
PRR - Pré-Habilitação do Doente Oncológico Cirúrgico

PRR - Pré-Habilitação do Doente Oncológico Cirúrgico
Os doentes oncológicos que necessitam de tratamento cirúrgico são cada vez mais idosos, frágeis, descondicionados e com a presença concomitante de comorbilidades, o que os coloca em risco acrescido de morbilidade e mortalidade pós-operatória. Face a este cenário, verifica-se a necessidade de dotar os profissionais das áreas da saúde e exercício físico de conhecimentos e competências que lhes permitam implementar, de forma oportuna e eficaz, programas de otimização pré-operatória em doentes oncológicos, com a finalidade de reduzir a morbilidade e mortalidade pós-operatória e diminuir o tempo de hospitalização. A presente formação apresenta-se como uma solução para colmatar essas necessidades. Os objetivos definidos estão em conformidade com a missão da Universidade do Porto na medida em que procura promover a valorização social e económica do conhecimento e a formação de nível superior dos profissionais a que se dirige. Ao decorrer em regime presencial ou e-learning, potencia e favorece a formação à distância, respondendo assim à exigência crescente de oferta de formação superior de qualidade e mitigação das barreiras de acesso.
Qualificar os destinatários para a implementação oportuna e eficaz de programas de otimização pré-operatória em doentes oncológicos, com a finalidade de reduzir a morbilidade e mortalidade pós-operatória e diminuir o tempo de hospitalização.
Condições específicas de ingresso e critérios de seleção e seriação
Os candidatos devem ser detentores do grau de licenciado, ou equivalente legal, em Ciências do Desporto/Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Medicina ou outros licenciados na área da saúde.
Serão candidatos prioritários para efeitos de seleção, os que se enquadram no público-alvo do programa Impulso Adultos (PRR): maiores de 23 anos e residentes em território nacional. Caso existam vagas sobrantes, poderão ser admitidos candidatos que não cumpram com as condições mencionadas.
Todos os candidatos serão seriados através da avaliação da média do curso de licenciatura (100%). Em caso de empate será colocado o candidato com mais anos de experiência profissional comprovada.
1
- Introdução ao curso
- Epidemiologia das doenças oncológicas
- Registo oncológico e dados de Portugal
- Carcinogénese
2
- Diagnóstico e estadiamento das doenças oncológicas
3
- O tratamento e seguimento das doenças oncológicas
- O papel do Cirurgião
- O papel do Radiologista
4
- O tratamento e seguimento das doenças oncológicas 2
- O papel da Quimioterapia
- Ensaios clínicos e medicina de precisão
5
- Complicações Cirúrgicas no Doente oncológico
6
- Ferramentas e algoritmos de estratificação do risco cirúrgico no apoio à decisão
7
- - Cuidados perioperatórios
8
- Pré-habilitação:
- Conceitos e eficácia
- Avaliação e intervenção com exercício físico
9
- Pré-habilitação: Avaliação e intervenção médica
10
- Pré-habilitação: Avaliação e intervenção nutricional
11
- Pré-habilitação: Avaliação e intervenção psicológica
12
- Mesa-redonda:
- Programas de pré-habilitação em contexto clínico vs. comunitário
- Plataformas digitais e pré-habilitação Barreiras e facilitadores à implementação e manutenção dos programas de pré-habilitação
- Reorganização dos cuidados peri-operatórios
13
- Reabilitação
14
- Casos clínicos
15
- Avaliação
As horas de contacto correspondem a aulas de carácter teórico-prático, em regime presencial ou e-learning, permitindo a transmissão dos conteúdos necessário bem como a exercitação e a consolidação dos conhecimentos através da interpretação e discussão de casos-clínicos contextualizados ao tema.
Será promovido o diálogo entre todos os estudantes através da disponibilização de fóruns e chats de conversação na plataforma Moodle, que poderão ser utilizados ao longo da formação, incluindo durante as aulas. Adicionalmente, a sala de aula estará equipada com equipamento informático e audiovisual adequado, que permitirá que os estudantes à distância interajam não só com os docentes, mas também com os estudantes presenciais, nomeadamente na discussão de casos-clínicos contextualizados aos temas da aula.
A avaliação será por exame final (100%). Para realizar o exame é necessária a presença em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas (presença efetiva em sala de aula para os estudantes em regime presencial ou presença síncrona através de plataformas informáticas para os estudantes em regime e-learning). O teste será realizado no final da unidade de formação, constituído por questões de escolha múltipla e resposta curta, baseadas em casos-clínicos e será realizado através da plataforma Moodle, quer em sala de aula (estudantes em regime presencial) quer em ambiente e-learning (obrigatoriedade de acesso síncrono, com câmara e som ativos). A aprovação fica condicionada à obtenção de uma nota igual ou superior a 9,5 valores no exame final.
B-Learning (B)
As aulas decorrem ao sábado, entre as 9h00 e as 13h00, nas instalações da FADEUP, com transmissão síncrona das aulas (para alunos em regime de e-learning) que permitirá que os estudantes à distância interajam não só com os docentes, mas também com os estudantes presenciais, nomeadamente na discussão de casos-clínicos contextualizados aos temas da aula.
-
Daniel Moreira GoncalvesFaculdade de Desporto - - Universidade do Porto
Responsável
Critérios de seleção e seriação
Serão candidatos prioritários para efeitos de seleção, os que se enquadram no público-alvo do programa Impulso Adultos (PRR): maiores de 23 anos e residentes em território nacional. Caso existam vagas sobrantes, poderão ser admitidos candidatos que não cumpram com as condições mencionadas.
Todos os candidatos serão seriados através da avaliação da média do curso de licenciatura (100%). Em caso de empate será colocado o candidato com mais anos de experiência profissional comprovada.
0€ sem custos para os participantes + 2€ (seguro escolar)
formaçã[email protected]
Mais informações
Contacte-nos para podermos responder às suas dúvidas e partilhar mais informações.