U.Porto

Storytelling digital para a inclusão de pessoas em situações de vulnerabilidade

Susana Coimbra (Responsável)
B-Learning |
Português
Em breve
1,50 ECTS

Storytelling digital para a inclusão de pessoas em situações de vulnerabilidade

Em breve
1,50 ECTS
Susana Coimbra
Responsável
B-Learning
Português

Duração

14 Hora(s)

Vagas

15 (mínimo de 10)

Critérios de Seleção e Seriação

Consulte os critérios de seleção e seriação

Duração

14 Hora(s)

Vagas

15 (mínimo de 10)

Critérios de Seleção e Seriação

Consulte os critérios de seleção e seriação

Com esta unidade de formação contínua pretende-se que os/as profissionais que trabalham com pessoas em situações de vulnerabilidade percorram o processo de criação de histórias digitais, desde a fase inicial de definição e escrita da história, partilha da mesma em pequeno grupo, desenhos e/ou seleção de imagens e sons que possam ilustrar a história, edição e estreia/partilha em grande grupo. a possibilidade de partilha dessas experiências pode permitir a transferência de conhecimentos, a visibilidade e empoderamento de outras pessoas que possam estar numa situação semelhante e se identifiquem com essas histórias (Charon, 2007), promovendo a inclusão social (Teixeira & Monteiro, 2023). É, por este motivo, uma abordagem particularmente adequada e eficaz com grupos de pessoas em situações de vulnerabilidade (Lal et al., 2015; Svoen et al., 2021).

1. Pretende-se que os/as formandos/as adquiram e/ou apliquem conhecimentos e competências de escrita de histórias pessoais significativas, e em formatos digitais multimodais para a ilustração e edição daquelas;

2. Pretende-se que se familiarizem com o processo de produção de histórias digitais nas suas diferentes fases, incluindo os círculos de histórias, e que desenvolvam atitudes reflexivas e culturalmente sensíveis, assim como apreendam os cuidados éticos que devem ser seguidos nessas mesmas fases;

3. Pretende-se que os/as formandos mobilizem nos seus contextos profissionais, com o apoio da equipa de formadores, o processo de produção de storytelling digital como uma estratégia/ferramenta para a inclusão social de pessoas em situações de vulnerabilidade.


Profissionais, maiores de 23 anos, com relação jurídica de emprego em profissões relacionadas com a inclusão social de pessoas em situações de vulnerabilidade social, tais como: Técnicos/as superiores de educação; Educadores/as sociais; Técnicos/as superiores de serviço social; Sociólogos/as; Psicólogos/as; Outros/as profissionais de reinserção social.


Pretende-se que os/as formandos/as desenvolvam os/as seguintes conhecimentos, competências e atitudes:

- conhecer os princípios básicos e as características teóricas e metodológicas das histórias digitais

- compreender as implicações e precauções éticas a assumir no uso das histórias digitais

- saber ouvir e debater as ideias das pessoas para as histórias, tanto coletivamente (no grupo) como individualmente

- escrever histórias

- narrar histórias com recurso a gravação de voz

- desenvolver um storyboard

- escolher imagens e banda sonora adequadas às histórias, tendo em consideração as questões de direitos de autor

- editar histórias com ilustração de imagens e sons com recurso a software de edição de vídeo

- partilhar histórias em pequenos e grandes grupos

- ter consciência das implicações da partilha das histórias digitais

- orientar outras pessoas, de forma empática e promovendo um ambiente de segurança emocional, no processo de redação e edição


O objetivo desta unidade de formação contínua é preparar futuros/as facilitadores/as do uso desta metodologia para intervenção ou investigação orientadas para as questões da vulnerabilidade e inclusão social. Atendendo a que o grupo pode ser bastante heterogéneo no que respeita às suas habilitações académicas e/ou experiências anteriores, pretende-se que todos/as os/as formandos/as adquiram e/ou atualizem ou apliquem os seus conhecimentos de escrita, narração, edição e partilha de histórias. Esta metodologia prática permitir-lhes-á viver na primeira pessoa os aspetos concetuais e técnicos, mas também emocionais e catárticos que podem derivar da participação nestas oficinas. Deste modo, ser-lhe-á exposta informação teórica relativa à fundamentação e história do uso da metodologia, das suas diferentes etapas e procedimentos, assim como dos cuidados éticos e eventuais dificuldades que possam surgir. Esta partilha será sempre acompanhada pela vivência direta, individual e em grupo, de todo o processo enquanto formando/a, de modo a potenciar a sua interiorização e reflexão crítica, fundamentais em futuros/as facilitadores/as do processo de storytelling digital junto das pessoas em situações de vulnerabilidade. No final, será feita a estreia e discussão das histórias produzidas pelos/as participantes, bem como uma apresentação oral acerca da implementação deste processo com os grupos com quem trabalham, nomeadamente dos principais desafios e oportunidades para o processo de inclusão. Na sessão final presencial será dinamizado um grupo de discussão focalizada de avaliação e balanço da formação e em torno das possíveis futuras aplicações da metodologia.


A avaliação da formação será contínua e envolve dois momentos:

- Após o período de formação presencial, com a ponderação de 50% na classificação final: criação e finalização de uma história digital, sua apresentação e discussão com a equipa de formação;

- Após o término do período de trabalho autónomo, com a ponderação de 50% na classificação final: apresentação oral para a equipa de formação acerca dos desafios e oportunidades proporcionados pela implementação da metodologia de storytelling digital junto de pessoas em situações de vulnerabilidade social


B-Learning (B)


Certificado UP

    Responsável

  • Susana Coimbra Curriculum Vitae

  • Formador

  • Placeholder Staff Image
    Ana Luísa Costa
  • Placeholder Staff Image
    Elsa Teixeira
  • Placeholder Staff Image
    João Caramelo

Ter mais de 23 anos; ser residente nacional;

  • Experiência profissional (50 pontos): i) até 3 anos (20 pontos); ii) de 4 a 10 anos (30 pontos); iii) mais de 10 anos (50 pontos)
  • Experiência de utilização de ferramentas de edição digital de som e vídeo (20 pontos): i) sem experiência (0 pontos); ii) experiência comprovada curricularmente (20 pontos)
  • Experiência de trabalho com populações em situação de vulnerabilidade (30 pontos): i) sem experiência (0 pontos); ii) experiência anterior ao momento atual (15 pontos); iii) experiência no momento atual (30 pontos)

 

Em caso de desempate: serão avaliadas as cartas de motivação e/ou justificação de interesse pelo curso (1-5 pontos) 

13€ Todos os participantes selecionados + 2€ (seguro escolar)

Serviço para a Educação Contínua (SEC)

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto


E-mail:  [email protected]           Tlf: 226 061 890  

F: https://www.facebook.com/sec.fpceup

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