
A Figura Humana na Pintura Contemporânea

A Figura Humana na Pintura Contemporânea
Formador
Este curso explora a representação contemporânea do corpo humano na pintura, abordando aspectos teóricos e práticos para uma compreensão aprofundada das linguagens artísticas. A proposta é incentivar a experimentação e a descoberta de formas inovadoras de representar a figura humana. Com foco em técnicas variadas e criatividade, o curso proporciona uma experiência prática e reflexiva que amplia o repertório do artista na representação do corpo humano.
Pretende-se que os participantes desenvolvam uma base teórica sólida, competências práticas nas principais técnicas de pintura contemporânea e a capacidade de criar obras autorais que expressem a sua visão singular sobre a figura humana.
No final da formação, os participantes serão capazes de:
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Compreender a Representação Contemporânea do Corpo Humano
- Reconhecer as principais características da pintura contemporânea voltada à figura humana, bem como identificar autores e obras de referência.
- Aplicar conhecimentos teóricos e práticos sobre composição, cor e expressão na criação de obras de arte.
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Experimentar Diferentes Linguagens da Pintura
- Explorar técnicas de pintura com acrílico e óleo, desenvolvendo novas formas de representar e interpretar visualmente o corpo humano.
- Utilizar de maneira criativa a composição, organizando formas, cores e movimentos na elaboração de obras.
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Manipular a Cor para Transformar a Representação Clássica
- Trabalhar contrastes e harmonias cromáticas para criar interpretações visuais inovadoras e expressivas da figura humana.
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Expressar Ritmos Pictóricos Variados
- Dominar diferentes abordagens expressivas, utilizando texturas, transparências e opacidades para valorizar a expressividade tanto dos materiais quanto das figuras representadas.
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Desenvolver um Olhar Crítico e Criativo
- Ampliar sua percepção artística, experimentando modos distintos de ver e interagir com a figura humana na pintura contemporânea.
Cidadãos portugueses ou de outras nacionalidades a residir em Portugal, com capacidade para frequentar o ensino superior (12.º ano ou equivalente):
– Estudantes de Artes;
– candidatos que desejem ampliar a sua experiência curricular e aprofundar conhecimentos a nível de determinadas tecnologias enquadradas no processo pictórico da pintura(com treino formal a pintura, mediante apresentação de certificação).
Esta formação pretende proporcionar aos participantes diferentes abordagens contemporâneas da representação da Figura Humana no contexto da pintura, no que diz respeito à composição, cor e expressão. O formando deverá adquirir competências críticas e técnicas para representar a figura humana num contexto de experimentação pictórica, reconhecendo e aplicando técnicas e procedimentos.
Cada conteúdo programático conta com: 1) a realização de uma pequena abordagem teórica da matéria, principais características e autores de referência; 2) demonstração prática através de alguns exercícios estruturais para a compreensão de cada conteúdo; 3) realização de exercícios práticos de experimentação das linguagens da pintura que fomente modos de ver e interagir distintos de linguagem na representação da figura humana.
- – Representação Contemporânea do Corpo Humano na Pintura
Exercícios práticos de representação e interpretação visual do corpo humano tendo como pontos principais de estudo a composição, a cor e expressão e usando a manipulação das tecnologias acrílico e óleo com o objetivo de experimentação das várias linguagens da pintura.
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- – Composição
Diferentes formas de organizar as formas humanas, as cores e movimentos numa obra de arte, apresentando exemplos mais recorrentes na pintura de figura humana realizada nas últimas décadas
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- – Cor
Utilização de contraste claro/escuro, cores quentes/frias, cores complementares como ponto de partida para a criação de pinturas que alteram a forma clássica de olhar o corpo humano.
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- - Expressão
Diferentes ritmos de expressão pictóricos – expressivas e/ou contidas criando superfícies lisas e/ou texturadas, transparentes e/ou opacas, valorizando a condição expressiva dos materiais, mas também da natureza expressiva das figuras representadas.
Tratando-se de uma formação teórico-prática, cada temática, exigirá a apresentação de: 1) breve introdução teórica, contextualizando a sua história, principais características e autores de referência; 2) a demonstração prática dos conteúdos; 3) realização de exercícios práticos que possibilitem experimentação e aplicabilidade, em contexto de atelier, dos conteúdos tratados4) discussão individual e em grupo dos desenvolvimentos e resultados práticos.
Devido ao próprio carácter desta formação, será feito um acompanhamento individual e especializado a cada participante, de forma a ajudar no esclarecimento de eventuais dúvidas/dificuldades no decorrer da aprendizagem técnica e salientando, de modo construtivo, as especificidades e motivações do formando.
A avaliação será contínua contando, no final da formação, com uma avaliação geral dos trabalhos apresentados em portefólio, de forma a classificar o conjunto de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da formação e a evolução do discente, sustentada nos seguintes parâmetros:
- Assiduidade (15%): através dos registos de presença, sendo obrigatório assistir a pelo menos 75% das horas de contacto;
- Participação/ motivação (35%): através da observação direta no decurso das sessões da verificação da aplicação correta dos conhecimentos adquiridos;
- Portefólio (50%), onde se consideram os critérios de cultura visual, sentido crítico e qualidades plásticas: domínio técnico, uso correto dos materiais, expressão, unidade plástica, criatividade.
A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).
A não aprovação dos formandos pode resultar de:
– Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
– A não apresentação do trabalho individual;
– Um valor médio de desempenho inferior a 50%.
Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.
A responsabilidade pelo registo da assiduidade é do(a) formando(a).
Presencial (P)
de 28 de fevereiro a 30 de maio de 2025, 19h00 - 22h00
Aos participantes que concluírem a formação com assiduidade e aproveitamento será emitido:
– um certificado de formação contínua com classificação quantitativa e créditos.
NECESSIDADES A COLMATAR PELOS PARTICIPANTES
– Materiais riscadores, lápis de cor ou pasteis secos, caderno de folhas A2 de papel de cenário e/ou cavalinho, uma revista com fotografias de moda (Vogue, Máxima, Elle…) e 3 folhas A3 de papel vegetal para arquitetura.
Os restantes materiais serão apresentados semanalmente, de acordo com o projeto que cada participante decidir desenvolver.
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Domingos Fernando da Silva LoureiroProfessor Auxiliar da Secção de Pintura do Departamento de Artes Plásticas da Universidade do Porto. Coordenador da Secção da Pintura. Artista Plástico. Investigador integrado do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, com interesse especial em pintura e paisagem contemporâneas. Interesse nos modelos de ensino direcionados a projetos individuais relacionados com a Identidade Autoral Artística.
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Cristina Maria Troufa Moreira Curriculum VitaeCristina Troufa nasceu no Porto em 1974. Em 1998 conclui a Licenciatura em Artes Plásticas, Pintura pela FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e em 2012 conclui o Mestrado em Pintura, também pela FBAUP. Desde 1995 que participa em exposições coletivas e individuais, em galerias de arte e espaços culturais em Portugal, França, Espanha, Itália, Austrália, Canadá, Dinamarca, Taiwan, Inglaterra e EUA. Em 2014 e 2016 foi artista convidada na “Bienal de Arte Contemporânea de Salerno“, Itália. Em 2015 foi membro de júri no concurso “PortugArt” (D-Contemporary, Londres), na seleção de artistas portugueses para exposição coletiva que teve lugar em 2016 na mesma cidade e na qual foi artista convidada. O seu trabalho vem referenciado, entre outras publicações, no “Art Revolution Taipei 2015” (2015), no “The New Collectors Books” (2014), no “Empty Kingdom Top 100 Artists of 2013” (2014) e n’„O Livro de Ouro da Arte em Portugal“ (2006). O seu trabalho está representado, entre inúmeras coleções particulares em Portugal e no estrangeiro, nas seguintes coleções: Liberty Seguros, Museu Municipal de Espinho, FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, FADEUP – Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.
Responsável
Formador
Condições específicas de ingresso
- 12.º ano ou equivalente; - Formação certificada em Pintura
Critérios de seleção e seriação
1.º – estudantes de Artes;
2.º - candidatos com grau académico de nível superior das áreas das Artes e Design;
3.º - candidatos com grau académico de nível superior de outras áreas;
4.º - candidatos com frequência universitária comprovada;
5.º - candidatos com o 12.º ano ou equivalente.
300€ Estudantes, Docentes, Funcionários FBA/ UP
350€ Alumni FBA | ESBAP + 2€ (seguro escolar)
400€ Público em geral + 2€ (seguro escolar)
Gabinete de Formação Contínua [Pavilhão Central – Gabinete PC103]
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto, Portugal
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Horário de Atendimento
10.30 – 12.30 | 15.00 – 19.00
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Telefone: 22 519 24 16
E-mail: [email protected]
Mais informações
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