U.Porto

Atividades Experimentais em Física para o 10º ano do Ensino Secundário

Comunidade U.Porto
FCUP - Faculdade de Ciências
Em colaboração com AEMaia e EG
Presencial |
Português
Em breve
1 CCPFC
3 ECTS

Atividades Experimentais em Física para o 10º ano do Ensino Secundário

Em breve
1 CCPFC 3 ECTS
Comunidade U.Porto
Presencial
Português

Duração

25 hora(s)

Vagas

21 (mínimo de 10)

Critérios de Seleção e Seriação

Consulte os critérios de seleção e seriação

Duração

25 hora(s)

Vagas

21 (mínimo de 10)

Critérios de Seleção e Seriação

Consulte os critérios de seleção e seriação

O papel da experimentação no ensino das ciências e em particular da Física são decisivos para a promoção de um ensino de qualidade. Com esta formação pretende-se reforçar a componente experimental, no sentido de promover uma aprendizagem ativa e significativa.

Contribuir para o aperfeiçoamento das competências científicas, técnicas e didáticas dos professores do grupo de recrutamento 510, habilitados a lecionar o 10º ano de Físico-Química. Nomeadamente:
– Aprofundar o domínio de práticas laboratoriais atuais.
– Partilhar e divulgar materiais e estratégias destinados à atualização científica e tecnológica.
– Incentivar o recurso à experimentação, à reflexão e ao tratamento estatístico de dados, de acordo com o nível sugerido pelo programa do 10º ano do Ensino Secundário.


Professores ativos do grupo de recrutamento 510 do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário;

Professores do grupo 510 a colaborar noutras áreas distintas da área de formação original e que pretenda desenvolver ou atualizar o seu conhecimento na área.

Outros profissionais relacionados com o ensino, sempre que lhes seja reconhecida, pelo responsável da formação, competências e aptidões para o efeito, assim como convergência de objetivos entre os respetivos percursos profissionais e esta formação.


Contribuir para o aperfeiçoamento das competências científicas, técnicas e didáticas dos professores do grupo de recrutamento 510, habilitados a lecionar o 10º ano de Físico-Química.

Proporcionar aos professores a oportunidade de aprofundar o domínio de práticas laboratoriais recentes, utilizadas no ensino experimental da Física.

Partilhar e divulgar materiais e estratégias destinados à atualização científica e tecnológica no âmbito da Física.

Incentivar o recurso à experimentação, à reflexão e ao tratamento estatístico de dados, de acordo com o nível sugerido pelo novo programa do 10º ano do Ensino Secundário.


O papel da experimentação no ensino das ciências e em particular da Física. Metodologia de trabalho laboratorial. Análise e tratamento de dados experimentais, com recurso a programas informáticos.

Prática laboratorial, cobrindo os seguintes tópicos programáticos:

Energia e sua conservação: energia e movimentos - energia cinética e potencial, energia interna, sistema mecânico, modelo do centro de massa e modelo da partícula material, teorema da energia cinética, forças conservativas e não conservativas, potência, conservação da energia e rendimento; Energia e fenómenos elétricos – grandezas elétricas, corrente contínua e alternada, resistência, resistividade, efeito Joule, força eletromotriz, associação de resistências em série e em paralelo, potência elétrica; Energia, fenómenos térmicos e radiação – sistema, fronteira e vizinhança, sistema termodinâmico, sistema isolado, temperatura, equilíbrio térmico, calor e radiação, condução, convecção, capacidade térmica mássica, variação de entalpia de fusão, primeira e segunda leis da termodinâmica, balanço energético.


Aulas teórico-práticas: apresentação dos conteúdos da ação, suportada por audiovisuais e textos de apoio. Discussão dos conteúdos científicos do 10º ano e principais dificuldades na aprendizagem. Exposição breve dos conteúdos sobre análise de dados experimentais com suporte a programas informáticos, apoiada em audiovisuais e textos informativos; trabalho em pequenos grupos com recurso a meios informáticos.

 

Aulas práticas: trabalho laboratorial em pequenos grupos, recorrendo a calculadoras gráficas, sensores, interfaces, registo de vídeo e programas de aquisição automática de dados (quando apropriado), com caráter didático e fomentando uma abordagem investigativa.


Avaliação contínua ao longo das aulas práticas. 20%

Análise completa de uma das atividades laboratoriais realizadas e respetiva discussão oral. Será valorizada a sugestão de alternativas para a sua realização, incluindo indicações a fornecer aos alunos, questões a discutir na exploração do trabalho e enquadramento científico-didático. 80%


Presencial (P)

As sessões decorrem na FCUP


Mediante obtenção de aprovação o estudante:

Terá acesso a certificado no âmbito da Formação Contínua (CCPFC)

Poderá solicitar, através do SIGARRA, a emissão de uma Certidão de Unidade de formação Contínua. (Emissão condicionada ao pagamento de uma taxa mínima de 5€)

    Responsável

  • Paulo Simeão de Oliveira Ferreira de Carvalho Curriculum Vitae
    Professor Associado da Unidade de Ensino das Ciências da FCUP

  • Formador

  • Marcelo Dumas Hahn Curriculum Vitae
    Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Física e Astronomia da FCUP

A avaliação das candidaturas será feita numa primeira fase, na escala 100%- 20 valores, atendendo aos critérios:

  • Experiência Profissional (40% - até 8 valores), pela avaliação da experiência reportada:
    • Número de anos de serviço a lecionar
    • Evidência de integração de recursos digitais na prática do ensino
  • Avaliação Curricular (40% - até 8 valores)
    • Evidência da frequência de formações
  • Carta de motivação (20% - até 4 valores)

Haverá uma bonificação na classificação para os seguintes candidatos:

  • Candidatos com idade superior a 23 anos e com residência em território nacional. (Bonificação de 4 valores)
  • Evidência, a partir da carta de motivação, da relevância da formação nas perspetivas de “reskilling/upskilling” na sua atividade profissional. (Bonificação de 2 valores)

Os candidatos serão seriados com base no resultado da soma da classificação da primeira fase e das bonificações.

Critérios de desempate:

  • Melhor classificação em Experiência Profissional
  • Melhor classificação em Avaliação Curricular

300€ Público Geral + 2€ (seguro escolar)

Inês Cipriano de Almeida  | [email protected]

220402086

 

Sandra Santos | [email protected]

220 402 082

Mais informações

Contacte-nos para podermos responder às suas dúvidas e partilhar mais informações.