualidade do EAE de Teatro a nível nacional, capacitando s atores educativos de ferramentas na conduta e orientação do curso nas diversas áreas disciplinares procurando uniformidade nos eixos comuns e fundamentais do curso e a diversidade cultural no que respeita à identidade no meio em que se inserem e com o públicoalvo de alunos. Procura-se ainda como objetivo desta formação, promover um trabalho colaborativo e em rede entre todos os agentes promotores do CBT
A avaliação de cada formando obedece a critérios que são devidamente partilhados no início da formação de acordo com os objetivos e conteúdos desta formação. • Participação: 25% - Inclui integração nos trabalhos de grupo; nas dinâmicas solicitadas; nas propostas de trabalhos autónomo ou em grupo, no interesse demonstrado pela formação e pela prática de aplicação dos conteúdos abordados. • Trabalho produzido no decorrer da formação: 25%. Inclui os trabalhos realizados no âmbito da formação nomeadamente de propostas criativas para aplicar com os alunos nas aulas e do relatório individual intermédio de reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo da formação. • Trabalho produzido no decorrer da ação em contexto de trabalho. Incluiu a planificação das aulas, a sumarização, a prática assistida e o relatório final de reflexão critica final do trabalho desenvolvido em contexto de trabalho na lecionação das aulas. Os resultados da avaliação são atribuídos segundo a nomenclatura de: PRINCIPANTE – até 49% APRENDIZ – até 75% ESPECIALISTA -mais de 76%
Presencial (P)
Presencial
Certificação UP
Certificação CCPFC (Certificado formação contínua para professores)
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Daniela Ferreira
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Sílvia Correia
Responsável
Formador
Critérios de seleção e seriação
Experiência profissional no curso básico de Teatro - 70%
Pela nota final do curso detido pelo/a candidato/a. Valoriza-se o nível de grau superior por esta ordem: Doutoramento, Mestrado, Licenciatura) - 30%
Em caso de empate: avaliação da justificação de interesse pelo curso (1-5 pontos).
140€ Todos os participantes + 2€ (seguro escolar)
Serviço para a Educação Contínua (SEC)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto
E-mail: [email protected] Tlf: 226 061 890
F: https://www.facebook.com/sec.fpceup
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