U.Porto

Políticas, Administração e Avaliação em Saúde

Comunidade U.Porto
Guilhermina Maria da Silva Rêgo (Responsável)
FMUP - Faculdade de Medicina
B-Learning |
Português
Em breve
60 ECTS

Políticas, Administração e Avaliação em Saúde

Em breve
60 ECTS
Comunidade U.Porto
Guilhermina Maria da Silva Rêgo
Responsável
FMUP - Faculdade de Medicina
B-Learning
Português

Duração

427 hora(s)

Vagas

25 (mínimo de 5)

Critérios de Seleção e Seriação

Consulte os critérios de seleção e seriação

Duração

427 hora(s)

Vagas

25 (mínimo de 5)

Critérios de Seleção e Seriação

Consulte os critérios de seleção e seriação

A administração de unidades de saúde é atualmente considerada uma área fundamental na implementação das políticas de saúde dos países industrializados. Esta atividade de gestão compreende múltiplos níveis interdependentes, na medida em que se referirá à gestão de hospitais, de unidades de cuidados primários, de serviços de saúde ou de sistemas integrados compreendendo vários níveis de cuidados de saúde. De facto, na sequência da introdução no sistema de saúde de novos modelos de gestão, torna-se fundamental uma formação técnica altamente especializada e dependente do domínio de aplicação (saúde), nomeadamente em consonância com as mais modernas teorias da gestão científica da saúde e no quadro das atuais políticas públicas do setor. Neste âmbito, a avaliação de políticas, sistemas e modelos organizativos bem como de tecnologias de saúde constitui um pilar fundamental, desde logo porque permite alcançar melhores níveis de desempenho organizativo.

O Curso de Especialização em Políticas, Administração e Avaliação em Saúde vai de encontro à primeira missão da FMUP (formar profissionais para o setor da saúde competentes a nível científico, técnico e humano, que lhes permita exercer a sua atividade em instituições de saúde, de investigação, de ensino, ou empresariais), dando resposta não só a uma importante lacuna na oferta formativa desta instituição, mas também a necessidades formativas prementes por parte dos profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar no setor de saúde.


Detentores de licenciatura ou grau equivalente, por instituições nacionais ou estrangeiras, na área das ciências da saúde, gestão, economia, direito, ciências sociais e áreas afins.


Pretende-se com esta especialização permita o desenvolvimento de competências que habilitem os diplomados a exercer funções de gestão aos diversos níveis de hierarquias institucionais.

Será então possível promover e desenvolver competências específicas de gestão na área da prestação de cuidados de saúde, não apenas no que respeita à formação de quadros para a administração hospitalar stricto sensu, mas também para a direção técnica de serviços em unidades públicas, privadas, sociais e cooperativas bem como em empresas do setor da saúde incluindo indústria farmacêutica, de equipamentos médicos ou de sistemas de informação. Adicionalmente, pretende-se que os diplomados sejam capazes de interpretar e participar em projetos de avaliação, inovação ou investigação nas áreas da gestão e políticas de saúde.


As aulas decorrerão de 31 de outubro 2024 a 15 de julho 2025 em horário Pós-laboral:
• Quinta-feira das 16h00 às 20h00
• Sexta-feira das 16h00 às 20h00
• Sábado das 9h00 às 13h00


Seminários temáticos com vários convidados para cada tema; Ações participantes em contexto laboral adequadas a temática de cada seminário;


Avaliação: Um relatório final que será discutido publicamente e avaliado entre zero e 20 valores. Este relatório compreenderá uma análise da experiência do aluno, complementada com trabalho adicional advindo de investigação autónoma, devidamente orientada pela equipa docente. Esta análise deve particularizar cada um dos seminários experimentados.


B-Learning (B)

    Responsável

  • Placeholder Staff Image
    Guilhermina Maria da Silva Rêgo

1- São admitidos à candidatura no Curso de Especialização em Políticas, Administração e Avaliação em Saúde os detentores de licenciatura ou grau equivalente, por instituições nacionais ou estrangeiras, na área das ciências da saúde, gestão, economia, direito, ciências e áreas afins. 2 - Em casos devidamente justificados e após avaliação curricular, a comissão cientifica do curso poderá admitir titulares de outras licenciaturas, desde que o respectivo currículo demonstre uma adequada preparação cientifica de base.

Currículo académico, profissional e científico - 100%

 Currículo académico - 45%

  • Formação pré-graduada:  média de licenciatura ou mestrado integrado ponderada pela adequação da área científica da licenciatura ou mestrado integrado para os objetivos do curso. 
  • Formação pós-graduada: frequência e/ou conclusão de formação pós-graduada e pertinência da mesma para os objetivos do curso. 

          

Experiência Profissional - 45%

  • Anos de experiência profissional relevante. É valorizada a experiência profissional na área de estão de serviços e unidades de saúde, administração hospitalar, coordenação de equipas em serviços de saúde.

Produção científica - 10%

  • Número e qualidade das publicações científicas; são valorizadas publicações relevantes para as áreas cientificas do curso. Trabalhos relevantes, projetos, experiências e outros trabalhos efetuados nas áreas cientificas do curso que não tenham resultado em artigos 

2000€ Estudantes nacionais + 2€ (seguro escolar)

Núcleo de Ensino Pós-Graduado Cursos de Educação Continua

e-mail: [email protected]

Tel.: 220426975

Mais informações

Contacte-nos para podermos responder às suas dúvidas e partilhar mais informações.