
Competências Não-Técnicas em Anestesiologia

Competências Não-Técnicas em Anestesiologia
Responsável
Segundo os relatórios do Institute of Medicine (IOM), o erro humano é um fator de risco para a ocorrência de eventos adversos, sendo necessária uma abordagem científica na compreensão e gestão dos erros humanos e do seu impacto nos cuidados em saúde. Nas últimas décadas, uma investigação mais detalhada das falhas em saúde revelou que as deficiências nas competências não técnicas desempenham um papel fundamental na maioria dos incidentes adversos. Este curso permitirá aos profissionais de saúde reconhecer comportamentos e ações de competências não técnicas, em si e nos outros.
As competências não técnicas são fundamentais para uma prática segura da anestesiologia. Neste curso os estudantes serão capazes de identificar as competências não técnicas específicas utilizando a estrutura “ANTS”. Compreender a utilidade da ferramenta para analisar aspetos de desempenho na sua prática clínica diária.
Licenciatura e/ou Mestrado Integrado em Medicina.
Médicos Internos na especialidade de Anestesiologia.
Bons conhecimentos de inglês.
Compreender conceitos básicos sobre a cultura de segurança do doente Reconhecer a importância das competências não-técnicas na gestão de eventos críticos no peri-operatório Potenciar a consciência situacional, estando atento ao ambiente circundante e elementos-chave (doente, equipa, tempos de atuação, monitorização, equipamento, entre outros), compreendendo e antecipando potenciais situações críticas Promover o trabalho de equipa gerindo recursos e organizando tarefas por objetivos e prioridades. Utilizar estratégias de comunicação efetiva, resolvendo conflitos comunicacionais. Usar toda a informação disponível para uma tomada de decisão adequada e objetiva. Compreender a importância do debriefing como meio para reflexão dos eventos ocorridos, usando como estratégia para melhorar a atuação futura.
A metodologia de ensino/aprendizagem é constituída por sessões teórico-práticas presenciais, divididas em breves apresentações teóricas, dinâmicas de grupo, cenários de simulação e discussões reflexivas sobre a performance de atuação.
A avaliação terá duas componentes:
- Trabalho escrito - reflexão crítica sobre a aplicação prática dos conceitos e estratégias abordados (50%).
- Trabalho prático - avaliação crítica de cenário clínico (50%).
Presencial (P)
Competências Não-Técnicas em Anestesiologia - Módulo I (1 Créditos ECTS)
Em caso de empate será colocado o candidato com melhor classificação na prova de seriação de entrada na especialidade
-
Joana Irene de Barros Mourão
Responsável
Condições específicas de ingresso
Licenciatura e/ou mestrado Integrado em Medicina;
Critérios de seleção e seriação
- Licenciatura e/ou mestrado Integrado em Medicina;
- Médicos Internos na especialidade de Anestesiologia;
- Bons conhecimentos de Inglês (bibliografia em inglês).
70€ Público em geral + 2€ (seguro escolar)
Núcleo de Ensino Pós-Graduado Telf: (+351) 220 426 976 E: [email protected]
Para questões adicionais sff contactar: [email protected]
Mais informações
Contacte-nos para podermos responder às suas dúvidas e partilhar mais informações.