U.Porto

Inteligência Artificial para Criativos: A Integração de IA no Design Contemporâneo

Comunidade U.Porto
Estudantes U.Porto
Público em Geral
Maria Clara Vieira Barbosa Rodrigues (Formador)
FBAUP - Faculdade de Belas Artes
Presencial |
Português
Em breve
2 ECTS

Inteligência Artificial para Criativos: A Integração de IA no Design Contemporâneo

Em breve
2 ECTS
Comunidade U.Porto
Estudantes U.Porto
Público em Geral
Maria Clara Vieira Barbosa Rodrigues
Formador
FBAUP - Faculdade de Belas Artes
Presencial
Português

Duração

18 hora(s)

Vagas

12 (mínimo de 10)

Critérios de Seleção e Seriação

Consulte os critérios de seleção e seriação

Duração

18 hora(s)

Vagas

12 (mínimo de 10)

Critérios de Seleção e Seriação

Consulte os critérios de seleção e seriação

Esta Unidade de Formação Contínua oferece uma visão abrangente sobre o impacto e a aplicação da IA, especialmente no design. Inicialmente, a formação apresenta uma introdução à IA, explorando a sua história, as diferentes definições e os elementos fundamentais dessa tecnologia, além de examinar o estado da arte e exemplos práticos em projetos de design que utilizam IA. A ética e a responsabilidade são temas centrais, com foco em como desenvolver IA de forma ética e inclusiva, considerando questões sociais e regulatórias. Na formação também se analisam ferramentas de IA úteis para designers, abordando o uso de IA no design de UX, a criação de prompts e o desenvolvimento de soluções criativas. Por fim, discute o futuro da IA no design, abordando seu impacto nas indústrias e promovendo um debate sobre as oportunidades e desafios que surgem com a integração da IA no campo do design. A formação culmina no desenvolvimento de um blueprint, em que os participantes aplicarão os conceitos aprendidos para criar soluções inovadoras e sustentáveis.

- Capacitar os Alunos com Conhecimentos em IA: Proporcionar aos alunos uma compreensão sólida dos princípios básicos, técnicas e aplicações da Inteligência Artificial no contexto do design.

- Desenvolver Competências Práticas em IA: Equipar os alunos com as habilidades técnicas necessárias para integrar a Inteligência Artificial nos seus projetos, utilizando ferramentas e técnicas específicas da IA.

- Promover a Inovação e Criatividade: Estimular a criatividade e a inovação dos alunos ao aplicar a Inteligência Artificial em soluções de design, incentivando o pensamento criativo e a experimentação.

- Fomentar uma Abordagem Ética e Responsável: Sensibilizar os alunos para as questões éticas e sociais relacionadas à IA, e capacitá-los a desenvolver projetos de forma ética, sustentável e socialmente responsável.

- Preparar para as Necessidades do Mercado: Capacitar os alunos para responderem às necessidades do mercado de design.

- Promover a Colaboração: Estimular a colaboração e a interação entre diferentes áreas do conhecimento, incentivando os alunos a trabalharem em projetos multidisciplinares.

- Desenvolver uma Visão de Futuro: Preparar os alunos para as tendências emergentes da IA no design, capacitando-os com pensamento crítico e criativo para se adaptarem às mudanças tecnológicas e às oportunidades de inovação futuras


Cidadãos portugueses ou de outras nacionalidades a residir em Portugal, com capacidade para frequentar o ensino superior (12.º ano ou equivalente):
– estudantes e graduados de Design;
– estudantes de todos os ciclos de estudo e graduados com diferentes bases de formação;
– público em geral, com interesse pelo tema, com frequência universitária;
– no caso de haver vagas sobrantes, aceitam-se candidaturas de interessados com o 12.º ano.


  1. Compreensão sólida da Inteligência Artificial: Capacidade de compreender os princípios básicos, técnicas e aplicações da IA no contexto do design.

  2. Capacidades práticas em IA: Competência para integrar ferramentas e técnicas específicas de IA em projetos de design, incluindo a criação de soluções criativas e inovadoras.

  3. Inovação e pensamento criativo: Capacidade para aplicar IA de forma criativa e experimental, desenvolvendo soluções originais em design.

  4. Consciência ética e responsabilidade social: Capacidade de identificar e considerar questões éticas, sociais e regulatórias relacionadas à IA, desenvolvendo projetos de forma ética, sustentável e inclusiva.

  5. Preparação para o mercado: Competência para atender às demandas do mercado de design, utilizando IA como uma ferramenta estratégica.

  6. Trabalho colaborativo: Habilidade para colaborar em projetos multidisciplinares, interagindo com profissionais de diferentes áreas de conhecimento.

  7. Visão de futuro e adaptabilidade: Capacidade de analisar tendências emergentes em IA no design e de se adaptar a mudanças tecnológicas, mantendo pensamento crítico e criatividade para explorar novas oportunidades de inovação.


Introdução à Inteligência Artificial (IA)
Breve história da IA
IA Contemporânea
Definição / Definições de IA
Elementos da IA
Estado da Arte
Casos de estudo de projetos de design que utilizam IA

Ética e Responsabilidade na IA
Ética aplicada à IA
Como desenvolver IA de uma forma ética e sustentável?
Questões éticas e sociais relacionadas com a IA e o design
A inclusividade de grupos de utilizadores vulneráveis: as crianças, os jovens e a IA
Valores, normas, guias orientadores e regulamentos da IA
“Fast AI” (Big Tech) e “Slow AI”
Casos de estudo de projetos de design que abordam a ética da IA

Ferramentas de IA para Design e para Designers/ Criativos
Design Thinking e IA
IA como assistente de UX
Ferramentas de IA para designers
Como usar as ferramentas de IA no dia-a-dia
Criação de prompts para o processo de design, branding e comunicação

Futuro da IA no Design
O papel do design e do designer no futuro da IA
O impacto da IA na indústria do design, verticais e áreas de nicho relacionadas
Discussão aberta e brainstorming sobre o futuro da IA e o futuro do design

Desenvolvimento de Blueprint
Definição do tema, requisitos e objetivos do projeto
Criação de um blueprint em grupo que integre os princípios abordados
Apresentação e debate sobre os blueprints


A apresentação de exemplos oferece contexto e ferramentas teóricas, a proposta de exercícios oferece a oportunidade para a aplicação pontual de conhecimentos assimilados e o desenvolvimento de um projecto individual resulta no processamento crítico da informação recebida e na aplicação criativa e selectiva da mesma num contexto de interesse pessoal, ao mesmo tempo que:

- Introduz os participantes ao mundo da Inteligência Artificial, criando bases para a sua aplicação ao longo da formação e preparando-os para o mercado de trabalho atual e futuro.

- Assegura que os participantes desenvolvam projetos de design com Inteligência Artificial de forma ética e responsável, considerando as implicações de risco e de impacto social da tecnologia.

- Oferece aos participantes as ferramentas práticas necessárias para integrar a Inteligência Artificial nos seus processos e projetos de design de forma eficiente e inovadora.

- Prepara os participantes para as tendências das tecnologias emergentes no design, garantindo que estejam atualizados, capacitados e preparados para a inovação tecnológica.

- Permite aos participantes aplicar os conhecimentos teóricos em projetos práticos, incentivando a colaboração e a aplicação dos conceitos e conhecimentos adquiridos e dá-lhes as competências necessárias para integrarem a IA nos seus projetos de design, tornando-os mais inovadores e adaptados às necessidades atuais do mercado.


A avaliação será contínua contando, no final da formação, com uma avaliação geral dos trabalhos apresentados, de forma a classificar o conjunto de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da formação e a evolução do discente, sustentada nos seguintes parâmetros:
– Assiduidade (15%): através dos registos de presença, sendo obrigatório assistir a pelo menos 75% das horas de contacto;
– Participação/ motivação (35%): a que corresponde empenho, iniciativa, pertinência das intervenções, aplicação correta dos conhecimentos adquiridos;
– Projeto (50%).

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

A não aprovação dos formandos pode resultar de:
– Assiduidade inferior a 75% do número de horas de contacto;
– A não apresentação do trabalho individual/ portefólio no final de cada módulo;
– Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.
A responsabilidade pelo registo da assiduidade é do(a) formando(a).


Presencial (P)

de 30 de janeiro a 27 de março 2025, 19h00 - 21h00


Aos  participantes que concluírem a UFC com aproveitamento e assiduidade será emitido:
– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.


NECESSIDADES A COLMATAR PELOS PARTICIPANTES:
Cada participante deve ter o seu próprio equipamento electrónico (dispositivos: computador/smartphone/tablet).

    Responsável

  • Placeholder Staff Image
    Joaquim Antero Magalhães Ferreira
    Antero Ferreira (1963) começou a trabalhar em 1983 e fundou o arquivo-estúdio de design AFD, sediado no Porto, em 1991. A sua atividade centra-se no fortalecimento de marcas, produtos e serviços locais e portugueses, criando valor para toda a comunidade do Design. As pessoas estão no centro da sua atividade e do seu projeto; humanas em primeiro, último e sempre. O seu objetivo é proporcionar condições de investigação, com paixão, rigor e inovação. Quase quatro décadas depois, é um dos mais experientes designers gráficos em Portugal.

  • Formador

  • Placeholder Staff Image
    Maria Clara Vieira Barbosa Rodrigues
    Designer investigadora, ativista e empreendedora. Licenciada em Design de Comunicação e mestre em Design da Imagem na FBAUP, experiência internacional em Design de Interação na Willem de Kooning Academy, da Universidade de Ciências Aplicadas de Roterdão, Países Baixos. Participou em programas de inovação: Startup Chile, UPTEC, Porto Business School e Academy for Women Entrepreneurs (AWE). É investigadora do ID+ na área da inteligência artificial (IA). É fundadora do estúdio de design e inovação Claan e do projeto DESIGNEDIN, com experiência em UX Design e tecnologia e em metodologias de design: design thinking, service design e metodologias participativas. Mentora na NEW INC, incubadora de arte, design e tecnologia do Museu de Arte Contemporânea de Nova Iorque. Colunista do jornal PÚBLICO em literacia digital e parentalidade tecnológica. Voluntária e fundadora do capítulo português da associação internacional sem fins-lucrativos Designing for Children’s Rights (D4CR). Participação em conferências e workshops internacionais em design de interação e IA e colaboração em comunidades de prática e grupos de trabalho internacional na área da literacia digital, IA e direitos humanos.

PRÉ-REQUISITOS:

 - Conhecimentos de Inglês B1

 

1.º)        Estudantes de Design inscritos em IES no ano letivo de realização do curso (comprovativo de matrícula da IES)

2.º)        Graduados de Design

3.º)        Todos os estudantes com diferentes bases de formação (comprovativo de matrícula da IES)

4.º)        Graduados com diferentes bases de formação que necessitem de novas ferramentas ao nível profissional

5.º)        Caso haja vagas remanescentes serão destinadas a candidatos com o 12º ano ou frequência universitária com interesse pelo tema

Critérios de desempate:

Carta de motivação, CV

108€ Estudantes, Docnetes, Funcionários FBA/ UP

117€ ALUMNI FBA/ ESBAP + 2€ (seguro escolar)

130€ Público em Geral + 2€ (seguro escolar)

Gabinete de Formação Contínua [Pavilhão Central – Gabinete PC103]

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto, Portugal
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Horário de Atendimento

10.30 – 12.30 | 15.00 – 19.00
Nota: o atendimento presencial pode estar sujeito a marcação prévia.
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Telefone: 22 519 24 16
E-mail: [email protected]

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