
Atividades Experimentais em Física para o 10º ano do Ensino Secundário

Atividades Experimentais em Física para o 10º ano do Ensino Secundário
O papel da experimentação no ensino das ciências e em particular da Física são decisivos para a promoção de um ensino de qualidade. Com esta formação pretende-se reforçar a componente experimental, no sentido de promover uma aprendizagem ativa e significativa.
Contribuir para o aperfeiçoamento das competências científicas, técnicas e didáticas dos professores do grupo de recrutamento 510, habilitados a lecionar o 10º ano de Físico-Química. Nomeadamente:
– Aprofundar o domínio de práticas laboratoriais atuais.
– Partilhar e divulgar materiais e estratégias destinados à atualização científica e tecnológica.
– Incentivar o recurso à experimentação, à reflexão e ao tratamento estatístico de dados, de acordo com o nível sugerido pelo programa do 10º ano do Ensino Secundário.
Professores ativos do grupo de recrutamento 510 do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário;
Professores do grupo 510 a colaborar noutras áreas distintas da área de formação original e que pretenda desenvolver ou atualizar o seu conhecimento na área.
Outros profissionais relacionados com o ensino, sempre que lhes seja reconhecida, pelo responsável da formação, competências e aptidões para o efeito, assim como convergência de objetivos entre os respetivos percursos profissionais e esta formação.
Contribuir para o aperfeiçoamento das competências científicas, técnicas e didáticas dos professores do grupo de recrutamento 510, habilitados a lecionar o 10º ano de Físico-Química.
Proporcionar aos professores a oportunidade de aprofundar o domínio de práticas laboratoriais recentes, utilizadas no ensino experimental da Física.
Partilhar e divulgar materiais e estratégias destinados à atualização científica e tecnológica no âmbito da Física.
Incentivar o recurso à experimentação, à reflexão e ao tratamento estatístico de dados, de acordo com o nível sugerido pelo novo programa do 10º ano do Ensino Secundário.
O papel da experimentação no ensino das ciências e em particular da Física. Metodologia de trabalho laboratorial. Análise e tratamento de dados experimentais, com recurso a programas informáticos.
Prática laboratorial, cobrindo os seguintes tópicos programáticos:
Energia e sua conservação: energia e movimentos - energia cinética e potencial, energia interna, sistema mecânico, modelo do centro de massa e modelo da partícula material, teorema da energia cinética, forças conservativas e não conservativas, potência, conservação da energia e rendimento; Energia e fenómenos elétricos – grandezas elétricas, corrente contínua e alternada, resistência, resistividade, efeito Joule, força eletromotriz, associação de resistências em série e em paralelo, potência elétrica; Energia, fenómenos térmicos e radiação – sistema, fronteira e vizinhança, sistema termodinâmico, sistema isolado, temperatura, equilíbrio térmico, calor e radiação, condução, convecção, capacidade térmica mássica, variação de entalpia de fusão, primeira e segunda leis da termodinâmica, balanço energético.
Aulas teórico-práticas: apresentação dos conteúdos da ação, suportada por audiovisuais e textos de apoio. Discussão dos conteúdos científicos do 10º ano e principais dificuldades na aprendizagem. Exposição breve dos conteúdos sobre análise de dados experimentais com suporte a programas informáticos, apoiada em audiovisuais e textos informativos; trabalho em pequenos grupos com recurso a meios informáticos.
Aulas práticas: trabalho laboratorial em pequenos grupos, recorrendo a calculadoras gráficas, sensores, interfaces, registo de vídeo e programas de aquisição automática de dados (quando apropriado), com caráter didático e fomentando uma abordagem investigativa.
Avaliação contínua ao longo das aulas práticas. 20%
Análise completa de uma das atividades laboratoriais realizadas e respetiva discussão oral. Será valorizada a sugestão de alternativas para a sua realização, incluindo indicações a fornecer aos alunos, questões a discutir na exploração do trabalho e enquadramento científico-didático. 80%
Presencial (P)
As sessões decorrem na FCUP
Mediante obtenção de aprovação o estudante:
Terá acesso a certificado no âmbito da Formação Contínua (CCPFC)
Poderá solicitar, através do SIGARRA, a emissão de uma Certidão de Unidade de formação Contínua. (Emissão condicionada ao pagamento de uma taxa mínima de 5€)
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Paulo Simeão de Oliveira Ferreira de Carvalho Curriculum VitaeProfessor Associado da Unidade de Ensino das Ciências da FCUP
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Marcelo Dumas Hahn Curriculum VitaeProfessor Auxiliar Convidado do Departamento de Física e Astronomia da FCUP
Responsável
Formador
Critérios de seleção e seriação
A avaliação das candidaturas será feita numa primeira fase, na escala 100%- 20 valores, atendendo aos critérios:
- Experiência Profissional (40% - até 8 valores), pela avaliação da experiência reportada:
- Número de anos de serviço a lecionar
- Evidência de integração de recursos digitais na prática do ensino
- Avaliação Curricular (40% - até 8 valores)
- Evidência da frequência de formações
- Carta de motivação (20% - até 4 valores)
Haverá uma bonificação na classificação para os seguintes candidatos:
- Candidatos com idade superior a 23 anos e com residência em território nacional. (Bonificação de 4 valores)
- Evidência, a partir da carta de motivação, da relevância da formação nas perspetivas de “reskilling/upskilling” na sua atividade profissional. (Bonificação de 2 valores)
Os candidatos serão seriados com base no resultado da soma da classificação da primeira fase e das bonificações.
Critérios de desempate:
- Melhor classificação em Experiência Profissional
- Melhor classificação em Avaliação Curricular
300€ Público Geral + 2€ (seguro escolar)
Inês Cipriano de Almeida | [email protected]
220402086
Sandra Santos | [email protected]
220 402 082
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